segunda-feira, 17 de março de 2008

«Preto no Branco» #13

Quanto vale a aposta? Um deputado!

Vem aí a Primavera e lá para o Outono teremos o início de mais um ciclo eleitoral, com as eleições Legislativas Regionais, já em 2008, e Europeias, Legislativas Nacionais e Autárquicas, sucessivamente, em 2009.

Nas Flores, destes quatro escrutínios, as “bregas” que mais aquecem os bastidores são as eleições dos 3 deputados do círculo [de ilha] à Assembleia Regional, já este ano, e dos autarcas, nos Municípios de Santa Cruz e das Lajes, para o ano que vem.

Por vários sinais que nos vão sendo dados, sem qualquer especulação ociosa, arriscamos uma previsão das movimentações das “peças no xadrez”.

Comecemos pelas eleições Regionais deste ano.

A grande questão está em saber se o PS conseguirá manter os dois deputados eleitos [na ilha das Flores]. Ao que tudo indica, a nível regional, Carlos César está a embalar para uma terceira maioria absoluta. Todavia, as Flores sempre foram pródigas em destoar das tendências e dos ciclos regionais, pelo que não seria de espantar que desta vez o PS não repetisse a inédita proeza de eleger dois deputados [na ilha das Flores], tal como aconteceu em 2004.

É sabido que Manuel Herberto Rosa tem hoje uma base eleitoral de apoio mais consistente que há uns anos, fruto, sobretudo, do merecido destaque que tem vindo a ganhar na bancada socialista do Parlamento [Regional] e de um trabalho “de sapa”, muito diligente, junto do eleitorado florentino, para mais quando a “máquina governativa rosa” ganhou tentáculos no aparelho público e privado da ilha que nada ficam a dever aos dos tempos do PSD de Mota Amaral.

Acontece que, ao invés desses tempos, hoje, os eleitores das Flores usam o seu voto, muito mais, numa lógica de “carta de alforria” - para satisfação de certos interesses particulares - do que com um sentido de gratidão ou protesto pelo resultado duma apreciação global dos programas e das obras executadas em benefício público.

Donde, começa a instalar-se a percepção que o PS/Flores terá dificuldade em satisfazer a pulverização de todos os “nichos eleitorais” e estes, cientes de que um punhado ou apenas um voto (como já aconteceu em eleições passadas) pode decidir da eleição de um deputado [na ilha das Flores], não estão dispostos a “vender a preço de saldo a sua cruzinha nas urnas”.

Por outro lado, se nas Lajes o PS parece ter perdido, ou pelo menos parece não ter acalentado, um certo élan recente, em Santa Cruz é notório o “divórcio” entre o Poder Municipal e a representação florentina regional, da mesma cor [rosa].

Ora, daqui resulta que os eleitores das Flores, intuindo a vitória de Carlos César, podem achar que “dar” dois deputados ao PS é uma “oferta” demasiado generosa face aos lucros alcançados. Um, e chega!

Pela ordem natural das coisas, através da rotatividade entre os dois maiores partidos, seria o PSD a aproveitar a perda de um deputado do PS. Porém, também aqui, a “ordem natural” não se aplica.

O PSD/Flores não existe. Existem, sim, dois ou três caciques, o Poder de uma Câmara Municipal (com menor “peso” ao nível da ilha) e duas ou três figuras que gravitam à volta destes suportes. O que quer dizer que o PSD não dispõe mais hoje de uma “figura de ilha” que mais possa ter como objectivo do que a sua própria eleição. A CPI está nas mãos do deputado em exercício (em substituição de João Lourenço [presidente do Executivo lajense]) e a CPC de Santa Cruz é liderada pelo vereador que mais oposição tem feito ao Executivo santacruzense.

