quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

«Grupo Ocidental sem cabos de fibra óptica por opção “económica” [do Governo Regional]», afirma o PPM/A

O Partido Popular Monárquico (PPM)/Açores exigiu [ontem] que o Governo Regional apresente até [ao próximo mês de] Outubro "uma decisão" para estender os cabos de fibra óptica ao Corvo e às Flores, alegando que as comunicações [nas ilhas ocidentais] são de "baixíssima qualidade".

O presidente do PPM/Açores adiantou à Agência Lusa que o PS "introduziu" no programa eleitoral para as eleições regionais de 2004 "a promessa" de expansão do cabo submarino de fibra óptica ao Grupo Ocidental, mas decorridos quatro anos "está por cumprir [essa promessa eleitoral]".

"O PS/Açores pode dizer que já tinha previsto a expansão dos cabos de fibra óptica ao Grupo Ocidental, mas estamos em 2008 e nada [foi feito]", frisou Paulo Estêvão, acrescentando que o Governo Regional "tem que tomar uma decisão" até ao fim do actual mandato.

Apesar do Governo açoriano "ter montado no Corvo internet sem fios na vila", Paulo Estêvão apontou que as comunicações naquela ilha são actualmente de "baixíssima qualidade", o que traz "inconvenientes" para as populações.

O dirigente monárquico reforça a ideia que a internet é muito lenta e de péssima qualidade, com ligações sempre a caírem e até o sistema de vídeo-conferência funciona mal, daí que a expansão dos cabos de fibra óptica ao Corvo e às Flores permitiria imunidade a interferências e ruído e grande segurança da informação e sistema.

"Um dos maiores erros e injustiças cometidos pelo Governo Regional foi a não instalação do sistema em toda a região quando definiu e começou a montar a rede [de fibra óptica]", reforçou Paulo Estêvão, acrescentando que "alegadamente se pensou que poderia substituir, com vantagem, esta tecnologia pelo mais barato sistema de propagação da informação via satélite".

Paulo Estêvão lembrou que "Governo Regional e PS/Açores reconheceram", em 2004, que a exclusão das Flores e do Corvo do sistema [de fibra óptica] "significava a curto prazo o colapso do sistema [de comunicações]" montado naquelas ilhas.

"A baixíssima qualidade actual das comunicações nas ilhas do Corvo e das Flores - a pior da Região - demonstrou aquilo que os técnicos nunca tiveram dúvidas: o Grupo Ocidental ficou fora do sistema de fibras ópticas regional por mera opção económica e política", afirmou o líder do PPM/Açores.

Notícia: «RTP: Rádio e Televisão de Portugal», «Diário dos Açores», «Açoriano Oriental» e (mais resumidamente) no «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

e o ze povinho paga como se navegasse à velocidade das outras ilhas.

Anónimo disse...

à tanto tempo que os açores estão cobertos por fibra óptica e só no ano das eleições é que alguém se lembra das flores e do corvo que não estão ligados com fibra óptica.

Fórum ilha das Flores disse...

Continua disponível para subscrição de tod@s o abaixo-assinado electrónico e a petição on-line «Reivindicação por ADSL "à séria" para as ilhas das Flores e do Corvo».

Anónimo disse...

Caso para dizer: Viva ao Rei!

Anónimo disse...

o Rei neste caso (o lider do PPM-Açores, Dr.Paulo Estevão) tem feito mais pelo Corvo que os outros dois deputados eleitos pela ilha, mesmo sem ser já deputado.Por isso como corvino que sou apelo ao voto no Dr.Paulo Estevão.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o comentário anterior, então se falarmos do deputado do PS do Corvo, nem um comentário merece

Anónimo disse...

pois e!!!!!!!!!!!1
eles até la chegarem é só mandar bitaites.

Anónimo disse...

A verdade é que qualquer um que chegue a deputado no corvo.....pouco ou nada faz! Esta postura tem de desaparecer e os sr´s deputados têem de mexer mais os pauzinhos, porque o Corvo, além das outras ilhas também tem direitos dos quais deve usufruir. Um deles é a instalação de fibra óptica, uma vez que se paga o mesmo que os restantes açorianos, tendo eles muito melhores condiçoes.

Anónimo disse...

Tratem do transportes,
Temos máqinas,,J.L.

Anónimo disse...

Os transportes também são fulcrais para o desenvolvimento do Corvo, e consequentemente do Grupo Ocidental, para isso há que estabelecer viagens regulares,de mercadoria,para o Corvo, e o avião teria de ir pelo menos mais uma vez por semana.

Anónimo disse...

Não sei de que se queixam os Corvinos... Afinal só eles têm o privilégio da internet sem fios em todas as suas casas... Mal estamos nós em algumas freguesias das Flores que nem acesso a ADSL com fios temos :(

Anónimo disse...

por certo que é um problema de "rede".
Fica há tua consideração.....