segunda-feira, 29 de junho de 2009

F22 a voar nos céus dos Açores: N-Ã-O!!


Os primeiros F22 - Raptor, [aviões] caças bombardeiros norte-americanos de quinta geração, vão começar a chegar aos Açores já este ano. O objectivo é que no início de 2010 estes [aviões de guerra] iniciem os primeiros treinos, tendo como base de apoio as Lajes nos Açores. No futuro os F22 deverão substituir os velhos F16, como nos conta o jornalista Armando Mendes.

Notícia: rádio Antena 1.

Recentemente a blogosfera açoriana deu claros sinais da sua grande vitalidade cidadã, concretizando o «dia F - contra o crime ambiental da Fajã do Calhau» (em Março) e também ao dinamizar o «Movimento - Não à Sorte de Varas nos Açores» (em Maio).

Parece-me que seja plenamente justificado realizar-se uma acção de forte repúdio para com essa eventualidade (já será plena certeza??) de aviões de guerra norte-americanos virem a fazer treinos militares (com mísseis) nos céus açorianos, usando a base aérea das Lajes como apoio logístico (e talvez até mais do que isso).

Está em causa o ambiente e a nossa qualidade de vida, mas também o tipo de turismo que nos visita (e que tanto dinamiza a nossa economia).

Blogosfera açoriana, ficais-vos??

Anteriormente, eu já havia publicado três outros textos: "Açores vão tornar-se campo de treino militar aéreo norte-americano???!!", "N-Ã-O!!!! Nos Açores... não, não e não!!!" e "Açores são terra de paz, não podemos ser cúmplices de acções de tortura!!!".

21 comentários:

Anónimo disse...

Só há uma maneira de evitar esse desastre para os Açroes.
No meu blog - pontasnegras.blogspot.com - tenho um link directo para a página da Casa Branca.
Peço a todos os bloggers e não bloggers que enviem mensagens ao Presidente Obama, apelando à sua sensibilidade como ilhéu nascido no Havai e a pedir-lhe que trave este projecto.

Judite

Anónimo disse...

temos que fazer um abaixo assinado para entregar ao governo Regional e da Republicapara não autorizar e como o povo é quem mais ordena vamos vencer esta luta contra aos treinos norte amaricanos nos Açores. eu no dia 24 deste mes fui à Praia onde vi quatro caças aterar nas Lajes não iam a fazer muito barrulho mas sei que fazem bastante e o turismo de vem de paises barulhentos e querem o socego e com este barrulho perdemos turismo, bem faz o deputado do ppm do Corvo que não quer aquele barulho deroda da porta.

farto de mamões... disse...

Como Vs. Exª.s sabem eu sou um grande admirador e defensor dos EUA, e embora nascido nos Açores, também tenho nacionalidade norte-americana e sou portador do respectivo passaporte.

Porém, e relativamente ao teor do post, eu estou de corpo inteiro solidário com a iniciativa de protesto contra esses treinos, por várias razões:

1.Razões Ambientais - Como sabem os Açores ainda são considerados um "paraíso ambiental" aqui no meio do Atlântico; têm já várias ilhas como reserva de biosfera; têm várias zonas protegidas ambientalmente classificadas; têm programas activos de preservação de várias espécies de flora e fauna.
Ora, a haver esta zona de treinos com base no aeroporto das Lajes, poderá suscitar muitos danos no nosso ambiente, quer em termos de poluição sonora, quer em termos de afugentação de espécies marítimas (cachalotes, golfinhos,etc.);

2.Razões Turísticas- Esta notícia poderá ser muito nefasta para o nosso incipiente turismo, porquanto o mesmo é divulgado com os pressupostos dos Açores serem "Natureza Viva" e poderá afastar progressivamente grupos de turistas que procuram sossego, natureza no seu esplendor, actividades turistico-marítimas e alguns até procuram as ilhas, por razões filosóficas, livres de movimentações militares intensas e intimidatórias;

3.Razões Politicas - Já disse aqui que Portugal tem sido mais um padrasto do que um pai para os Açores e defende MUITO MAL os Açores nas instâncias internacionais, nomeadamente na negociação/revisão dos acordos bilateriais.
A Islândia que é um país pequeno e insular sempre soube negociar com os EUA sem que tivesse necessidade de rastejar.

Quanto ao Governo dos Açores, constato que o mesmo só fica pelas declarações solenes e piedosas.
Daquelas cabecinhas não sai nada de jeito.

Acho que os Açores deviam ter a sua própria politica externa e negociar directamente com os EUA (país amigo e aliado que os açorianos muito devem!) todas essas situações de forma a permitir um equilíbrio entre a necessidade de utilização da Base das Lajes e a preservação das nossas ilhas dos efeitos nefastos dos treinos desses aviões de guerra que vão utilizar fogos reais na nossa Zona Económica Exclusiva.

