sábado, 29 de outubro de 2011

Petição pública pelo não encerramento da Secção de Bombeiros nas Lajes

Foi criada esta Petição com o intuito de travar o encerramento da Secção destacada de Bombeiros das Lajes das Flores.

São apontadas [pela Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores] como razões para este encerramento a falta de meios humanos e a sobrecarga horária dos elementos efectivos da Secção. Desta forma o encerramento da Secção vem ditar a racionalização de meios. A minha pergunta é: serão meramente razões de racionalização de meios ou contenção das despesas? É mais importante as despesas com novos meios humanos ou a vida das pessoas?

É uma decisão que se pode revelar perigosa para a operacionalidade e prontidão do socorro dos bombeiros, matéria em que não deve haver decisões imponderadas e experimentalistas. Não basta trabalhar, é preciso trabalhar bem! Há matérias que precisam de ser reflectidas, mesmo por quem pensa que não deve perder tempo em reflexões.

Neste momento toda a protecção e socorro do concelho das Lajes está posta em causa, e são as cidadãs e os cidadãos deste concelho e ilha que saem prejudicados com atitudes pensadas a quente e tomadas a pensar nos interesses de alguns e não de todos.

A população do concelho das Lajes e da ilha das Flores não foi auscultada, por isso através desta Petição vamos todos nos unir e mostrar o nosso descontentamento. Desta forma vamos assinar esta Petição para enviarmos aos órgãos competentes e responsáveis e que ainda podem inverter esta situação.


Podem assinar (e divulgar pelos vossos contactos de amigos e conhecidos!) esta Petição pela «Pelo não encerramento da Secção destacada de Bombeiros das Lajes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores».
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

se o governo tem ajudado em todas as ilhas tambem deve ajudar nas lajes das flores.

Anónimo disse...

Petição, a que leva? Alguns bananas fizeram uma por causa da pintura do museu e ficou tudo na mesma

Anónimo disse...

Não assino a petição pois fartei-me de assinar petições da treta e fartei-me da mentalidade do povo residente nas Flores! Vocês votam sempre nos mesmo, nenhum politivo eleito por vocês defende os vossos interesses por isso fiquem sem bombeiros pois é muito bem feito, cada um têm aquilo que merece e vocês merecem isso mesmo! Estão cada vez mais distantes e isolados mas a culpa é vossa, só vossa!
Um dia vocês vão acordar, poderá é ser tarde e irreversivel!

Anónimo disse...

mobilizem-se os jovens das lajes para ingressar nos bombeiros, os que abandonaram ... que regressem.nao pode fexar...as vx dá me pena ver certos comentarios de ex bombeiros que se na foxem ex... haveria pexoal bastante

Anónimo disse...

Acho muito bem o governo ajudar às Lajes das Flores que tambem ajudou aqui em Angra do Heroismo aumentando o quartel dos Bombeiros para o dobro.Saudaçoes de um Florentino.

Anónimo disse...

Para informação de todos os que assinaram e leram esta petição, ninguém quer fechar a secção das Lajes, apenas foi comentado isso, de que futuramente se não entrar mais voluntários para assegurar os serviços isso poderá acontecer. Numa secçao deverá existir 25 elementos bombeiros e de momento existem apenas 8. Todos falam mas não querem ir para bombeiros porque não querem cumprir ordens nem estar de serviços quando há festas. Já não há amor a camisola como antigamente. Se é um serviço voluntário é de voluntários que se precisa que gostem do que se faz. Que tenham orgulho de ser Bombeiro Voluntário. Eu SOU e TENHO !!!

Anónimo disse...

A Secçao das Lajes não está com problemas por falta de dinheiro, está com problemas porque existe falta de pessoal Voluntário para assegurar os serviços. O s poucos que lá estão fazem serviços duplos por semana para manterem o serviço noturno aberto. É de louvar todos por isso. Bem Hajam !!!

Anónimo disse...

Vamos lá pessoal jovem da Costa do Lagedo do Mosteiro da Fagãzinha, Fagã Grande Fazenda das Lajes e Lomba Lajes todos alistar nos Bombeiros nas Lajes porque esta secção não é das Lajes mas sim do Concelho.

Anónimo disse...

