sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Deposição de resíduos na pedreira

A Câmara Municipal das Lajes dispõe de um espaço na pedreira onde os munícipes podem colocar material verde e entulho proveniente de construções. Contudo tem-se vindo a verificar que o espaço tem sido utilizado indiscriminadamente para colocação de todo o tipo de resíduos, o que origina que aquele espaço mais pareça uma lixeira, situação para a qual já fomos alertados pelas entidades competentes.

Solicita-se a todos os munícipes lajenses que tenham em atenção que aquele espaço apenas deverá ser utilizado para material verde e entulho. Todos os restantes tipos de resíduos (electrodomésticos velhos, madeiras, plásticos, etc.) devem ser entregues no Centro de Resíduos; essa entrega não acarreta nenhuma despesa para os munícipes, pois as despesas são asseguradas pela Câmara Municipal.

O Município das Lajes conta com a colaboração de todos no sentido de manter aquele espaço da pedreira o mais limpo possível e não se verifiquem situações como a da foto acima.

Com a sua ajuda, podemos transformar as Lajes num concelho mais limpo e amigo do ambiente. Recordamos que a Câmara Municipal recolhe mensalmente este tipo de resíduos, e se houver necessidade de o fazer extraordinariamente (por exemplo se houver uma grande quantidade para recolha) tal será realizado desde que contate os serviços da autarquia.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Não há tafulho. Há quem diga, que só com uma vara pelas orelhas abaixo se acaba com gente porca. Não concordo. Multas pelas costas abaixo, daquelas que derreiam e que se não forem pagas as finanças tratam de penhorar, sim.
E num concelho com menos de 2000 pessoas, ninguém me diga que não se sabe quem é que vai lá por esterco. Toda a gente sabe da vida de toda a gente e ninguém sabe quem é que faz isto?

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 09:40:00.Todaa gente sabe quem vai lá por resíduos que não devia por. E háorganismos públicos que o fazem. já v pessoalmente a viatura da Junta de Freguesia das Lajes a por lá colçhões, camas velhas, etc. E tenho na minha posse fotografias da placa de obra das ultimas obras feitas no porto das Lajes, da APTO portanto. Também já restos de madeiras de instalações conhecidas, mas a madeira é bio-degradável, embora as tintas não o sejam ... Também não posso aceitar que um indivíduo que temum pequeno negócio que utiliza computadores, termine o negócio e vá lá por os computadores, impressoras, fax, etc. Literalmente: são uns porcalhões.

Quanto aos resíduos verdes, o Centro de Processamento também os recebe, nao sei porque é que a camara permite que vão sendo alí depositados. Para não escaldar, e ira garantindo mais uns votozinhosm com certeza.

Anónimo disse...

O espaço é destinado a resíduos de construção e demolição. A Exma Camara devia informar o que são este tipo de resíduos, para não irem lá parar coisas indevidas.
Como toda a gente sabe fazem-se por aí obras e demolições. Essa atividade gera um certo tipo de resíduos, que tem de se lhe dar destino. As Flores não tem nenhuma empresa licenciada para os receber e reciclar, como se faz nas ilhas maiores, tendo a Camara, e muito bem, destinado este espaço para isso, combatendo a dispersão pelas canadas, caminhos, ribeiras e rocha abaixo. A pedra pode ser reaproveitada, os entulhos podem ser moídos e usados na pavimentação de caminhos, evitando-se a extração de bagacinas, o ferro pode ser encaminhado para fundições e ser reciclado e as madeiras usadas para obtenção de energia ou, como já se faz na Terceira, para o fabrico de pellets para as lareiras.
Como é que vão por lá computadores velhos? E não se sabe quem é que lá os põe? Vão mas é brincar com a coisinha para areia! Como é que vão lá parar colchões e camas velhas? E não se conhece o transportador? Vão mas é caçar gambuzinos. As pessoas já tem dentes. Ninguém fiscaliza e ninguém pega num papel, faz a denuncia, e assina por baixo?
Os chamados verdes - podas, relva, troncos, não são resíduos de construção e demolição. O destino tem de ser outro. Cabe ao Centro de Processamento estudar o destino. O ideal seria a compostagem, como os nossos antepassados sempre fizeram, com a produção de fertilizante.

Anónimo disse...

no tempo do senhor João Lourenço as lajes andava limpa que até dava gosto.

Anónimo disse...

Enganas-te. Há um operador licenciado para receção de RCD's nas Flores. Só que é preciso pagar.

Anónimo disse...

Então se há um operador não se justifica existir isto.
Multas pra cima.

Anónimo disse...

então o primeiro a ser multado será a camara.

Anónimo disse...

Já se esqueceram dos contentores do lixo fechados á chave!? Memoria curta...

Anónimo disse...

A Cãmara das Lajes tem um regime próprio de isenção de multas!Está escrito no regulamento camarário, além o presidente da Assembleia não deixa.

Anónimo disse...

se tem então não pode passar multas a ninguém.

Anónimo disse...

O melhor é fecharem a camara das Lages assim acabam-se os problemas. O Relvas quase resolvia este problema.