sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cabo submarino de fibra óptica (deverá) chega(r) em 2010 às Flores e ao Corvo

O Governo Regional dos Açores espera que o cabo de fibra óptica chegue em 2010 às Flores e ao Corvo, as duas ilhas mais afastadas de Ponta Delgada [São Miguel] e as únicas [ilhas] do arquipélago ainda não cobertas por aquela infraestrutura.

Numa intervenção no Parlamento [regional] açoriano, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, disse ter “uma confiança fundada” de que o cabo de fibra óptica chegue às ilhas das Flores e do Corvo durante o próximo ano.

O secretário regional explicou [no passado dia 15 de Maio] que o calendário que a Portugal Telecom forneceu ao Governo [Regional] açoriano “dá garantias” a esse respeito. Nesse sentido, a adjudicação ao consórcio vencedor está prevista para o segundo semestre deste ano, decorrendo o projecto de implementação e fornecimento da instalação até final de 2010.

“Este é um projecto estruturante para as telecomunicações nos Açores”, frisou José Contente, que falava [no passado dia 15 de Maio] na Assembleia Legislativa [Regional] dos Açores, salientando que a ligação do cabo [submarino] de fibra óptica permitirá que os habitantes das [ilhas das] Flores e do Corvo acedam às novas tecnologias de informação e comunicação.

Com a ligação [do cabo submarino] a estas duas ilhas, todo o arquipélago açoriano ficará ligado por fibra óptica.

Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário dos Açores» «Diário de Notícias» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Adenda informativa sobre esta mesma temática: "A ligação de cabo de fibra óptica às [ilhas das] Flores e Corvo deverá custar cerca de 13 milhões de euros, estando prevista para o próximo ano. O Governo Regional aceita participar no investimento mas quer contrapartidas da Portugal Telecom", [numa notícia do «Diário Insular», mas reservado a assinantes] e "O investimento no cabo de fibra óptica das Flores e Corvo está orçado em cerca de 65 milhões de euros, Governo Regional quer contrapartidas", [numa notícia do «Correio dos Açores»].

Saudações florentinas!!

27 comentários:

Anónimo disse...

eu já tinha dito isto aqui a uns dois meses e até já disse quanto vai custar esta noticia anda muito atrasada.

farto de mamões... disse...

Isto já foi anunciado e prometido em inúmeras ocasiões que já dá para desconfiar....

Mestre Contente é um hábil propagandista.

Mas ver se desta vez ele acerta!

Anónimo disse...

ei home é só movimento neste porto das lajes fala-se espanhol ingles frances portugues é uma loucura na proxima vez que o governo vier temos que pedir aumento do porto.

farto de mamões... disse...

Hoje é dia 6 de Junho.
Faz 34 anos que um grupo de açorianos fez frente aos colonialistas, sociais-fascistas e centralistas de Lisboa.

Foi daqui que mais uma vez os Açorianos fizeram história.

Iniciaram a libertação de Portugal quando este já estava a ser entregue à URSS.

E foi nesse dia que os Açores disseram a todo o mundo que aqui nestas nove linda ilhas no meio do Atlântico quem mandam são os Açorianos.

Acima dos Açores só Deus!

Anónimo disse...

Ó Farto de Mamões és tão triste!

Por tua causa é que o aborto devia ter sido legalizado com retroactivos... Pra ver se voltavas prá...

Portugal Sempre!

Anónimo disse...

O Açoriano mais orgulhoso da história... mas que para ganhar a vida foi pró estrangeiro e fez lá os seus descontos... Se gostasse desta terra nunca de cá tinha saído!

Eis o Farto de Mamões!(falso como judas)

Anónimo disse...

um grupo de fixistas e ricaços isto sim eu é que os conheço. mas este dia é como outro qualquer até já nem me lembro desta broguesia.

Anónimo disse...

Acima dos Açores só Deus.

Anónimo disse...

