quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O que não está (mesmo!!) no programa do X Governo Regional dos Açores...

Pode dizer-se que um programa de Governo deve ser bastante lato em todo o seu conteúdo e não pode ser específico e pormenorizador das medidas concretas para cada parcela do território a que se destina; que num programa de Governo devem simplesmente ser elencadas as grandes políticas(?) a serem implementadas durante a legislatura em toda a Região.

Mas nós florentin@s sabemos bem, de experiência vivida, que existem várias/diversas velocidades de crescimento e desenvolvimento económico-social nos Açores (entre as diferentes nove ilhas). Soa-nos sempre algo mal (não nos "entra bem no ouvido") quando os governantes dizem que [a seu devido tempo] seremos abrangidos pelas medidas perspectivadas para a Região (no seu todo).


Porque temos memória e não nos esquecemos com facilidade... Durante a recente campanha eleitoral para as Legislativas Regionais (de Outubro passado), todos os partidos (que tinham esperança em eleger deputados pelo círculo da ilha das Flores) prometeram [mais uma vez!] a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais, sendo que isso permitiria uma tremenda melhoria nas nossas telecomunicações (telefone/telemóvel e internet), área em que estamos (há imensos anos!!) muitíssimo atrasados face a todas as outras ilhas dos Açores...

A páginas 162 do programa do X Governo Regional dos Açores pode ser lido que «no mercado das telecomunicações, totalmente liberalizado, há que garantir que todos os açorianos tenham acesso, se possível, a todas as plataformas mas, sem qualquer dúvida, a todos os serviços com qualidade e a baixo custo. Mesmo após um grande investimento por parte dos operadores, ainda existem diferenças acentuadas entre ilhas e mesmo dentro de cada ilha que urge rectificar. É o caso do serviço público móvel terrestre, do acesso ADSL, do Tripleplay, etc.».

Tudo muito bonitinho, paleio muito agradável de ler/ouvir... mas [a páginas 163 e 164 do programa do X Governo Regional dos Açores] chegados à parte das medidas concretas a serem efectivadas: (mais uma vez!!) não há absolutamente nada sobre a extensão do cabo submarino de fibra óptica às ilhas ocidentais durante esta legislatura regional (2009-2012)!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

ouvi dizer que a p.t. c. vai em 2009 fazer grande investimento nos açores e tude leva a querer que esteja incluido o cabo de fibra.