Assim, é de prever refinada “luta de galos” entre um e outro. O primeiro, [António Maria Gonçalves] há-de apostar no "factor João Lourenço", nas boas graças do Grupo Parlamentar do PSD - a que Costa Neves não se importa de ser alheio - e ao facto de já lá estar. O segundo, alegadamente, [Carlos Silva] por ser quem melhor pode atrair o eleitorado perdido em Santa Cruz, na sua postura de dinâmico “homem da ilha” e, por fim, num marcar de posição interna para a era pós-Costa Neves, para o qual contará com as influências de Duarte Freitas, que tem vindo a assumir veladamente o apetite pela liderança dos social-democratas açorianos, num cenário de regresso do Parlamento Europeu e disputa das eleições [Regionais] em 2012.

Portanto, um ou outro será o cabeça de lista do PSD pelas Flores às Regionais, sendo previsível que, de entre a “guerrilha sem quartel”, não venha a resultar mais que a eleição de um deputado.

Onde irá parar, então, o terceiro deputado das Flores? Esta é a maior dúvida. Se, por um lado, a CDU, de Paulo Valadão, apresenta desgaste e algum “cisco debaixo do tapete”, por outro, depois de tempos promissores, o CDS/PP não conseguiu exorcizar algumas derrotas “à tangente” que sofreu, nem aparenta ter pacificado os desentendimentos que o têm fustigado em Santa Cruz, ou conseguido um mínimo razoável de implantação nas Lajes.

O já habitual bizarro “voto de protesto” dos florentinos poderá pender para uma destas duas forças, mas só se uma delas conseguir transfigurar-se, apresentando uma figura movida pela força do carisma que faça acreditar poder vir a ser a voz incómoda e destemida na Assembleia Regional, a tal “voz das Flores”, que, como tal, mereceria também a empatia da Região, pela sua singularidade. Para já, essa possibilidade real ainda não encontrou rosto...

Resta uma quarta hipótese, em caso ou apesar da “falência” da CDU e do CDS/PP:

Qualquer um dos outros partidos - que nunca tiveram assento parlamentar - pode tirar “um coelho da cartola” e, mais uma vez, não inédita mas peregrinamente, fazer história e (re)colocar a ilha das Flores no mapa político dos Açores...

Preto no Branco!


Ricardo Alves Gomes

37 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente para alguns ficara tudo na mesma,ps com 2 psd com 1.
Tudo porque ainda nao e desta vez que o "delfim" (sobrinho)do doutor paulo valadao sera eleito.talvez em 2012 se continuar a fazer bem o trabalho de casa.quanto ao cds-pp,o melhor e nem comentar para nao estragar o dia a alguns.e sempre o mesmo do mesmo....

Anónimo disse...

é sempre o mesmo e mais forte

Anónimo disse...

Como diz o visinho:
"o que interessa é isto andar tudo desorganizado num forrobodó"
...

Anónimo disse...

Muito gostavas tu Ricardo de ser o coelho...

Anónimo disse...

O Dr Ricardo tem toda a razão. O nivelamento é por baixo, sem qualquer dúvida. Não tanto quanto às pessoas, mas sim quanto às estratégias e modos de proceder: ninguém corre o risco de perder u, voto. E nesta luta sem tréguas, qualquer "vacilar" pode ter influência negativa no resultado. É sem dúvida um modo de nivelar por baixo. é a cultura da mediocridade

Anónimo disse...

Relativamente ao comentario do anonimo das 16.40 era bom que fosse mais forte,neste momento ate acredito que esteja mais forte.nao se esquecam de quando começarem a campanha de por o 21 a pedir votos.depois nao digam que nao avisei!?

Anónimo disse...

Nenhum destes eventualmente candidatos a deputado merece o meu rico voto, já agora faço o apelo ao voto em branco! Antes de votarem, pensem bem que foi esta maioria Socialista que levou o país no caos que vivemos agora. E já agora vejam os aumentos salariais que foram feitos aos senhores deputados e comparem-nos aos que foram feitos aos Funcionários Públicos. Foram estes mesmos senhores deputados que aprovaram os seus aumentos salariais e os da Função Publica! Por isso se és Funcionário Publico, faz como eu, vota em branco porque aumentos salariais só de 10 em 10 anos. Depois não digam que não vos avise!

