terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (V)

Jornal «As Flores», edição de 24 de Janeiro de 2008
(nº 621, II série, ano XXXVI) : : : : JÁ NAS BANCAS!!! : : : :
Director: Renato Moura
SubDirectora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Um “por mim cai” de irresponsabilidade política
A proposta de Estatuto Político-Administrativo [dos Açores] foi aprovada por unanimidade [na Assembleia Legislativa Regional] em consequência de um grande esforço de consenso parlamentar.
Renato Moura aborda a atitude posterior de Costa Neves ao abrir brechas, considerando-a de politicamente inaceitável e institucionalmente deplorável e lembra que ele não sendo deputado, não foi parte na votação e assim põe em causa os deputados regionais do PSD que a aprovaram por unanimidade e aclamação.

PARA GRANDES ESPERANÇAS, MAIORES ENGANOS: Há que denunciar quem “ofende” o ambiente e a qualidade de vida
Maria José Sousa aborda as lixeiras a céu aberto, considerando que na nossa ilha se continua a ignorar que se trata de um problema grave que a todos afecta.
Chama a atenção não só para as responsabilidades das autoridades, que devem cumprir e fazer cumprir a lei, mas para o dever de cada um zelar e ser activo na denúncia. Conclui lembrando que se cada um fizer a sua parte, podemos ter mais qualidade de vida.


EM MAIO: FESTIVAL DA CANÇÃO INFANTIL
Há 18 crianças [inscritas] para participar no Festival da Canção promovido pelos Escuteiros. Realiza-se no dia 3 de Maio, com letras e músicas inéditas. Haverá de novo orquestra.

Jangada leva ao palco “MENTIRAS COM ELAS”
O Grupo Cénico de Amadores “A Jangada” voltou às peças cómicas e desta feita o trabalho intitula-se “Mentiras com elas”, com um elenco de nove elementos que subiu ao palco no dia 18.

RONDAS PELOS REIS percorreram as noites dos dois concelhos
Recorda-se a origem da tradição que lá se vai mantendo e noticia-se que as Rondas ainda saíram à rua, muito embora sem a pujança e a quantidade de outros tempos.

SOCIEDADE PROPRIETÁRIA DO JORNAL “AS FLORES” PRETENDE ALIENAR A SOCIEDADE IMEDIATAMENTE
A empresa que edita o jornal “AS FLORES” está pronta para ser transferida de propriedade, o mais rapidamente possível, tendo em vista a manutenção do Jornal, considerado como o principal objectivo a salvaguardar.
A gerência da empresa espera, até 28 de Fevereiro, o contacto de empresas ou pessoas que se disponham continuar o projecto.


Escuteiros apresentaram UM PRESÉPIO VIVO

PARTIDO SOCIALISTA REPUDIA ACUSAÇÕES DE COSTA NEVES
A Comissão Permanente do PS reagiu a declarações de Costa Neves, que considerou caluniosas e afirmou que em democracia e liberdade os cidadãos votam em quem querem. E disseram ainda que se Costa Neves não existisse, tinham de ser os adversários a inventá-lo.

PSD apresenta pacote de medidas para combater insegurança
O objectivo é o reforço imediato dos quadros da PSP e tribunais da Região, para devolver a autoridade a quem a deve ter, que, apesar de serem da responsabilidade do Governo da República, há medidas que, segundo o PSD, podem ser tomadas já pelo Governo Regional.

Apela Artur Lima: Governo deve maximizar meios de socorro e evacuações aéreas
O líder parlamentar do CDS-PP defendeu a iluminação para as pistas de aviação dos Açores, numa conferência de imprensa em que apresentou o balanço da actividade parlamentar em 2007, realçando que com um único deputado conseguiu fazer aprovar 7 iniciativas e prometeu continuar sempre a favor dos açorianos.

“Os Minhocas” vai comemorar o 29º aniversário
Será no dia 26, com baile, no dia 27 com Missa pelos falecidos e depois [haverá] tarde desportiva.

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

Analisar bem para distinguir e...

Campanha do Comércio Tradicional deu muitos prémios

“Os Minhocas” aprovou Contas e elegeu Corpos Sociais para 2008

Regozijo do Núcleo Empresarial pela contratação de embarcação

“O Girassol” festejou 30 anos

Onda de crimes

Direcção do Aeroporto em edifício próprio

Em São Miguel: Amigos da ilha das Flores celebraram o Natal

ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Renovação da frota da SATA - por Manuel Inácio

Assim vai o meu País, socorro senhor Presidente - por Lino F. Fraga

Mensagem de Natal... e de Ano Novo - por Carlos Oliveira

Há méritos ignorados - por Frank Gomes Vieira

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

O Cantinho da Saúde: As festividades de Dezembro... os excessos de todo o Ano!! - pela enfermeira Ana Gil

Espaço Saúde: Actividade física e produtividade nas empresas - pelo Dr. Rui Moura

Re-Pensando: Contribuir para o Desenvolvimento - por filho de Roque de Freitas Moura

Tal Qual: Abertura à Crítica - por Renato Moura

9 comentários:

Anónimo disse...

