quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"Japonês-micaelense" é língua oficial?

Campanha [de divulgação turística] que aborda a “língua” açoriana é patrocinada pelo Governo Regional dos Açores: “Mêm de veras” e “Eles dân carre à gente” são duas das frases publicitárias que estão a ser utilizadas em cartazes de grande formato em Lisboa pelo operador turístico SolTrópico. E que parecem não estar a agradar a muitos açorianos.

A frase comum às duas expressões, e que serve de fio condutor à promoção daquela agência, é “Por este preço, comece já a praticar o seu açoriano”. O que, diga-se de passagem, não é propriamente aconselhável fazer quando os turistas chegarem aos Açores, pela possibilidade da sua “fluência” ser facilmente entendida como “escárnio” da idiossincrasia açoriana.

Não é, de resto, uma questão de idade, uma vez que esta campanha [publicitária] da SolTrópico está a ser divulgada, e fortemente criticada, na internet.

Curiosamente são os próprios açorianos que estão a pagar por esta campanha. De acordo com uma decisão da Secretaria Regional da Economia, foi atribuída em Agosto uma verba de 60 mil euros àquela empresa para ser utilizada em publicidade até ao final do ano. O contrato refere “a promoção do destino turístico Açores no mercado nacional, através do desenvolvimento de um plano de marketing e comunicação que inclui exibição de outdoors na zona da grande Lisboa e na zona do grande Porto; emissão de spots de rádio; exibição de anúncios na rede de Multibanco; exibição de banners em sites da internet especializados em turismo; e inserção de anúncios na imprensa especializada e genérica”.


Même de veras? Même!!! E até dân carre... O pió, même, é quêles podim nã tá a gostá...

Notícia: «Diário dos Açores».
De relembrar que a ATA [Associação de Turismo dos Açores, de capitais públicos] já investiu 400 mil euros na construção de um sítio na internet para promoção turística, sendo que recentemente foi efectuado mais um ajuste directo (no valor de 65 mil euros) para pagar os serviços de manutenção dessa página na internet.

Saudações florentinas!!

6 comentários:

Quem é tê pá? disse...

Antes falar «micaelense» do que falar à moda dos maricas de Lisboa!

Frederico Cardigos disse...

Fortemente criticada...? São 300 pessoas na página do facebook indicada... Cerca de 0.1% da população dos Açores. Penso que já li muitas mais a elogiar entusiasticamente a mesma campanha e pessoas dos Açores. Parece-me uma notícia claramente forçada.

Anónimo disse...

O fundo da questão é se faz sentido utilizar um sotaque típico duma única ilha para promulgar uma região constituída de nove, e se , conhecendo a beleza dos Açores, não haverá nada mais positivo e inteligente.
Mas ao ver que a ATA adjudicou 400.000€ a 3 empresas diferentes para criar e manter uma página na internet, percebe-se melhor funcionamento destas "instituições" ...

Flower Power disse...

Sim Sr. Cardigos...300 no FB e tendo em conta a nossa dimensão...pode-se dizer "fortemente criticada"....ou pensa que todos têm FB???
Além disso...essas promoções feitas pelo nosso "executivo" para encher a barriga dos Bensaúde já chateia...já basta encher-lhes a barriga na vertente energética da região ("negociata" da EDA/Fuel)!
E o Sr. Cardigos, com elevada responsabilidade ambiental, não faz nada neste aspecto (ou não o deixam)! E já agora, o Sr. da Economia também não!
E assim, continuam a sair milhões para pagar o fuel e a ficar cá a "porcaria" resultante do seu manuseamento e da queima!
O Sr. Cardigos em vez de perder tempo na net e no FB, deve-se é preocupar com a sua responsabilidade social, que é para isso que os açorianos lhe pagam o ordenado!

Anónimo disse...

antes falar á moda das flores a ilha mais bonita dos açores

Anónimo disse...

Este Federico Cardiagos deveria ter vergonha do cargo que possui, e quero-lhe dizer que você é um incapaz, onde já se viu uma ilha classificada como reserva da biosfera com duas lixeiras a céu aberto? Tenha vergonha e trabalhe para bem do ambiente pois é para isso que pagam!