Alguém nos saberá dizer porque é que uma grande parte dos comentários que contêm indícios de terem sido produzidos por naturais e ou residentes nas Lajes expressarem tão extensos e profundos complexos de "superioridade".Provávelmente pensam que são os maiores por terem lá o porto.
Será que ainda não deu para perceber que a construção do porto nas lajes deveu-se apenas a duas razões:
-1ª-tentar reconquistar ou voltar a não perder a respectiva autarquia para a oposição;2ª-calar a boca aos Florentinos gastando o menos possível aproveitando o que supostamente sobraria para usá-lo onde mais convinha aos governantes de então. Será que alguém ainda tem a ilusão que a escolha se baseou em méritos do ponto de vista técnico. Vejam o que já foi necessário investir a mais no porto e imaginem o que ele vai ser quando lhe meterem dentro a marina que esperam que venha a competir com a da Horta.
Em matéria de todas as outras construções vejam quantos anos depois tiveram as que já são repetidas na ilha:
-Escola,Gimnodesportivo,Central eléctrica,Centro/Posto de Saúde,Lar de idosos, etc.
Ficaria bem melhor para a ilha em geral e para o concelho das lajes que os comentários despropositadamente e desmesuradamente doentios pudessem ser melhorados. Cada um tem o que pode ter e dizer mal do outro normalmente é para esconder os nossos males.

Anónimo disse...

Ninguém é mais--Ninguém é menos.

Se as Lajes tem Porto de Mar,

Santa Cruz tem o Aéreo.

(1) O Porto das lajes, foi feito ali por ter melhor abrigo do que em Santa Cruz.
(2) e por ser o principal local, logo de entrada para a navegação que vem do Oeste, ainda, tem melhor acesso sem ter os recifes com entrada perigosa como
Santa Cruz tem.

Os aeroportos, como o de Santa Cruz
são feitos, pelo menos, por duas razões: (1) Plano e acessívil; (2)terreno àrido, que pouco ou nada produz, exactamente como o aeroporto da Relva de Ponta Delgada, S.Miguel, que a terra nem para tremoço prestava. Tudo dito!
Doa a quem doer.

Anónimo disse...

"(2)terreno àrido, que pouco ou nada produz" oh caro anonimo das 02h43m bem se ve que neste mundo és um FEDELHO para nao nao saberes o quanto fertil eram aqueles terrenos...

Anónimo disse...

Mas que doença ainda tem este anonimo das 22,45. para mim já não hà chá que cure e outra é que ele quando vem às Lajes deve ir e vir pelo caminho de cima para não ver aquela linda paisagem de mar e que em breve muito melhor ficará com a Marina. E mais lhe digo se o governo puser as condiçoes devidas temos todas as possiblidades de concorrer com a Horta e até já se ve os dias que os iates param aqui e ainda não temos a marina pronta. Como não vivo na Ilha não sei o tamanho da marina mas espero que não seja nada vez nada inferior à do Faial. José das Lajes.

Anónimo disse...

O suino continental está em todas...ninguém o para!!! Só a Judite...Anda aqui a falar mal dos miudos das Lajes! Eles tem motivos para estarem felizes, afinal o seu concelho está a desenvolver-se ao contrario dos que vivem no seu concelho, seu asno!!

Anónimo disse...

Quem olha de longe para as Flores, como eu, e vê as tricas em que se metem escassos três milhares de criaturas, fica abismado.

O porto localizou-se nas Lajes porque a baía desta vila era o melhor ancoradoiro da ilha.

O aeroporto localizou-se em Santa Cruz porque foi o local mais plano que encontrou.

Tricas tolas entre gente da mesma ilha, que devia estar unida.

Anónimo disse...

O Concelho das Lajes continua na maré do progresso e o CONCELHO DE SANTA CRUZ continua a perder peso e então com mais um mandato do SUINO é para acabar com o pouco que lá existe!!!

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo de 7 de Junho das 15H01 o concelho de santa cruz parece uma lixeira, é sucata por todo o lado, são barcos estacionados em parques de estacionamento, são viaturas abandonadas...uma verdadeira desgraça! Sempre soube que os suinos gostam de lama pois a vila de santa cruz está um verdadeiro charco de lama! O meu concelho continua limpo e neste momento encontra-se no caminho certo, parabéns JL!