Ser amigos dos EUA não significa que sejamos muleques destes.
Os amigos respeitam-se mutúamente.

Anónimo disse...

Fiz um link do seu blogue no meu último post (pontasnegras.blogspot.com).
Creio que o seu blogue deve desencadear um movimento de cidadania contra o projecto da zona de treino militar e a utilização das Lajes como "plataforma de morte".
Continue. Incentive outros bloggers.
E conte desde já com a minha adesão.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Judite

Anónimo disse...

não ao barulho não ao aumento do braco do onzone que já temos sobre açores. os amaricanos tem tantos desertos no seu pais que vaiam para lá aqui não. não somos tapete de ninguem.

Anónimo disse...

Ainda na semana passada ( quinta ou sexta- feira) ouvi um sr. Bradford do Governo Regional a dizer para a população estar descansada porque ainda não havia sinais de que este treinos estivessem para começar.
Eu também de roda da minha porta não quero, mas aqueles amigos vão andar por todo o arquipélago....

HARDLINK disse...

Belíssima idea Judite!..

Como açoriano que sou, vivendo ausente dos Açores, também fiz o meu pedido à Casa Branca, para desistirem dessas actividades no nosso maravilhoso arquilélago.

Recentemente chegado dos Açores, cheguei a ouvir por lá alguns queixumes e até receio, daquilo que poderá acontecer se os americanos fizerem o que tencionam sobre as nossas ilhas de paz e beleza natural.

Fiat Lux disse...

Caro Nelson

descola o "avião" que há-de-se arranjar "passageiros" :)
De qualquer modo a proposta da Judite do Pontas Negras para escrevermos ao Obama também me parece uma boa opção.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Só disparates.
Estes treinos não envolvem fogo real. Estava bonito os F-22 a dispararem mísseis uns contra os outros.
São apenas simulações de combates aéreos envolvendo dispositivos electrónicos.

farto de mamões... disse...

O comentador das 21H47 faz uma afirmação bastante ridícula: «Estava bonito os F-22 a dispararem mísseis uns contra outros.»

Claro, só um louco ou algum viciado na "playstation" é que poderia colocar essa possibilidade.

O mais grave até não é a possibilidade de haver testes com misseis, cuja complexidade e tecnicidade não está ao alcance de nenhum de nós, mas sim a poluição sonora gerada, os voos rasantes sobre o oceano (habitat de muitas espécies) e as contigências provocadas ao tráfego civil e comercial.

William Hobbins, general que comanda a Força Aérea dos EUA na Europa, em declarações à imprensa, considera o posicionamento do arquipélago muito vantajoso para o treino conjunto das aeronaves em questão, em operações anfíbias, terrestres, marítimas e submarinas.

E ainda quanto às "novas armas" o mesmo general dos EUA admite que «a Base das Lajes reúne as condições para acomodar as facilidades necessárias ao teste de novos sistemas de armas, nomeadamente misseís hiper-supersónicos, armas de raios energéticos e novos tipos de plataformas aéreas».

A finalizar esse mesmo general rematou:«A Base das Lajes é, sem dúvidas, um óptimo lugar para treinos».

Claro, e contrariamente ao insinuado pelo intrépido comentador
das 21H47 de 29JUN09, sabemos que a base vai ser uma plataforma logística para esses treinos e também é obvio que os aviões não vão testar as armas uns contra os outros.

Se precisam dum grande espaço certamente não é para fazerem o festival do RedBull...

Informo esse comentador que sei traduzir inglês para português e vice-versa e basta consultar o sítio do Pentágono para se recolher algumas informações sobre os F-22 e F-35 (aeronaves da última geração e que ainda não foram utilizadas em cenários reais de guerra).
Com os meus melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

Poluição sonora é aquilo que se assiste com o lançamento de roqueiras ás tantas da noite e festas em tudo que é zona residencial até altas horas da noite. Os exercícios com os aviões dão-se a altitudes muitos superiores às das rotas das aeronaves comerciais. Enfim...só disparates de quem não pesca nada de aviação militar.

Anónimo disse...

eu não quero saber se hà fogo real ou não o que quero é silençio vaiam lá para o deserto deles fazer barulho.

Anónimo disse...

aqui nos açores não e não e cá em portugal o povo é quem mais ordena fora com este barulho.

farto de mamões... disse...

Segundo o comentador das 08H37, "especialista" em aeronáutica, o lançamento de roqueiras (penso que para as festas do Espírito Santo...)provocam mais poluição sonora que os aviões caça-bombardeiros F22-Raptor.

Também, e segundo o mesmo eloquente comentador, as bases para estes aviões devem estar colocadas na estratosfera, pelo que eles não têm necessidade de descer à terra...