Anónimo disse...

votar em branco e mesma coisa so difere nas percentagens...existirá sempre os vencedores e os vencidos.

Anónimo disse...

e o tal partido que esse senhor da fazenda ia fundar ou fundou (adp),nao concorre ainda desta vez?

Anónimo disse...

ele é da fazenda das lajes ou é da fazenda de santa cruz.

Anónimo disse...

falamos do sr.ricardo gomes...,que pelos vistos era o impulsinador desse novo partido.www.alianca-portugal.org

Anónimo disse...

mais um partido para gastar dinheiro à custa dos contribuintes.

Anónimo disse...

na anarquia os partidos não gastam dinheiro nenhum à custa dos contribuintes...

Anónimo disse...

Ao anonimo de 19 de Março de 2008 11:31:00 ´sou funcionario publico e o meu ordenado aumenta todos os anos, tens de ver melhor os teus recibos, sabes aquele papelinho que dão no fim do mes .

Anónimo disse...

e o aumento dos teus ordenados é maior que a inflação?

Anónimo disse...

É pá!!!,o tipo esqueceu-se de dizer que além de func.publico é deputado. Muita atenção...

Anónimo disse...

então são dois grandes ordenados, e é por essas é que o pais está de cabeça para baixo.

Anónimo disse...

voltando ao tema,o ps tambem esta realista quanto a nao eleger 2 deputados!senão vejamos,ja corre a boca cheia que manuel herberto sera candidato a camara para o ano,sendo jose gabriel o primeiro da lista.em relação ao psd será quem esta neste momento,quanto a cdu será o jovem joão paulo e quanto ao cds-pp,esta tudo parado...

Anónimo disse...

Será que este senhor José Gabriel não é o da Fagãzinha, mas ele era do P.S.

Anónimo disse...

Resta sempre a hipotese,até bastante credivel,de apoiar o Rei do Corvo.O meu já tem,porem para ter o voto,precisa de me enviar o ultimo volume do "Armorial Português",onde como Pretendente figurará,da folha até ás Suas raízes.
(viva o Rei).

(Um BRAVO do Mindelo)

Anónimo disse...

caro anonimo das 18.14,deves ter lido mal,volta a ler para entenderes melhor...

Anónimo disse...

Dai a cesar o que é de cesar,e fiquem com o que é vosso.
O deputado Gabriel,e J.L.são os nossos melhores representantes.
Merecem todos os nossos votos.
o resto é musica.
(cosa nostra).

Anónimo disse...

Acho que vocês Florentinos fazem muito bem votar nestes dois cromos do PS, José Gabriel e Manuel Herberto Rosa! Já agora votem no corrupto do Pereira e fica tudo igualzinho por mais quatro anos. Depois reclamem a Salazar que ficou tudo na mesma e que na Ilha das Flores não se vive mas sim sobrevive-se! Eu voto em branco!

Anónimo disse...

Era só o que faltava,mais um com as manias colonialistas.Carissimo,resuma-se há sua insignificancia.Exerça os seus direitos/deveres de cidadania onde legalmente isso lhe é possível,e deixe o resto da malta em paz.
E lembre-se Carissimo,os florentinos vão pela cabeça,não pela cabeçada.
Para terminar sugiro-lhe,Carissimo e com o devido respeito,que vote colorido.

(antes morrer livres que em paz sujeitos)

Anónimo disse...

Para me redimir à minha insignificância, povo, digo-lhe que em Manuel Herberto, José Gabriel ou Manuel Pereira jamais! Estou farto de burros com mania de chicos espertos! Não acredito no Partido Socialista pois vocês continuam a manter a confiança politica a um gajo que mereciam estar no chilindró!

Anónimo disse...

Antes morrer livres que em paz sujeitos, jamais morreria pela pátria! Deveriam mandar estes senhores socialistas bem como toda a sua tropa na frente do combate, seria uma limpeza histórica! Sinto vergonha do nosso actual pais/região/ilha! Voto na diferença, Bloco de Esquerda!

Anónimo disse...

