segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lixeira é atentado à saúde pública

Animais mortos, pneus e todo o tipo de lixo encontra-se a céu aberto em Santa Cruz, ilha das Flores, o que é já considerado um autêntico atentado à saúde pública. Carcaças de animais e pneus, misturados com todo o tipo de lixo doméstico, é o cenário da lixeira a céu aberto, em Santa Cruz, na ilha das Flores.

A situação já foi denunciada por Paulo Rosa, deputado [regional] do CDS/PP, mas falta agora a secretaria regional do Ambiente e do Mar cumprir o que prometeu, ou seja, arranjar uma solução para limpar a ilha desses resíduos.

Para Paulo Rosa, a situação está bem explicitada, e numa ilha com as potencialidades como as Flores, candidata a "ilha da Biosfera" e que possui um património ambiental único, está a destoar a lixeira a céu aberto no concelho de Santa Cruz, um problema antigo, com mais de uma década.

O deputado centrista [florentino] adianta que, em Dezembro do ano passado, foi entregue um requerimento no Parlamento [Regional] açoriano, altura em que a secretaria [regional] do Ambiente e do Mar garantiu a resolução do problema mas, passados 4 meses, ainda não foi encontrada [qualquer] solução.

Desde 1997 que é debatida a hipótese de se criar um aterro sanitário para a ilha das Flores, até porque a lixeira não é apenas um problema para Santa Cruz mas também para as Lajes. Paulo Rosa defende que, actualmente, a solução passa por outros métodos, como, por exemplo, a exportação de alguns resíduos, a compostagem e a implementação da reciclagem.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

saneamento basico e pavimentações betuminosas = o progresso!

Anónimo disse...

era por presidentes todos la amarados 24 horas por dia.

Anónimo disse...

ei home é só obras em santa cruz.

Anónimo disse...

Em relação ás lixeiras quer de Santa Cruz ou Lajes o problema está a ser resolvido pelo Sr.Director Regional do Ambiente dentro de poucos meses.

O Ambiente hoje que se viveu no porto das poças não foi o melhor os que deviam ser fiscalisados não foram passarm mesmo nas barbas dos fiscais que estão cá e mais parecem 2 PIDES doque fiscais das pescas.

prenderam dois peixes , que vergonha e os que sairam nas barbas deles com sacos de cavacos eles nem viram.

Mais pareciam o Roque e a Amiga a fazerem fiscalisação, ve-se logo que não percebem nada do assunto, são mais dois a recebar os impostos que nós pagamos.

Anónimo disse...

O problema das lixeiras nas Flores já tem barbas brancas.
As autarquias não querem saber, quando é sua responsabilidade.
Há dinheiro para piscinas aquecidas, avenidas com matos lado a lado e tolices similares e não há para a limpesa?

farto de mamões... disse...

Infelizmente ainda há muita gente porca,mal-educada e selvagem.

Temos uma natureza única e das mais belas do mundo, mas muitos trogloditas acham que devem despejar todo o lixo que produzem e ingerem na via pública.

Gasta-se tanto dinheiro em festas, concertos, comezainas, viajens e outras tretas para alienar o pagode, mas não se aplicam as verbas públicas para se resolver o problema das lixeiras, dos resíduos sólidos, dos efluentes e duma forma geral do nosso ambiente.

Ainda por cima aparecem nesta altura uns palhaços da politica (governo e câmaras) a fazerem propaganda turística da Ilha, sem que ao menos a tratem como deve ser.

Na Suiça, quando um tractor ou um jeep sai duma propriedade ou exploração agrícola, o respectivo dono lava com mangueira os respectivos rodados.
É verdade, pois eu vi várias vezes quando estive há já alguns anos.

Aqui, só falta descarregar o estrume em frente à Câmara...

O problema da nossa crise, não é própriamente falta de dinheiro, é falta de educação, formação e respeito pelos outros...

Anónimo disse...

Este mamão, desta vez acertou.

Há gente porquinha que atira para o chão ou põe na beira do caminho, "porque os outros limpam".
Os outros são a CAmara ou o governo.
Isso custa tempo e dinheiro. E quem suja ou limpa ou paga a quem vai limpar.

As tarifas de lixo devem ser quadriplicadas!

Anónimo disse...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383057&idCanal=2100

Anónimo disse...

o mamão acertou mas só diz mal e ~eu ainda nunca o vi aqui apresentar uma solução é só o bota abaixo ara diabo tanta mariquices.

Anónimo disse...

o pereira e o josé do corvo é que deviam varrer as ruas de santa cruz uma vez que eles cospem no chão e atiram pontas de cigarros para qualquer sitio! Enfim apreendam alguma coisa comigo já que o pereira anda sempre aqui a tentar defender-se dizendo que este forum é um bota abaixo!
Falta de educação e higiene, enfim! Ainda falam do povo!!!

Anónimo disse...

eu vivo em santa cruz axo que fabrica do leite mais problema de ambiente.mas ninguem faz nada que e ano de eleicoes

Anónimo disse...

quem diz o bota abaixo sou eu e nem sequer vivo nas flores e quando defendo é o meu concelho e não o dos outros.

Anónimo disse...

Desde quando o CDS/PP é um partido centrista? Para que fique claro, estamos a falar do partido parlamentar mais à direita em Portugal.

Anónimo disse...

Vai-se lá compreender como foi possivel classificar a ilha com um atentado ambiental como este!!??

Anónimo disse...

A Ilha das Flores poderia ser um paraiso no meio do atlantico. Não será enquanto vocês não compreenderem que nem é com o PSD e PS que lá chegam! É dificil mudar mentalidades retordas, mentalidades pequeninas...esta ilha precisa urgentemente ser desrratizada pois alguns lugares de chefias na Ilha estão cheios de ratos, pequenas ratazanas e parasitas! Eu voto na diferença porque não temo o desconhecido!

Anónimo disse...

Nesta Ilha tudo continua a ser possivel! A continuar assim não vair restar pedra sobre pedra para as gerações seguintes!! Tenho pena pois esta Ilha tem tudo para ser um paraiso no meio do atlantico está é cheia de gente má, feia, porca...

Anónimo disse...

De algum tempo para cá os turistas que nos visitam via aérea e quando estao de saida brindados pelo vento sul abordo dos avioes da sata, no topo norte da pista tentam tirar uma foto á sua direita enquanto os avioes fazem a descolagem observa-se pela janela uma lindo cartao postal : O ATERRO SANITÁRIO - FREITAS BRAGA & BRAGA LDA
até quando o ambiente vai permitir aquela lixeira