Parece que já há um comprador para a empresa do Jornal "AS FLORES":
O New York Times pretende criar uma sucursal na Europa e vai ser o Jornal "AS FLORES"

Anónimo disse...

Pois. Parece que sim. O negócio ainda não está fechado porque o actual director e proprietário prtende ficar com uma "Golden Share" na empresa, com poderes semelhantes ao da GS do estado na PT.

Anónimo disse...

Mas como pode acabar??? Assim como é que o Renato Moura vai poder dizer as suas tolicadas/mentiradas...

Nelson Fraga disse...

olá a tod@s!!

1) nas suas várias vertentes e meios (a rádio, a televisão, a imprensa [e também a internet que pode agregar um pouco de todas as anteriores]) a comunicação social é um dos pilares-base dum Estado Democrático e de Direito, numa Sociedade em que impera a liberdade individual e na qual a opinião (assumida) é absolutamente livre;

2) o jornal «As Flores» é um projecto editorial com quase quatro décadas de existência, longevidade bastante rara na nossa ilha;

3) aparentemente o jornal «As Flores» (a sua continuidade) encontra-se numa encruzilhada, sendo que devido a diversas condicionantes a actual sociedade proprietária do jornal pretende alienar imediatamente essa mesma sociedade;

4) um órgão de comunicação social de índole local/regional serve como meio das pessoas dess@ local ou região comunicarem (dirimindo opiniões e partilhando informação) entre si sobre as "questões e os problemas da terra", servindo também como forma desse local se dar a conhecer para o exterior (divulgando-se ou aproveitando para concretizar reivindicações cívicas);

5) a nossa ilha (e também o Corvo) encontra(m)-se geograficamente afastada(s) das restantes ilhas açorianas e também dos centros de poder decisório, assim sofremos duma (ainda) maior insularidade, na periferia da própria Região;

perante a actual encruzilhada sobre o futuro do jornal «As Flores» [e comprovando-se pelos comentários anteriores] há quem apenas faça chacota e joguete político... até parece que o fim de um órgão de comunicação social da nossa ilha lhes é benéfico!!

numa Sociedade Livre e Democrática o encerramento dum título editorial não devia ser considerado positivo por quem quer que fosse... há quem goste e há quem não goste de determinado jornal?? pois ainda bem que assim é!! quem gosta desse jornal, compra e lê-o; quem não gosta, que se fique simplesmente por não comprar a edição do jornal!

quem possa "lançar foguetes" pelo (eventual) fim de um título editorial, faz-me lembrar aqueles senhores do lápis azul, no tempo da dita Senhora... afinal, o que raio vos tanto incomoda na opinião livremente expressa e assumida??!

Anónimo disse...

A questão é que há pelo menos 20 anos que a redacão dos Jornal AS FLORES não encontra nenhum acontecimento que mereça um elogio. Isto não é comunicação social. Isto é simplesmente bota-abaixo. E não venham dizer que deve ser assim. Tem tido um papel importante na denuncia de muitas situações, mas penso que ninguém considera que desde que o seu director abandonou o PSD até hoje, englobando Governos de Mota Amaral e Carlos Cesar só aconteceram coisas dignas de criticar. É absurdo, e só descridibiliza a instituição. No entanto há alguns factos que nunca foram comentados naquele jornal, por exemplo as alcavalas que os pretensos políticos arranjaram para garantir as sopinhas depois deixarem a actividade política (rapidamente)

Anónimo disse...

muito bem dito!!!

Anónimo disse...

Realmente estar feliz com o fim do jornal as flores,só pode ser um dos analfabrutos que não conhece o valor da comunicação social, em qualquer meio, muito mais numa ilha, em que só se dá importancia as cosquevelhices, de quem anda com quem, como se isso fosse cultura.Essas pessoas se tivessem a cultura do director do jornal, não falavam assim.

Anónimo disse...

Das nossas escolas, ultimamente, só saem desgraças, alunos brilhantes saíam, no tempo que o sr. RENATO, foi á escola, naquele, tempo aprendia-se, e só apanhavam canudos, quem realmente era inteligente, agora é o que se vê, canudos comprados como o do nosso
1º M.que PENA QUE DEUS FEZ, E MANDOU FAZER OS OUTROS.

Anónimo disse...

é verdade canudos era mesmo aquele que sabia é que conseguia passar o ano e era bem espremido, hoje é facil ter canudo por isso não sabem nada. vejam só essa uma colega minha tirou o canudo em hestoria e eu com a minha 4 classe dos anos 60 lhe perguntei quem tinha cido o primeiro rei de Portugal e ela respondeu-me que tinha cido dom Manuel primeiro. mas que belo canudo.