domingo, 9 de dezembro de 2007

Lagoas... já no ano 2000 o Governo Regional socialista andava a tratar de tudo e estávamos no bom caminho...

«Requalificação das lagoas açorianas [está] no bom caminho: processo em curso não merece [quaisquer] reparos»

O Secretário Regional do Ambiente disse [a 31 de Julho de 2000!!] que os projectos em curso, destinados a combater o processo de eutrofização das bacias hidrográficas dos Açores não mereceram quaisquer críticas por parte da Comissão de Acompanhamento para a Salvaguarda das Lagoas Açorianas ["entidade" na dependência do próprio Secretário Regional do Ambiente].

Falando aos jornalistas [a 31 de Julho de 2000], no final do segundo encontro de trabalho que manteve com todos os representantes daquela Comissão, Ricardo Rodrigues [na época era Secretário Regional do Ambiente do VII Governo Regional dos Açores, sendo actualmente vice-presidente da bancada par(a)lamentar do PS na Assembleia da República] sublinhou que nenhuma proposta alternativa concreta às actuais medidas em execução foi apresentada na reunião, significando haver consenso sobre a conveniência e a eficácia do que está a ser feito nas ilhas.

De acordo com a estratégia delineada, o governante açoriano anunciou que vai agora [não se deve esquecer que estávamos em 2000!!] ser implementado nos Açores o processo de mesoeutrofização, visando reduzir o nível do grau eutrófico das lagoas açorianas, objectivo que espera alcançar nos próximos quatro anos [2000+4=????].

O Secretário Regional do Ambiente referiu, igualmente, que será elaborado o Plano de Ordenamento das Lagoas Classificadas dos Açores [do qual nada se encontra no Google ou no "sítio" do Governo Regional], e que continua em fase de execução, o projecto de retirada de algas superficiais.

Uma estação automática destinada a retirar sedimentos de fósforo das lagoas é outra das medidas a realizar pelo executivo de Carlos César para a requalificação daquele importante património natural.


Fonte: GaCS - Gabinete de apoio à Comunicação Social da Presidência do Governo Regional dos Açores.

No texto acima [em itálico], todo o conteúdo que se encontra entre parentesis rectos, ou seja "[]", é da minha lavra. Aconselha-se ainda a (re)leitura de «Lagoas das Flores [estão] eutrofizadas, resposta do Governo remete para 2015». Realmente, só se pode «confirmar plenamente que a actividade governamental tem-se cingido a algum trabalho burocrático sem qualquer intervenção directa no problema [da eutrofização das lagoas]»...

Sem comentários: