domingo, 26 de julho de 2009

Distinção internacional atribuída à divulgação da Astronomia... nos Açores

A Comissão Internacional do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) decidiu premiar a dedicação dos milhares de astrónomos amadores e profissionais que deram corpo à iniciativa «100 horas de Astronomia», no passado mês de Abril, e Portugal recebeu duas d[ess]as distinções.

Ana Mourão levou a astronomia ao ponto mais ocidental da Europa, pelo seu empenho em "pôr a ilha das Flores no mapa do Ano Internacional da Astronomia 2009" e em "ultrapassar o isolamento". A especialista do CENTRA, unidade de investigação do Instituto Superior Técnico [IST], foi galardoada na categoria «Participação Individual Marcante».

Em apenas uma semana e após 21 voos e cinco viagens de barco, à mercê do mau tempo, Ana Mourão e a equipa do CENTRA promoveram observações astronómicas e nove palestras científicas em seis das ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores, reunindo mais de mil estudantes.

"Este tipo de iniciativas é um modo de apoiar as escolas e de fazer notar que as barreiras geográficas, que por vezes justificam a insularidade, podem e devem ser ultrapassadas. No nosso caso, permitiu mostrar que estamos todos no mesmo planeta", esclarece Ana Mourão.

Graças ao apoio do grupo de Astronomia do Núcleo de Física do IST e dos docentes das diferentes ilhas, a investigadora conseguiu responder ao entusiasmo de estudantes que, pelo seu isolamento geográfico, raramente têm oportunidade de participar em eventos desta natureza.


Curiosidade latente

Na ilha das Flores, por exemplo, todos os alunos do 4º ao 12º ano assistiram às celebrações das «100 Horas de Astronomia» e no fim da palestra proferida na Escola Básica e Secundária das Flores – intitulada «Os Filhos das Estrelas», em que se falou do Big Bang, de quarks e leptões, das galáxias e do pó de estrelas – os alunos ouviram e intervieram.

No final, pediram: "Senhora, conte mais uma história!". E a sessão teve de continuar, desta vez procurando dar responder a "Por que é que a Lua não cai?", recordou Ana Mourão.

A investigadora do CENTRA reconheceu: "Isto dá-nos a confirmação de que estamos no caminho certo e que vale a pena trabalharmos com dedicação". Acrescentou ainda que "o Instituto Superior Técnico é conhecido pela sua grande dinâmica e cultura empreendedora".


Notícia: portal «Ciência Hoje», RTP/Antena 1 Açores e «Diário Insular» [com leitura apenas possível para assinantes].
Aquando da realização dos referidos eventos sobre astronomia, havíamos publicado dois textos para divulgação dos mesmos: "«100 horas de Astronomia» na Escola" e "Ilha das Flores celebra durante 2 dias o Ano Internacional da Astronomia 2009".

Saudações florentinas!!

6 comentários:

Ricardo Alves Gomes disse...

Excelente.

O "caminho" passará, cada vez mais, por iniciativas e execução de projectos destes. E de outros, similares, em áreas congéneres.

Só temos que saber aproveitar da melhor maneira o que é nosso e que nos diferencia.

Ao início, parece complicadíssimo e levanta-se um mar de dúvida e cepticismo.

Mas depois, ultrapassadas as dificuldades dos primeiros passos, tudo se conjuga para "fazer caminho andando". O mais possível!

Farto de Mamões... disse...

São iniciativas como estas que elevam o nível cultural dos nossos adolescentes e jovens e aguçam a curiosidade pela ciência.

Mais cedo ou mais tarde, o caminho da Humanidade vai ser o "Caminho das Estrêlas" e é urgente divulgar/experimentar/estudar todos os fenómenos ligados à astronomia, astrofísica, exploração espacial ou a utilização do espaço do ponto de vista económico como a próxima fronteira e "ZEE" do planeta Terra.

Bem hajam todos os que colaboraram nesta iniciativa extraordinária e daqui envio os meus sinceros parabéns à investigadora galardoada, Ana Mourão, pelo empenho e entusiasmo colocado na celebração do «Ano Internacional da Astronomia».

Farto de Mamões... disse...

Aqui o video de promoção do Ano Internacional da Astronomia:

###clickar no nick FDM####

Anónimo disse...

Atirem foguetes.
FDM disse bem de uma coisa!
Estará sóbrio, depois do fim de semana?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa: o jornal «Açoriano Oriental» noticia que "os cientistas do Centro Multidisciplinar de Astrofísica, do Instituto Superior Técnico (CENTRA/IST), estão disponíveis para estabelecer “uma ponte” com as escolas açorianas, que não deixe morrer o entusiasmo criado com as iniciativas ligadas ao Ano Internacional da Astronomia."

Fórum ilha das Flores disse...

Mais uma adenda informativa: o «Jornal Diário» noticiou que Ana Mourão, investigadora do Instituto Superior Técnico, recebeu [no passado dia 11 de Agosto] um prémio internacional pelo projecto «100 horas de Astronomia nos Açores».