quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gestão (em 2006) do Centro de Saúde de Santa Cruz... está em julgamento

Encontra-se em julgamento no Tribunal de Contas a gestão do ano 2006 do Centro de Saúde de Santa Cruz, na ilha das Flores. A três dos [quatro] membros do Conselho de Administração da altura, é pedida responsabilidade financeira: mais de 2 milhões e 900 mil euros foram gastos sem cabimento orçamental.

2 milhões e 625 mil euros reportam-se a dívidas de anos anteriores e cerca de 300 mil euros são referentes à gestão de 2006, dinheiro aplicado em compras de produtos farmacêuticos, alimentares, meios de diagnóstico, apoio ao tratamento ambulatório e deslocação de doentes.

O Tribunal de Contas está a apurar qual a responsabilidade dos três elementos do Conselho de Administração [do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores]: Emiliana Dias, Fátima Avelar e Olga Mateus. O outro elemento do Conselho de Administração, Carlos Marques, optou por pagar voluntariamente uma multa e, desta forma, não se chega a apurar a sua eventual responsabilidade no caso.

Pelo que ficou dito hoje de manhã no Tribunal, a SaudAçor assumiu o pagamento dos 2 milhões e 625 mil euros, mas o problema é que essa assumpção não foi assumida nas contas de 2006 [do Centro de Saúde], nem relatada ao Tribunal durante o processo de relatório de verificação interna de contas que detectou as referidas irregularidades. As irregularidades dizem respeito a autorizações para pagamentos de despesas sem que o Centro de Saúde tivesse, efectivamente, esse dinheiro.

O Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores já tinha sido sujeito a outras verificações do Tribunal de Contas e em todas [essas verificações internas de contas] tinha sido detectado o mesmo problema, ou seja, pagamentos de despesas sem cobertura orçamental e também em todas as [anteriores] verificações a Administração do Centro de Saúde se tinha comprometido em encontrar soluções para o problema, junto da secretaria [regional] da Saúde.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

eu sei que não gastei nem um centimo.

Anónimo disse...

Pois não sei se vai melhorar com a actual gestão afinal a pequena trabalha com o pereira já deve ter licenciatura na asneirada!

Anónimo disse...

este miúdo das 10,52 que se julga muito esperto e anda todos os dias a dizer mal do senhor pereira qualauer dia fica com o rabo trincado.

farto de mamões... disse...

Últimamente a Ilha das Flores, e em especial o concelho de Santa Cruz, tem sido notícia em todos os orgãos de comunicação açorianos, e pelas piores razões.

Quanto ao caso do Centro de Saúde, é um caso tipicamente de irregularidades financeiras, pois o respectivo C.A. autorizou a realização de despesas que não estavam orçamentadas.

Há também muita incompetência e também era bom que soubéssemos até que ponto a tutela politico-administrativa (Secretaria da Saúde e Assuntos Sociais) sabia dos problemas do crónico sub-financiamento do Centro e qual foi o comportamento da respectiva inspecção interna.

Por esses Açores fora - e em muitos organismos - tem havido problemas desta natureza, e uma das razões é a nomeação de gente incompetente para os lugares de administração.

O Governo Regional também tem muita culpa nestas irregularidades, desde a nomeação dos orgãos de gestão até ao acompanhamento na gestão (ou falta dele...) desses departamentos com autonomia financeira.

O mesmo acontece nas Câmaras Municipais que nomeiam para a Administração das suas Empresas Municipais elementos que nem ler um "extracto de conta" ou um "balancete" sabem, mas como são amigos, familiares ou portadores de cartão partidário entram para essas administrações e depois os déficits e as dívidas acumulam-se assustadoramente.

Neste caso específico a culpa destas irregularidades podem não ser só das pessoas visadas, mas sim de todo o "sistema" que já é doença nacional.

farto de mamões... disse...

Hoje na Assembleia da República o inefável Ministro da Economia, Dr. Manuel Pinho agitou o parlamento ao exibir uns cornitos.

Para descontraírmos neste fim de tarde muito abafada favor clickar no nick.

A politica tuga no seu melhor "nível"....

Anónimo disse...

pois é a dra. emiliana foi apanhada nessa trapalhada, e as tantas nem sabia de nada, deve estar bem nervosa, ela coitada timida, e assustada contudo, faço ideia o que ela, não está passando, deve estar bem arrependida de ter aceite o cargo.
agora a nova gerente gerenciada pelo teu tutor que lhe arrnajou o taxo vai ter tudo direitinho, ela parece ter tentado meter ordem na capoeira , pois há quem não esteja contente então juntam-se no laboratório a descozer, como faziam com a olga, ouvi alguem comentar que é preciso fazer continencia a chefe, pois chefe é chefe e na boca do senhor pereira tudo o que tem licenciatura é dr.
não sei como ele faz a diferença ,com os que realente são doutores. santa ignorancia!!!!!!e complexos de superioridade!!!!!

Anónimo disse...

Este pereira está metido em todas: ele gosta de meter o fucinho em tudo!
A chefe, como gosta de ser chamada, não passa de uma menina mimada que ainda não sabe como funciona o Mundo real. Ela vive num conto de fadas patricionado pelo partido socialista. Não compreendo onde ficou a instrução de berço do PSD?

Anónimo disse...

corta-lhe o fucinho.

Anónimo disse...

O pereira e a pequena de PDL são farinha do mesmo saco!
Tenho pena da Dra Emiliana, por ser boa pessoa sofre as consequências e maldade de pessoas como os dois atras referidos.
Aquela cara de maria madalena arrenpendida engana bem, chefe é chefe e eu sou Dra! Nesta terra de licênciados todos são doutores. Ai que mania eu tenho de andar sempre no bota abaixo e ser sempre do contra, não é defeito é feitio!

Anónimo disse...

A seguir deveria ser a câmara onde a corrupção abunda mas para estes não há justiça

Anónimo disse...

e doutorazeca está prenha do senhor engenheiro, vai ficar muitos dias em casa, então a capoeira vai andar a deriva novamente. e as funcionarias no coxixo nos cantinhos, trabalhar, não é com elas,as novidades todas são fabricadas no centro de saúde, aquilo lá é pior que a tipografia de um grande jornal . ninguem resiste a tesoura na hora da sigarrada.na fisiotrapia são sempre os mesmos, a senhora do manel mania pensa que aquilo é só dela vai todo o ano, deve gostar de ir actualisar o jornaleco. ela não sabe que há mais pessoas com mais necessidade de fazer fisotrapia, que ela, ou pensa que o pessoal é obrigado a aturala todo o ano. tenha dó d.

Anónimo disse...

A esposa do manuel mania é vip pode usar aquele espaço todos os dias do ano. Além disso a sra trabalhou muito precisa de uns calorzinhos na coluna!

Anónimo disse...

Oxala nunca chegue o dia que os licenciados deixem de chegar a esta terra... se chegar a esse ponto... cairemos na ignorancia total!

Um bem haja aos jovens que procuram se formar e voltam para ajudar a sua ilha!

So sabem criticar!

Anónimo disse...

esperiença de trabalho nenhuma muito vale aqueles cursos da escola profissional.

Anónimo disse...

Respondendo ao anónimo do dia 4 de Julho, digo que o (a) cidadâo (â) revela uma completa ignorância pelo que é e como funciona a fisioterapia. Se precisar desses serviços, ninguém lhe tira a vez, só tem de se dirigir ao seu centro de saúde e marcar uma consulta para um fisiatra que por sua vez lhe prescreve um programa de tratamento (caso necessite) e este lhe será prestado na referida unidade.

Anónimo disse...

Respondendo ao anónimo do dia 9 de Julho das 17h17 o seu comentário não é dirigido a ninguém em concreto mas sim a todos os comentadores do dia 4 de Julho, para a próxima já sabe, coloque a hora do comentário.
Deves ser novata aqui no fórum, tem cuidado pois a tua big boss, a chefe queimadinha não gosta muito desta únidade de fisioterapia. São muitos gastos e poucos resultados!

Anónimo disse...

Abriu algum concurso publico para o centro de saúde ou é a camara que está a pagar os honorarios, alojamento, alimentação, viajens (mais sei lá o quê) ao assessor e auditor com estratégias.
Já não sei se esta "estrategia" de camara para castanheiro e agora centro de saúde não terá "algo" em comum, é que são muitas coincidências e o interveniente é sempre o mesmo! Alguém me sabe dizer porque não se dá oportunidade a um açoriano ou empresa para ganhar estes honorários!? Não sou gestor mas estou ciente que seria mais económico e mais transparente! Acho esta requisição de serviços ou concurso público muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito... estranha!

Anónimo disse...

Concordo com um comentário daqui do blog, a proxima revistoria devia ser à Camara Municipal, visto que o Sr. "Doutor" Presidente da Camara nao tem nada a esconder!

O certo e sabido é que quem tem taxos ai nessa ilha, é tudo pelo P.S., e o Presidente da Camara Municipal das Flores, é quem mais desvia para a algibeira.

Julgam-se todos pessoas muito sérias, muito honestas, mas basta alguem que sabe de mais abrir a boca e vai-se tudo pelo ar.

E porque sera que ali na camara sao todos muito amiguinhos? Talves porque todos eles tem o seu telhadinho de vidro!