Já tínhamos a "insurgência da cana roca", agora começa a aparecer a "insurgência roqueira"...

Para verem o desempenho do "bicho" F22-Raptor clickem mo meu nick e automáticamente surge o «US Air Force F-22 Raptor Video».

PS:Apesar duma insinuação malévola que apareceu lá atrás por via do nosso já muito conhecido "Il Duce", os links propostos pelo signatário são préviamente autorizados/moderados pela administração do blogue, assim como os respectivos textos.
Na minha modesta opinião os links deixados na caixa de comentários poderão ser uma mais-valia para a interactividade desta, desde que subjacentes aos temas dos posts e autorizados por quem de direito.
Cordialmente,

farto de mamões... disse...

Quando o Muro de Berlim caíu muita gente acreditou ingenuamente que doravante o mundo ia viver em paz duradoura.
Nada mais enganador.
Progressivamente a "guerra fria" vai dando lugar a "guerras quentes".
Olhando para o actual mapa geopolítico há sítios no Mundo que basta um fosfóro para que o fogo comece a alastrar.
A luta pelas fontes de energia e pela obtenção das matérias-primas básicas vai intensificar-se nos próximos tempos.
É por isso que as potências militares não param de armar-se e modernizar as suas capacidades.
A Rússia de Putin já tem em marcha um extenso programa de rearmamento e já querem lavrar escritura sobre o Pólo Norte.
Por sua vez os EUA (nossos aliados) não querem perder a corrida e não param de inovar e construir novas capacidades.
Para os EUA ainda sãos os russos que poderão fazer frente militar e tecnológicamente.
Nesta luta titânica para obtenção da supremacia os Açores, aqui estão no meio do Atlântico, como ponto estratégico vital para os EUA.Somos a sua primeira fronteira a leste.

Aqui um novo vídeo para um dos novos concorrentes do F-22 da USAIF, o MIG-35, embora os russos tenham outros similares e outros modelos em fase experimental

Clickar no nick e vêm a performance do Mig-35 de fabrico russo.

As futuras guerras vão ser no ar e no espaço.

A guerra segue dentro de momentos...

Anónimo disse...

Até parece que os Raptor vao aterrar nas Flores...

eh eh eh

Anónimo disse...

então de quem era aqueles caças que ateraram nas lajes no dia 24 por volta das tres horas.

Anónimo disse...

É tão curioso estes comentários. Vejo até que alguns até tentam ser muito inteligentes, mas pecam pela mais simples realidade. Falta de algum conhecimento lógico face à realidade da base das Lajes e que afecta quase unicamente a ilha Terceira. Há que esclarecer que nas já findas décadas de 60, 70 e 80, aterraram milhares de aviões, muito mais do que hoje em dia, mas muito mais mesmo. Os portugueses que trabalhavam de apoio à pista e às tripulações que por cá passavam relatam que houve dias de aterrarem 60 aviões de grande porte durante uma única noite. Isto sim deveria ser ruído insurdecedor.
Ora, antes de mais, questiono toda esta notícia. Nem o Senado, nem o Congresso dos EUA aprovaram coisa alguma deste tipo para os Açores. Curioso como este jornalista tem uma queda para escrever só as desgraças que supostamente ocorrem naquele becozinho da ilha Terceira. Pergunto porquê? Gostaria que este senhor contasse um pouco da sua história e da inflência da Base das Lajes na sua vida, muito antes de ser jornalista. Talvez se descubra algumas curiosidades interessantes.
E só para terminar este já longo comentário, falam aqui como se estes aviões de 5ª geração fossem treinar mesmo sobre as nossas cabeças. Tão longe daqui... Supostamente encontraram um rectângulo de 200 a 400 milhas a norte do arquipélago, suficientemente perto, mas também suficientemente longe. Quantas e quantas vezes nós olhamos para o céu e reparamos nos tão pequeninos aviões a cruzarem os céus dos Açores deixando um rasto branco atrás de si, coisa que até o Diário Insular já acusou os EUA de andarem a regar as redondezas da base com combustível, justificação dada por este jornalista por estes riscos de nuvens provocadas pela aerodinámica das aeronaves.
Se querem ser contra as guerras, tudo bem, eu também discordo com os presupostos motivos que levam os países a entrarem em conflito com outro. Nem sempre são os reais motivos que levam à guerra.

Anónimo disse...

Em verdade, em verdade vos digo: não fora o fdm e os comentários chumbavam todos.

Nenhum punha sequer os pés na oral.

Anónimo disse...

eu era psd e vou votar cdu é o unico partido contra aos treinos norte amaricanos.

Anónimo disse...

e eu também voto cdu está a favor das minhas ideias fora com estes caças.