sábado, 16 de julho de 2016

Lajes das Flores recebe grande número de pessoas para a Festa do Emigrante

Luís Maciel, presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores, destaca que o Verão é a altura do ano em que o concelho das Lajes e a ilha das Flores recebem um afluxo muito grande de pessoas, sendo que grande parte permanece para além do período da Festa do Emigrante.

Qual a importância da Festa do Emigrante para o concelho de Lajes das Flores?

A Festa do Emigrante é uma das mais antigas festas municipais dos Açores, e a maior festividade do concelho das Lajes, constituindo assim o seu principal cartão de visita e uma das melhores formas de divulgarmos a nossa cultura, a nossa gastronomia, e o bem receber das nossas gentes, durante quatro dias de festival de artes, música, dança e desporto.

Quais as expectativas em termos da presença de emigrantes florentinos?

É difícil prever com rigor o número de pessoas que se deslocam especificamente para a Festa do Emigrante. Esta é uma altura do ano em que o concelho das Lajes e a ilha das Flores recebem um afluxo muito grande de pessoas, sendo que grande parte permanece para além do período da Festa do Emigrante. Este ano, e graças ao empenho do Governo Regional, teremos o navio de passageiros mais tempo, desde o primeiro ao último dia da Festa do Emigrante, pelo que esperamos que mais pessoas venham à edição deste ano da Festa do Emigrante.

Estão preparadas surpresas para a Festa do Emigrante 2016?

Temos um programa bastante rico e diversificado. Procuramos privilegiar a divulgação e promoção da nossa cultura, nomeadamente os nossos grupos folclóricos, filarmónica, marchas e concertos de grupos locais. Teremos também concertos mais direcionados para a juventude, como os Cais Sodré Funk Connection e os OqueStrada, e vamos ter várias exposições patentes no período da festa, nomeadamente de pintura e fotografia de autores do concelho das Lajes. Vamos ter ainda este ano pela primeira vez uma regata regional de botes baleeiros inserida no programa da Festa do Emigrante.

De que forma o concelho anualmente se prepara para acolher os emigrantes que regressam nesta ocasião?

Sendo a festa de homenagem aos nossos emigrantes, neste período em que normalmente nos visitam, procuramos sempre incluir na Festa do Emigrante a promoção e divulgação das nossas tradições, algo muito valorizado pelos nossos emigrantes. Neste sentido vamos ter também este ano um bodo de leite no Jardim Municipal em frente aos Paços do Concelho.

Ao longo dos anos como tem evoluído esta Festa do Emigrante?

Nós procuramos sempre ir inovando em cada nova edição da Festa do Emigrante, sem perder a matriz que a caracteriza, e que tem a ver precisamente com a divulgação da nossa cultura e das nossas tradições. No ano passado introduzimos pela primeira vez a condecoração com insígnias honoríficas de personalidades de relevo na história do concelho das Lajes, numa sessão solene no feriado municipal. Este ano pela primeira vez haverá a regata regional de botes baleeiros promovida pelo Clube Naval de Lajes das Flores e pela Direção Regional da Cultura.

Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

e obras para dar emprego!!!

Anónimo disse...

nada...nada...

Anónimo disse...

acabou-se a farra e agora vamos às contas que dava para fazer várias obras dando algum emprego, estou inquieto para chegar às eleições para ver isto dar uma volta para melhor com outros partidos.

Anónimo disse...

Vais ver, vais... Vais contentar-te mas é com os mesmos e com as suas obras,porque no próximo mandato a Câmara já tem dinheiro para fazer obras,porque já pagou as dívidas deixadas pela anterior.
Querias que viessem outros malucos endividar de novo a Câmara,fazendo obras por administração directa para pagarem. Era o vira o disco e toca o mesmo. Quer nas câmaras quer no Governo Regional PS está para durar.Habituem-se.

Anónimo disse...

Eu não tenho tanta certeza com anuncia o anónimo das 22.55, parece-me que lhe vai sair o tiro pela culatra.

Anónimo disse...

Ah ah ah dividas não deve haver depois de venderem tantas maquinas e outros bens ate se foi passear para o Brasil e não só e levarão pessoas que não fizeram nada por esta ilha

Anónimo disse...

é verdade para o brasil gastar sacas de dinheiro e fazer propaganda do nosso concelho que nem um hotel tem, nem uma marina em condições, nem um porto para receber cruzeiros como em são miguel em condições, é só gastar sacas de dinheiro em forró e nem se faz obras para gerar emprego. está na hora de dar uma grande volta a isto visto que tudo da mesma cor não dá certo.

Anónimo disse...

Seja quem for que venha, é bom, desde que não seja o João Lourenço e o seu séquito de sugas.

Anónimo disse...

O PSD terá que se mexer e encontrar uma alternativa capaz, a João Lourenço. Hoje em dia João Lourenço só descredibiliza o PSD. E o PSD não pode ser muito descredibilizado, sob o risco de desaparecer das Flores como desapareceu do Corvo.

Anónimo disse...

não sei porque falar tanto no João que tanto fez e deu nesta ilha nos anos em que esteve la para agora aos poucos ir desaparecer para os bolsos de alguns...

Anónimo disse...

Para os bolsos de alguns? Pagou ao castanheira mais de meio milhão de euros de ob ras que não estavam executadas na piscina. Gostava de saber como foi o acordo entre eles .... Não venham com histórias que eu sou um velho ... Já v muita bandalheira ...

Anónimo disse...

Pelo menos maquinas comprou e não vendeu e muitas obras foram feitas nos anos que la esteve o dah dah....

Anónimo disse...

Pois pois. Fez obras e não as pagou, e fez também obras que não ppertencem ao património da camara. Dah dah, tu também mamaste bem enqaunto ele lá esteve- dava para tudo ...

Anónimo disse...

anónimo das 19.09 também mamaste bastante enquanto ele lá esteve e agora viraste a casaca ao João, e viraste para este te dá mais.

Anónimo disse...

Caro das 10:56, quero dizer-te uma coisa:

Eu não mamei com o João nem mamo com este. nunca tive tachos, nunca recebi favores, nem sequer uma carradinha de areia ou uma hora de trator da camara nas minhas terras nem nas minhas obras. Nada. Mas tenho a lingua comprida e posso falar porque eu e a minha familia vivemos do meu trabalho, não tenho que dizer amen seja a quem for, a ninguém.

Anónimo disse...

Só se vê o problemas do concelho é na câmara abram os olhos a casos piores que câmara que está co o cu para o ar