terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Açores: elevada incidência de cancro(s)

Assinalou-se ontem [4 de Fevereiro] o Dia Mundial do Cancro, uma das doenças mais temidas deste início de século. Nos Açores, apesar da doença ter menor expressão do que outras como o diabetes ou as doenças cardiovasculares, em 2005 morreram 526 pessoas vítimas de tumores malignos, mais 34 falecimentos do que em 2004, segundo dados do Serviço Regional de Estatística.

Gonçalo Forjaz, técnico superior no Registo Oncológico do Centro de Oncologia dos Açores (COA), refere que o arquipélago é a região do país com maior incidência e número de mortes por cancro das vias respiratórias nos homens e que no cancro da mama apresenta valores elevados, comparáveis aos da região de Lisboa, pelo que considera que o cancro tem “uma incidência elevada nos Açores”.

Estes números explicam-se, na opinião deste especialista, pelos hábitos tabagistas da população, pois o tabaco é a principal causa de cancro nas vias respiratórias. Gonçalo Forjaz considera importante tentar perceber porque é que as pessoas, com toda a informação disponível, adoptam um estilo de vida de risco.

Em relação a factores [causadores de cancro] apontados como específicos da região, como o DDT, as estações espaciais [militares estrangeiras] que estiveram instaladas na ilha das Flores e em Santa Maria ou as furnas, o técnico do COA considera que deveriam ser feitos estudos para analisar estas condicionantes, mas acredita que “não são situações que nos devam preocupar. Aquilo que há é sobretudo especulação, devemos preocupar-nos com outros factores que são sobejamente conhecidos e apostar na prevenção, que deve ser contínua”.

Notícia: «A União».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: