terça-feira, 5 de abril de 2011

Quatro meses depois das derrocadas: vida na Fajãzinha está normalizada mas instabilidade dos taludes preocupam

A vida na freguesia da Fajãzinha regressou à normalidade quatro meses depois das derrocadas que obrigaram a população a abandonar as casas, mas os taludes ainda apresentam alguma instabilidade.

“A vida voltou à normalidade na freguesia e, de uma forma geral, a segurança está garantida, mas ainda há alguma instabilidade nos taludes”, afirmou [ontem] Miguel Costa, director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, em declarações à Agência Lusa. Miguel Costa, que está na Fajãzinha a avaliar os trabalhos que têm vindo a ser realizados na freguesia na sequência das derrocadas de Dezembro, salientou que está em curso uma intervenção “estruturada” nos taludes, que pretende criar “bacias de retenção” para evitar novos deslizamentos.

A Fajãzinha foi atingida a 3 de Dezembro por derrocadas e inundações que deixaram a localidade sem água, nem electricidade, o que obrigou os cerca de 80 habitantes a mudar durante alguns dias para um aldeamento turístico. As derrocadas deixaram também a localidade sem acesso por via rodoviária, pelo que foi necessário abrir um caminho alternativo. Segundo Miguel Costa, esta via provisória vai passar a ser o acesso principal à localidade, pelo que se torna necessário “consolidar a estrutura da estrada”. “Este acesso foi feito de uma forma provisória com os meios existentes na altura para garantir o acesso à freguesia, mas agora, como vamos assumi-lo como acesso principal, é preciso consolidar o projecto”, afirmou.

Nesta deslocação à Fajãzinha, Miguel Costa esteve também a analisar alguns problemas detectados no ramal de acesso à Fajã Grande e à Fajãzinha, nomeadamente ao nível da drenagem da estrada. “É preciso reavaliar o sistema de drenagem para que não drene para o talude”, frisou o director regional, que esteve também a avaliar os trabalhos de remoção de entulho e de limpeza da localidade.


Notícia: rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

em pouco tempo vai ser entreposta uma acçãa catelar para congelar uma conta ate serem apresentadas contas aquem de direito sendo a pupulação a parte mais entressada

Anónimo disse...

Felizmente nesta terra já estamos habituados ao provisório se tornar permanente...

baldes disse...

nunca mais vai haver inhames como intigamente.

Anónimo disse...

o baldes inhames como tu nunca faltara