terça-feira, 28 de julho de 2009

CDS/PP quer saber [qual o ponto da situação] do processo de iluminação da pista do Aeroporto da ilha das Flores

O deputado do CDS/PP dos Açores, Paulo Rosa, quer saber para quando prevê o Governo Regional dos Açores certificar a iluminação da pista do Aeroporto da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago.

Os centristas pretendem saber ainda mais, ou seja, se o Aeroporto da ilha das Flores vai ou não possuir um equipamento ILS [Instrument Landing System, em inglês], que permita a redução do número de cancelamentos de voos para aquela ilha.

As perguntas são colocadas em requerimento entregue [no passado mês de Maio] ao Parlamento [regional] açoriano, em que o deputado [florentino] Paulo Rosa afirma que "o Aeroporto da ilha das Flores é um dos mais penalizados da Região, devido a constrangimentos atmosféricos, designadamente, ventos fortes e reduzida visibilidade".

O deputado centrista [Paulo Rosa] diz também que, depois do pôr-de-sol, os aviões civis não podem operar naquele Aeroporto, pelo facto do sistema de iluminação [ainda] não se encontrar certificado. O parlamentar florentino recorda que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, a 8 de Junho de 2000, ou seja, há 9 anos, um Projecto de Resolução da autoria do CDS/PP, onde constavam, exactamente, recomendações ao Executivo regional sobre a iluminação do aeroporto da ilha e a instalação do sistema de ILS.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Todos nós sabemos qual é o ponto de situação: Na ilha há poucos eleitores não vamos fazer investimento!
Esta ilha está ao abandono há muito tempo, acho que anda à deriva acaminho das Américas!

Anónimo disse...

Bem visto, acho importante discutir essa situação, especialmente da certificaçao da iluminaçao, em relaçao ao ILS, nem por sombras.. nao é um projecto viavel para as flores, nem sei se seria mesmo possivel uma vez que ha mar pelos 2 lados... se calhar até seria mas tornaria mto mais caro do que ja´é!
alem do mais, a maioria dos cancelamentos é devido a vento oeste/sudoeste....ai o ILS nao pode fazer nada!
agora a iluminaçao...sim senhor..poderia ajudar nalguns dias nao muitos....
o ILS esqueçam e invistam esse possivel dinheiro noutras coisas necessarias!

Farto de Mamões... disse...

O requerimento deste deputado é muito oportuno e assertivo , porquanto o Aeroporto das Flores, sendo o mais ocidental do arquipélago e estando bastante afastado de qualquer alternativa viável (como acontece nos Grupos Central e Oriental), necessita de estar devidamente equipado e operacional com todos esses sistemas de navegação e segurança e bem assim da respectiva ilunimação.

Gasta-se dinheiro mal gasto em tanto pagode e poucas vergonhas, e muitas vezes não se atende ao que é essencial para permitir a operacionalidade do aeroporto , quer em termos de emergência, quer em termos de exploração comercial para horários mais alargados.

Estes investimentos no aeroporto são de facto estruturantes para o desenvolvimento da Ilha.

A extensão da fibra óptica também será uma grande mais-valia para as Ilhas Ocidentais.

Os Açores têm que formar, em termos de desenvolvimento estruturante, um conjunto homogéneo e não uma "federação de republiquetas" como hoje acontece.

(Actualmente temos a «República Oriental dos Ananazes» com a sua colónia mariense à ilharga; temos a «República Festiva da Terceira» com o seu gracioso quintal; a «República do Triângulo» e por fim a «República dos Milhafres do Ocidente».
Ora, todas as Ilhas dos Açores e todos os Açorianos devem ser tratados por igual, no que se refere às condições e acesso aos serviços públicos básicos.)

Somos uma Região Autónoma de Santa Maria ao Corvo e não um conjunto de republiquetas!

Anónimo disse...

O dr. Paulo Rosa deve saber isto muito bem mas de vez em quando lá necessita de um pouco de protagonismo, quanto aos outros
fixem bem o que vos vou dizer. Nunca haverá um voo comercial para as Flores á noite esteja no poder que partido porque isso implica muito mais do que uma iluminação nova e ponto final.

Anónimo disse...

mas vcs querem ter barulho de noite quando estão a descansar?
vão por mim deixem estar isso sem voos nocturnos ou não há descanso para ninguém. O deputado quer é que falem dele ccom as eleições tão próximas.

Anónimo disse...

Outra coisa e fugindo um pouco ao tem acho que o Paulo deveria também questionar o Governo
àcerca dos pacotes que a ZON e PT andam a fazer, hoje fiquei boquiaberto quando fui me informar, só mesmora quem é cliente "cabo"!!! Para quem já é penalizado com as interrupções de emissão em dias de chuva,parece-me de pouco bom gosto estas medidas não nos beneficiarem, é por estas e por outras que não tiro o cartão de eleitor da carteira em Setembro e Outubro. Não há dúvidas que estes Açres funcionam a várias velocidades!!! Lá sabe o mamão e as suas republiquetas !!!

Anónimo disse...

bem..julgo que o que se trata aqui nao será ter voos tão à noite como alguns leitores deixam transparecer...
o que se trata aqui poderá ser ter voos depois da hora de por do sol, uma vez que de momento tal nao é autorizado! assim, e com iluminaçao certificada, em alguns dias especificos, tipo em caso de avaria, mau tempo, que os voos sao atrasados,e por vezes cancelam a nossa ilha pelo motivo de por do sol, já seria possivel por um aviao nas flores um pouco mais tarde.... mas se calhar nao tao tarde como se possa pensar... regra geral, os avioes param em pdl por volta das 22h...salvo atrasos por diversas razoes..( avarias ou mau tempo) sendo estes atrasos esporadicos...
de qualquer forma acho que o Dep.Paulo Rosa faz mto bem em falar nisso.. protagonismo ou nao..faz bem... é a celebre faca de dois gumes... preso por falar ...preso por nao falar... qué que se ha de fazer ??

bem hajam a todos os que se interessam pela ilha:D

Ricardo Alves Gomes disse...

