quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pilotos reúnem em Janeiro para discutir "repreensão" da Administração da SATA

Os pilotos da SATA vão reunir-se em assembleia no início de Janeiro para discutir a carta que a Administração da empresa colocou num portal público a repreendê-los por "perturbarem" a actividade da Direcção de Operações de Voo da companhia.

A nota do Conselho de Administração da SATA foi colocada [há duas semanas atrás] na parte pública do portal da DOV (Direcção de Operações de Vôo) e posteriormente retirada, mas nela a Administração [da SATA] considerava "incompreensíveis e lamentáveis algumas atitudes recentes que, intencionalmente ou não, introduzem factores de perturbação na actividade da DOV".

Entre os reparos aos pilotos contava-se "a utilização do portal da DOV para comentários depreciativos ou pretensamente irónicos, assim como outro tipo de acções" que a Administração [da SATA] considerou "completamente inaceitáveis, não só por representarem desconsideração às pessoas envolvidas", por "degradarem o bom relacionamento e espírito de equipa" e por "colocarem em causa a autoridade das decisões da Administração". A mesma nota da Administração [da SATA] começa mesmo por referir que "no uso dos poderes que lhe estão legitimamente conferidos, nomeou a equipa da Direcção de Operações de Voo, que apoia".

A Direcção de Operações de Voo da SATA Internacional foi remodelada em meados de Outubro, quando quase todos os elementos que a compunham abandonaram funções, à excepção do próprio Director de Operações de Voo. Apesar de terem alegado motivos diversos, saíram ao mesmo tempo o Chefe de Pilotos, os Chefes de Frota dos A-320 e dos A-310, cinco Line Training Captains (LTC, pilotos formadores em voo), bem como a chefe de pessoal de cabina.

O clima de tensão entre os pilotos da SATA e a Administração [da companhia] atingiu um ponto alto na sequência da aterragem violenta do Airbus A-320 "Diáspora", a 4 de Agosto [passado], no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel]. O avião seguia com 166 passageiros e sete tripulantes a bordo e foi posteriormente objecto de uma troca nos trens de aterragem. Fontes da companhia, contactadas pela [Agência] Lusa, consideram que a Direcção de Operações de Voo não terá feito tudo ao seu alcance para "proteger" o piloto responsável pela manobra.

A nota da Administração [da SATA] no portal da DOV terá constituído a "gota de água" que levou os pilotos da SATA a pedir ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) que agendasse a assembleia de empresa. Na agenda da assembleia estará a "análise, discussão e medidas a tomar" quanto à nota do Conselho de Administração [da SATA].

O SPAC e a SATA confirmaram à [Agência] Lusa a realização da assembleia em inícios de Janeiro. Fonte oficial da SATA escusou-se, no entanto, a comentar o tema da assembleia, por considerar que se trata de "um memorando interno" que "infelizmente foi tornado público".

Quanto à demissão em simultâneo de quase uma dezena de elementos da anterior Direcção de Operações de Voo, a mesma fonte oficial da SATA afirmou que a companhia não relaciona esse facto com qualquer contestação ao Director de Operações de Voo, sublinhando que os demissionários pediram para sair "invocando motivos diversos e de carácter pessoal".


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «A União», secção de economia da edição on-line do «Público» e TVI 24.
Saudações florentinas!!

28 comentários:

Anónimo disse...

se o aeroporto tive-se nas lajes a sata tinha chegado da parte da manhã ás flores não precisava andar no faial adiar o voo por causa do nevoeiro em santa cruz. mas enfim hà erros que se tornão caros.

web2010 disse...

o que vale é que pareçe que os proximos investimentos serao feitos nas Lajes! assim ja podemos mandar o lixo ai para cima para ser separado ! aquela cambada de malandros que anda nos cafes das lajes todo o dia...vai la para cima separar lixo ! quanto ao aeroporto...esta muito bem onde está..contenta-te com o teu baco de 15 em 15 dias e quando quiseres ir pa fora...ou vai de barco ou vem á cidade !

MILHAFRE disse...

Allô pessoal, o Dr.Pardal já está fazendo as malas de regresso.

Bom ano para todos e até já!

Anónimo disse...

o anonomo do dia 4 de janeiro ás 15:19 é tolo ou faz-se?

Anónimo disse...

ouvi na fagã grande que o progecto do novo aeroporto entre a ponte capitão vai mesmo avançar para assembleia. está muito certo precisamos de um aeroporto em condições e que seja grande .

Investeurope disse...

Pelos vistos acho que precisam é de mais uma ESCOLA e não de um AEROPORTO...pois quem escreve "fagã" em vez de "fajã" e "progecto" em vez de "projecto"...precisa de tudo , menos de um aeroporto!
Precisa sim é de uma escola!!
Pelos vistos o anonimo das 11:39 a escrever é como um burro a olhar para um palacio..se calhar ate pior !!

Anónimo disse...

não sei quem é o autor do projecto a cerca do novo aeroporto das flores mas tem todo o meu apoio. sempre em frente.

Anónimo disse...

mas alguém pode explicar porque se precisa de um novo aeroporto?!

Anónimo disse...

É só preciso para fazer passar algumas dores de cotovelo de algum pessoal da provincia.

CAM disse...

Uma pista de aviação deve ser sempre orientada na predominâcia dos ventos no local, tendo atenção á média dos 365 dias do ano.
Ter em conta os niveis médios de tempratura do ar e pontos de oravalho ( quando iguais temos Nevoeiros).
Altitude do local, quanto mais ao nivel do mar melhor, mais perfumânce nas aeronaves em especial á descolgem em dias quentes, logo pistas mais curtas.
Em inglaterra durante a 1ª guerra mundial tinham uma orientação de 360º ou seja eram em circulo, o que significava aterragens com qualquer direcção de vento.
Vou ficar por aqui...
Bons voos e boas aterragens

Anónimo disse...

Finalmente V.Excia regressa!!!!!
Este espaço sem os seus comentários, perde qualidade, quiça, tenho duvidas da sua continuidade....
Anseio pela pertinência, oportunidade, verticalidade e purismo linguistico das suas intervençõ0es.Vai votar, digo, apoiar Santana?

Anónimo disse...

CAM,
obrigado pela lição em princípios de aeronáutica, mas fica por responder a pergunta que fiz:
Qual a necessidade de construir um novo aeroporto?

Anónimo disse...

um esclarecimente a quem é um pouco lento de memória. para que é mais um novo aeroporto. já uma vez aqui expliquei que precisavamos de um aeroporto grande para o desenvolvimento da ilha que póça aterrar aviões como a tap e outros mais e sabendo que o de santa cruz não tem estas condições nem espaço para aumento.

CAM disse...

Sem duvida, embora não seja o melhor é sério e gosta de coisas belas da mãe natureza.
Julgo que é alguem com força e capacidade para levar Portugal a outro rumo.
Um grande abraço caro amigo.
Para anómino de 7ás 09.40 Quanto a necessidade de outro aéroporto,é um assunto que não se pode dizer, nem sim, nem não, muito memos bairrismos.Tenho uma opinião meramente aéronautica e económica, que julgo não ser este o local próprio para a expor, mas estou aberto a discussão no Facebook.
lajedasflores,@gmail.com

Anónimo disse...

em frente com um novo aeroporto. em frente com o desenvolvimento das flores e corvo. todos unidos venceremos o desenvolvimento das nossas ilhas.

Anónimo disse...

Se os novos aviões precisam de menos pista para aterrar é como se a pista de Stª Cruz crescesse. Por isso esperem sentados. Quanto aos Airbus esses já têm muitas pistas nos Açores.

Anónimo disse...

mas este tolo anónimo das 01,52 nem para a sua terra puxa o bem. como poderá ir para a frente esta ilha com gente desta laia.

Anónimo disse...

Ó 9:30, é uma questão de logistica: Os aviões grandes descarregam nas ilhas maiores e os mais pequenos fazem o transbordo. E não achas que se assim fosse a ilha teria de ir para a fila? Eu não sou tolo (eh, eh, eh, figura-te) nem megalomano. Juizinho. Para que haveria-mos de querer a ilha cheia de camones? Para a estragar?

Anónimo disse...

então outra pergunta se levanta: para quê aviões da tap ou de outras companhias aqui? traziam as pessoas (se é que vinham mais pessoas...) e punham-se onde? a dormir na relva?
e faziam o quê, contavam vaquinhas?

Anónimo disse...

tal desgraça, querer mais um aeroporto nas flores e ainda para aviões grandes he he he--para quê? para andar vazio pra cá e pra lá? tenham juizinho. santa cruz tem um aeropoto que dá e chega. fazer um aeroporto nas lajes aonde? rochão de junco? ponta do capitão? haja saude.

Anónimo disse...

agora precisamos dum dicionário mesmo velhinho do tempo da segunda guerra mundial pra dar ao anónimo das 21:21 que escreve; predominâcia/tempratura/oravalho/
perfumance/descolgem etc.

claro como o outro acima diz, precisa-se é duma escola de adultos

Anónimo disse...

alguem sabe-me dizer quantas vezes a sata concelou os voos para as flores desde quinta feira da semana passada até domingo.

Anónimo disse...

escola de adulto, para corregir os erros da falta de prática no teclado ou de boas maneiras para certas bestas .

Anónimo disse...

e ainda tem muitos voos para cancelar este mes. é por isso que precisamos um novo aeroporto entre a ponte capitão e a ribeira fundo e aquele de santa cruz fica para os moços não andarem na praça a rasgar o cu das calças criarem ovelhas. e cabras.

Anónimo disse...

por amor de Deus, peçam algo possivel! Eu subscrevo.

Anónimo disse...

algo possivél é um novo aeroporto não é impossivél de se fazer.em s. miguel o aeroporto era na ribeira grande e fizeram um em ponta delgada em lisboa tem outro e vão fazer um novo. não vejo que seja impossivel fazer um novo nas flores e com melhores condições.

Anónimo disse...

santa cruz será sempre st cruz as lajes será sempre lajes e voces como é que algum pensa descer santa cruz a freguesia ?
conhecem alguma vila em portugal que tivese dessido a fregusia?
vocez sao todos zés nabos

Anónimo disse...

Não desperdices a oportunidade, aproveita, algo possivel, dou um máximo de 3 anos e está feito, eu suscrevo, com a voça ajuda claro.