Anónimo disse...

os de santa cruz tem o aeroporto e também queriam era o porto e nas lajes nada. o porto não foi para lá e com a inveja do concelho ser o mais rica e antigo das flores e andar a involuir andam sempre a por para baixo não se contentam com o muito que já foi feito e ainda querem o que os outros tem. vaiam senhores malandros acarretar pedra de manhã à noite.e deichem de falar mal das lajes.

Anónimo disse...

o aeroporto em santa cruz foi o pior lugar encontrado.

Anónimo disse...

"Quando Portugal estava a ser entregue à URSS"

Mamões, és risível, ridículo, surreal e absurdo.
O teu livro de História deve ter vindo directamente do outro lado do espelho, da Alice no País das Maravilhas.
Defendor dos Açores e dos açorianos, sim senhor, agora perder a noção da realidade e tentar convencer, os outros e a ti mesmo, de modo surreal é nada menos que ridículo e absurdo.

Anónimo disse...

Mais uma chicotada e esporas no anónimo das 06H15m de Domingo 7 de Junho.
Quem me dera ser (FEDELHO) Talvez tenhas razão da produção desse terreno.
Se tivesses reclamado mais cedo, oferecendo a tua cabeça dura, para pedestal de plataforma; aterragem de helicópetros, tinha sido possível salvaguardar essas terras e fazerem o aeroporto no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Um aeroporto nas lajes? só se na pedrinha, para ja levar embalagem para levantar mais depressa e tambem levantar o juizo de alguns antes de falarem sobre o que nao sabem, mas paciencia os FEDELHOS tem tempo para adquirirem experiencia de vida e depois falarem do que nao sabiam...

Anónimo disse...

Este cabo é o que vai ser ligado no Porto Velho à rede de saneamento básico municipal!? Há tempos li isto aqui!? Deve ser para o tratamento das àguas sujas produzias pela peste suina! Onde foi feita a etar que ninguém a vê!? Gasta-se, gasta-se, gasta-se nas festas do S. João e a merda vai directamente para o mar! Mais garve ainda, continuam a beber àgua de uma rede municipal feita em fibrocimento e dá-se musica no S. João! É isto que vocês querem!? O Corvo que é uma ilha pequena está mais desenvolvido nestes dois assuntos!

Anónimo disse...

Será que a Etar que ia ser construida, não foi logo sujeita a veto popular manobrado por morador da zona? Alguém sabe dizer-me quem foi? Interessa ver na proxima campanha para as autarquicas qual vai ser a posição desse alguém sobre este aspecto da ETAR. Vamos a estar atentos. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Anónimo disse...

A Etar não foi feita porque o dinheiro não era suficiente para a realizar a obra. Além disso a calçada à Portuguesa também não foi feita e foi paga como se tivesse sido feita. Não me diga que estes tijolos coloridos. feitos na ilha das Flores, e que não se vê em lado nenhum são o mesmo preço da calçada à Portuguesa!?

Anónimo disse...

se não foi o mesmo preço onde foi parar on dinheiro sobrante?Nada sabes do assunto so queres é mal dizer

Anónimo disse...

De certeza que não foi para o meu bolso...além disso também não foi para construir a etar pois a lama vai toda para o mar sem ser tratada, basta ir ao Porto Velho e ver com os próprios olhos!
Se o dinhero estava destinado para aquele fim não poderá ser utilizado noutra ou noutras coisas!
Faz esta questão agora na campanha eleitoral afinal ele deve saber responder a esta e outras questões relativas ao seu mandato! Não sei é se as respostas serão 100% verdadeiras, mas podemos contratar a Teresa Guilherme, ela tem um detetor de mentiras, aposto que será expulso na primeira questão!

Anónimo disse...

ahaha isso tem graça dizem que vai chegar a 2010 a fibra as flores o mal é que nem á ilha de sao miguel chegou fibra o pessoal da zon diz que as pessoas tem fibra e afinal sao cabos de cobre isso nao passa de grandes mentiras que essa gente do governo anda a dizer as pessoas!! NAO confiam naO!!