Adivinha de quem adivinha quem julga adivinhar que não se adivinha quem adivinhado estará, por excepção de partes:

"Qual é a coisa qual é ela,
que gosta do mar robusto e é molusco bem melhor que beringela?"

"Qual é a coisa qual é ela,
que tem nome de fruta terminada em "ão",
tem na escrita o bordão,
mas fecha-se que nem um botão,
para não ficar com arranhão,
pois todos desmascarão,
o nome do cidadão,
que é contra esta Nação?"

P.S.
De facto, este "comentário" nada tem a ver com o "post" em causa. Agradece-se a indulgência da Administração do Fórum.

Farto de "Mamões"... disse...

Essa fruta é o "mamão", oriunda da América Tropical e o seu nome cientifico é «carica papaya» da familia botânica das «caricaceae».

O "mamão" é um fruto versátil; é alongado, liso e de tamanho variável (neste item há muitos apreciadores...); contem vitamina A,C e K; é rico em cálcio, fósforo, sódio e potássio.

O "mamão" é bom para o intestino e não engorda e tem uma média de 80 Kal./unidade.

Há diferentes variedades desde o mamão mexicano, o mamão-do-amazonas e o «mamãozinho" (aqui nas Flores são conhecidos por "mamotes").

Embora o nosso clima seja temperado marítimo, os "mamões" e o "mamãozinhos" dão-se bem nalguns locais com micro-climas sub-tropicais e em locais virados a poente, desde as fazendas, fajãs e fajãzinhas...

Os "mamões" e os "mamãozinhos" aqui nas Flores já constituem uma considerável praga e estão ameaçando progressivamente as espécies endémicas...

Anónimo disse...

Dep Paulo Rosa estas a trabalhar bem,es o unico a falar dos nossos probolemas,força

Anónimo disse...

so fico triste por uma coisa....de minha casa é so um voto para o PP....se pudesse eram 500

Anónimo disse...

Oh moços, outro voltou...por agora em original,amanha em fotocopia provavelmente!

Anónimo disse...

As luzes no aeroporto servem apenas para situações de emergência. Valerá a pena o investimento com as Lages a escassas centenas de quilómetros?

O aeroporto das Flores não tem condições minimas para aterragens a sol posto.
Nem é preciso.

O deputado de vez em quando quer dizer que está vivo. E faz bem, desde que com fundamentos.

Lembram-se da defesas, como se fosse perito e engenheiro, que terminasse a proibição de construção na Ponta da Fajã?

Os votos, Sr. Deputado, podem dar muitas coisas, entre as quais lábia, agora ainda não dão conhecimentos técnicos.

Anónimo disse...

se alguem ficar doente nas flores de noite....tem as lajes da terceira a escassas milhas daqui....(burros)

Anónimo disse...

Tem o Centro de saúde onde pode ficar internado umas horas.
Ou não tem?

Tem evacuações por helicóptero.
Ou não tem?

Um bocadinho de juizo, bom senso e pés assentes na terra não nos ficavam nada mal.

Passou pela cabeça a um deputado levantar uma proibição, assente em fundamentos técnicos e definida por quem percebe, e faz-se-lhe a vontade só para alegrar a sua clientela, que depois, se levar com um calhau em cima, pede indeminização a nós todos.

Apetece a um deputado ter onde vive um aeroporto iluminado. Não se consultam técnicos, nem sequer se propõe um estudo. Apeteceu-lhe. Porque fica mais enfeitado. E lá vai a proposta e lá aplaudem as clientelas.

Alguém houviu o Sr. Deputado perguntar porque é que as Camaras das Flores nem tafulho deram a gerir meia duzia de camionetes de transporte público?
Não.
Não perguntou.
E porquê?

Bem faço eu que ando sempre de taxi.

Anónimo disse...

deves mas é andar a pé porque para andar de taxi é preciso ter dinheiro no bolso (e pagar)

Farto de Mamões... disse...

O melhor é o governo ou a empresa dos aeroportos fechar o aeroporto pois vejo que há muita gente nas Flores que se contenta com pouca coisa.
Não têm ambição e quando há um deputado que cumpre o seu dever vem logo um exército de miserabilistas e ignorantes dizer que o homem deve estar calado.

Então, os deputados são eleitos para fazerem de "corpo-presente" ou para fiscalizarem as administrações e apresentarem propostas para melhoria nas condições de vida dos seus eleitores?

Para alguns o melhor é mesmo irem de burro...

(Óbviamente que as melhorias preconizadas para o aeroporto têm como horizonte o médio prazo, pois enquanto houver as actuais limitações, o turismo e o tráfego comercial interno não se desenvolverão, e a ilha vai ficando cada vez mais periférica e a receber "toiristas" de meia-tigela que não se importam com cancelamentos ou dormirem em barracos).

Anónimo disse...

Anónimo 31 de Julho 22h04m,

Il Duce não deseja mal a ninguém, por isso só lhe desejo muita saúde a si e aos seus para que não precise nunca de ficar internado umas horas no CSSCF ou à espera do helicóptero! E por falar nisso, para quando um helicópteroda FAP "a postos" no grupo Ocidental?

Viva Portugal! E viva a saúde!

Il Duce

PS: O comentário acerca do CSSCF não visava competências pessoais.

Anónimo disse...

ó home já foi dito que este aerporco não tem condições de dia e de noite pior eu não quria vir neste avião. o melhor é começar a fazer outro ali pelo lado das lajes.