segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ferry Atlântida vendido por 42,5 M€s

dois anos parado no cais dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, depois de rejeitado pelo Governo [Regional] dos Açores, o ferry Atlântida deverá ser entregue, dentro de sete meses, à Venezuela, num negócio que renderá aos cofres da empresa pública 42,5 milhões de euros.

A informação foi avançada ao «Diário de Notícias» por José Luís Serra, um dos administradores dos ENVC, e resultado do acordo alcançado pela delegação da empresa que reuniu em Caracas, no fim-de-semana, liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Veiga Anjos.

Recorde-se que em Dezembro de 2009, Governo Regional dos Açores e a empresa pública com sede em Viana acordaram resolver o diferendo em torno do Atlântida (e também do segundo ferry, Anticiclone), com o pagamento, pelos ENVC de 40 milhões de euros. O acordo agora alcançado na Venezuela deverá ser oficializado quinta ou sexta-feira. Com este negócio, que até fica acima daquilo que o construtor naval ainda tem de pagar aos Açores, os ENVC vão assumir as "necessárias obras de adaptação" do ferry Atlântida, nomeadamente na porta de desembarque do navio, que tinha sido feita à medida dos portos dos Açores, entre outras modificações. "Tratam-se de obras relativamente simples de se fazer, por isso temos esse prazo curto para a entrega", explicou José Luís Serra. Para trás fica um ano de negociação, envolvendo EmPorDef, administração dos ENVC e, até, José Sócrates, que acompanhou Chávez na visita aos estaleiros de Viana, e ao navio, a 24 de Outubro de 2010.


Notícia: «DN», «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que o barco foi vendido!
Ao menos certas consciências, que tudo fizeram para que o negócio não funcionasse nos Açores, ficam tranquilas.

Anónimo disse...

Este está na minha garagem! :D