O Pereira é o melhor Presidente que voces tem . o que é que querem melhor. homem trabalhador.

Anónimo disse...

Carissimo votante da diferença,talvez tenhas em mente a construção de uma réplica do tunel do Marquês para estes lados,mas a gente dispensa.
A nossa terra precisa de pessoas que tenham objectivos de progresso.
Do bota abaixo,estamos fartos.
O "berloque",é um flop.

Anónimo disse...

Existe flop maior do que o menino Ricardo?

Anónimo disse...

O Ricardo não é um menino mas sim um Senhor Doutor ao contrário de ti meu caríssimo! Quando se referir a um grupo de pessoas ou conjunto, citando V. Exa. “mas a gente dispensa” utilize nós porque já chegam os agentes da PSP e Guarda Nacional Republica que temos por cá! Já me esquecia dos infiltrados! Apreenda a escrever Português e depois utilize os estrangeirismos! Não tem existido maior “flop” do que as politiquices socialistas à Florentino, como por exemplo as do Sr. Pereira. Concluindo e utilizando uma frase de V. Exa. “A nossa terra precisa de pessoas que tenham objectivos de progresso” concordo na integra com V. Exa. é por isso que temos de dar oportunidade a jovens, como por exemplo Dr. Ricardo. Estamos fartos de música, serviços administrativos e topografia! Realmente o Dr. Paulo Valadão ficou a fazer falta naquela Assembleia Regional.

Anónimo disse...

Adorava assistir a outra for�a politica, nem que fosse o partido comunista, a ganhar as pr�ximas elei�es! Estou farta desta ditadura Socialista! Nas pr�ximas tamb�m voto no Bloco de Esquerda!

Anónimo disse...

bloco de esquerda?esta o exemplo da camara de lisboa em relação ao tunel do marques.sã fernandes "embargou" a obra para utilizar protagonismo e marcar posição e o contribuinte paga os prejuizos de meses em que esteve parada.se querem mais exemplos desse partido e so pedir.

Anónimo disse...

Para o anónimo e parvalhão de 28 de Março de 2008 9:56:00 AZOT:
Somente disse "Existe flop maior do que o menino Ricardo?". O resto que insinuas ser da minha autoria não o é, porque felizmente existem muitos a pensar como eu e que tambem por cá escrevem...
Apesar de neste caso nem ser preciso, porque a minha frase resumo tudo sobre o sr. dr. menino Ricardo.

Anónimo disse...

De certa forma sou “parvalhão” ao dar-me ao trabalho de responder a V. Exa! Gostavas tu, ser ignóbil, ter metade da inteligência do Dr. Ricardo. Para tamanho feito alcançares, em primeira instância, terás tu meu caro, frequentar uma Universidade! É possível esta análise pelos teus comentários! Instrução não se aprende numa assembleia, aprende-se em duas Escolas, Escola de Ensino e Escola da Vida!

Anónimo disse...

Meu amigo o Dr. Paulo Valadão cisco debaixo do tapete, tas a gozar concerteza?

aquilo é um homem à seria, não brinques, meu!

Anónimo disse...

Maria Jose Directora do Jornal As Flores

Em consciencia não estranho a tua ambição de em tempos anteriores teres querido chegar mais longe, merecias, deste muitos votos a ganhar ao PS na ultima corrida a alr, nao te souberam agradecer é pena, ate me vdá vontade de chorar.. porque nao merecias, eu vi.te na capanha a lutar com garra, uma jovem de talento.

felicidades e tudo de bom para ti tu mereces.

do fundo do coraçao.

uma admiradora da tua coragem, que se calhar não a tem......

Fórum ilha das Flores disse...

Ficaram dois comentários por publicar neste texto, devido a esses mesmos comentários terem sido (maioritariamente) escritos em MAIÚSCULAS, sinal de berraria em textos na internet.

Neste espaço não se pretendem comportamentos dessa índole, por isso quem queira ver publicada a sua "opinião" no espaço de comentários do «Fórum ilha das Flores», por favor cumpra as regras mínimas que recomendámos...