sábado, 23 de julho de 2016

Região com menos progresso social

Açores são a região de Portugal com menos progresso social, ocupando o 239º lugar entre 272 regiões europeias.

Porque o PIB não chega para melhorar a vida das pessoas, a Comissão Europeia acaba de lançar uma nova forma de comparar o progresso social nas 272 regiões europeias. O índice de progresso social foi publicado no semanário «Expresso», onde se fica a saber que, nesta nova abordagem ao desenvolvimento regional, a região metropolitana de Lisboa surge em 173º (a região portuguesa melhor posicionada) e os Açores na cauda com a posição 239.

Em vez dos habituais indicadores económicos como o PIB e o emprego, este índice de progresso social considera cinquenta indicadores alternativos que importam à vida das pessoas, desde ter saúde e poder aquecer convenientemente a casa, até prosseguir os estudos e ter liberdade para escolher o que fazer na vida.

O índice de progresso social não faz a conta à riqueza de cada região no final do ano, como é o caso do PIB, tendo como objectivo saber se a região consegue satisfazer as necessidades básicas da população, se garante o crescente bem-estar de todos e se cria as condições para que cada pessoa possa atingir o seu potencial.

Nos vários tópicos analisados em cada região, estão temas como nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, alojamento, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, sustentabilidade do eco-sistema, direitos individuais, liberdades e escolhas individuais, tolerância e inclusão e acesso à educação superior.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

A iliteracia não são fáceis de vencer. Se na escola se diz uma coisa, e atávica ignorância em casa trava, dizendo outra, ir vamos, mas muito devagarinho.

O nosso desafio hoje não é construir escolas nem ter um corpo docente especializado. É acima de tudo quebrar este este ciclo.

Isto não se faz com partidos, com politicas caseiras nojentas, nem com conversa fiada. É com trabalho e colaboração de todos.