sábado, 3 de junho de 2017

Está a decorrer novo censo de garajaus

Até 23 de Junho, as zonas costeiras e rochosas das ilhas açorianas voltam a ser percorridas no âmbito de um censo de garajaus.

O arquipélago dos Açores, região da Europa onde nidificam metade dos garajaus, realiza desde 1989 o censo desta ave protegida. No censo de 2016 estimaram-se cerca de 538 casais reprodutores de garajau-rosado em 23 colónias e 2.442 casais de garajau-comum distribuídos por 105 colónias por todo o arquipélago.

A contagem deste censo visa quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam nos Açores, o garajau-comum (sterna hirundo) e o garajau-rosado (sterna dougali), apelando-se às populações, em especial aos utilizadores das zonas costeiras, para evitarem perturbar os garajaus durante a época de acasalamento e reprodução, junto a falésias, arribas e ilhéus, onde habitualmente esta espécie protegida nidifica.

A contagem de ninhos e de posturas é realizada pelos técnicos dos Parques Naturais de Ilha e da Direção Regional dos Assuntos do Mar. No caso de colónias mais inacessíveis, em particular nos ilhéus costeiros, refúgio para aves marinhas, a contagem é feita pelo mar, com recurso a binóculos e telescópio. Para a realização deste censo estão também previstas viagens de barco à volta de todas as ilhas que permitem estimar o número de adultos, espoletando uma buzina que os faz levantar voo.

Há um esforço cada vez maior na contagem da população de garajaus nos Açores. O garajau-rosado é considerada uma das 30 espécies protegidas mais raras da Europa, sendo que a Região detém uma das colónias mais importantes da Europa. No arquipélago, as principais colónias de garajau-rosado (cerca de 80%) concentram-se em três ilhas: Graciosa, Flores e Santa Maria.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: