quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Livro "Roteiro Histórico e Pedestre"

O livro foi apresentado [no passado dia 16] na V Bienal de Turismo Rural Atlântico e servirá como instrumento de trabalho para os historiadores e visitantes da ilha das Flores.

A obra é escrita em português e inglês, para maior acessibilidade, e é composta por 382 páginas preenchidas por textos e imagens da ilha das Flores. O autor é Pierluigi Bragaglia, italiano radicado nas Flores, e compila duas obras publicadas em 1995 e 1999, numa reedição melhorada. O livro aborda a história e geografia dos dois concelhos da ilha, Santa Cruz e Lajes, e está organizado por freguesias para maior acessibilidade.

"Ilha das Flores - Açores - Roteiro Histórico e Pedestre" pretende dar algum material aos historiadores e ajudar os visitantes na exploração da ilha pelas vias pedestres. Dentro de algumas semanas, o roteiro será complementado com um extra sobre os trilhos da ilha.

Notícia: RTP/Açores e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

FDM (boneco vitual e que dá os seus mais sinceros parabéns ao Pierluigi)... disse...

Uma obra muito interessante, exaustiva quanto à investigação produzida e muito útil aos turistas que nos visitam e que apreciam a nossa natureza viva e exuberante.

Dou os meus parabéns ao autor, o qual já demonstrou possuir um extraordinário amor à nossa Ilha.

De facto, para ser "florentino" não é preciso ter sido nado e criado cá.

Um livro original muito bem feito e que não recorreu aos emplastros ou a plágios muito recorrente nalguns «escritores» e «investrigadores históricos» que se pavoneiam por essas ilhas fora...

Anónimo disse...

este autor é o tal que diz que a sua casa é um palacete do sec XVIII, com frescos nos tectos?

Anónimo disse...

será ! com a leitura do livro o fdm vai descobrir onde ficam os tais nascentes de água.

Salazar II disse...

se soubessem o que eu sei,se soubessem o que eu sei...
Investiguem,investiguem e depois quero ver se continuam a dar palmadinhas nas costas de alguns intrusos...

tila disse...

gostaria de dar um forte abraço ao Pierluigi Bragaglia,italiano radicado nas Flores e felicita-lo pelo livro que aborda a história e geografia da ilha das Flores.Porque será que quando um pirilampo brilha lá vêm as cobras invejosas à procura de um momento para o comer ?Os florentinos deveriam apenas agradecer a quem tambem ama a sua ilha...Temos de nos unir já que o oceano tanto nos afasta.

Anónimo disse...

parece que voces conhecem bem a rota! so podem ser pescadores.

Anónimo disse...

Isto é de um bairrismo estúpido!
e a tentativa de atacar o italiano feita pelo salazar2? Aliás, devo dizer que tais atitudes mesquinhas nunca foram apanágio do seu adorado ídolo!
E é engraçado como atiram "bocas" assim, mas os esqueletos são tantos que não cabem todos no guarda-fato!
Já agora, acho que este senhores, deviam dar o corpo ao manifesto e abrir uma sede do PNR, ou entâo, juntarem-se todos á volta de uma foto de Hitler, e rezar para que nunca precisem de um estrangeiro, ou intruso, como alguem referiu!
Mas espera ai, não foi á muito tempo que os franceses sairam, e muitos porquinhos foram engordados a custa deles! Não é engraçado como a memória é curta?

Anónimo disse...

Um grande bem haja ao Pierre, que nunca me fez mal algum, e que até agora tem sido uma grande mais-valia para a ilha das Flores!