Gostei de ler o que o anónimo das 17,23 escreve, só queria dar uma pequena achega em dizer que em todas as Ilha hà Bombeiros Veluntarios com o pensamente que estão ali para salvar pessoas tanto do lume como em cheias em Ambolancias etc, etc. são pessoas que são grandes Heróis e não ganham nada mas tem aquele grande orgulho em salvar pessoas que por vezes arriscando o sua própria vida. Só tenho pena hoje não ser um jovem que não virava a cara a nada e seria o primeiro aparecer como veluntário.Assina um idoso que tem pena não ser jovem.

Anónimo disse...

Os bombeiros da capital santa cruz chegam bem para tudo

Anónimo disse...

A única coisa que os Bombeiros da "capital" sabem fazer é serem falsos uns com os outros e alguns "joguinhos de cintura" entre eles!

Pessoal das Lajes força!

Anónimo disse...

Existe sempre a tal rivalidade entre Lajes e Santa Cruz,é pena,Faz muita falta tanto os Bombeiros de Santa Cruz como os das Lajes,no caso de não haver Bombeiros nas Lajes como é que os de Santa Cruz conseguem socorrer qualquer ocorrência nas Lajes ou freguesias mais perto?penso que quase diáriamente os Bombeiros das Lajes tem saídas com doentes para o Hospital e mais que uma vêz por dia,tanto dinheiro é gasto em muitas coisas de pouca utilidade,se Há pouco voluntariado julgo que uma das razões é não ganharem nada,se eu tivesse menos 35 ou 40 anos entraria para o voluntariado,mas com a idade que tenho so posso é dar trabalho,um abraço a todos os Bombeiros.

Anónimo disse...

esta mais que visto que o problema e falta de voluntariado mas tambem temos que ver que ja saiu muitos voluntarios por causa de um ou outro efectivo que teima que os bombeiros sao deles e andam sempre com guerrinhas de bastidores

Anónimo disse...

todos sabemos que em todas as ilhas há bombeiros voluntarios e poucos no quadro mas eles como reconpensa tem a sua festa do natal com a sua familia e fihos que até recebem presentes.

Anónimo disse...

bem em todos os empregos temos que respeitar as ordens do chefe seja como bombeiro se como militar seja como trabalhar em um escritorio etc etc.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo "1 de Novembro de 2011 21:45".
Sei de casos de voluntários que abandonaram a casa por conflitos internos, nomeadamente com efectivos da casa, ou por difamações. Lembro-me perfeitamente de ir para a antiga secção das Lajes ter com o pessoal. A casa estava sempre cheia. Mas depois havia por lá um efectivozinho que fez o favor de por toda agente a andar de lá para fora.

Anónimo disse...

Durante uns quantos anos não houve bombeiros nas Lajes, eram os de Santa Cruz que acudiam toda a ilha, e conseguiam. Agora está é tudo mal habituado! Se nunca tivessem havido bombeiros nas Lajes não surgia agora este problema.
Se as pessoas das Lajes não querem inscrever-se nos bombeiros é porque não estão muito preocupadas se há ou não bombeiros, por isso não estão a zelar pelo seu concelho (que tanto defendem), por isso se a solução passa pelo encerramento da secção das Lajes, acho muito bem que isso aconteça.

Anónimo disse...

is...pois...anónimo das 14.32 a tua vontade e de mais alguns era acabar os bombeiros nas lajes é muito provavel que não vai ser o teu gosto e queria chamar atenção do anónimo das13.02 para denunciar quem é este efectivo que pos andar os muitos que lá foram para bombeiros que eu sempre ouvi falar que é mais facil por um na rua do que meia duzia.

Anónimo disse...

E o que dizer dos milhares investidos em formação ao longo dos anos,muitas vezes em individuos que por motivos dos mais variados,pelas tais "guerrinhas"internas abandonam as corporações com graves prejuízos para o erário público e toda a comunidade em geral.
É algo a ser repensado,crie-se uma carreira por exemplo.
Vivam os voluntários.

Anónimo disse...

Aqui nas Lajes conheço um velhote que desde miúdo o ouço dizer: "gente tola e mar bravo é fugir para o mato"! Estes palermas que querem acabar com a secção das Lajes são os que se esquecem que têm mamado gasóleo a custa da câmara das Lajes até dizer chega! Sim, sei o que estou dizendo. Para isso as Lajes serve,mas não se esqueçam que a maminha tb se acaba! Tenham vergonha oh separatistas de merda! Para mamar as Lajes serve, mas para o serviço publico já não serve. O que me repugna é haver bombeiros/as daqui que por qualquer razão, que até agente conhece, estão a fazer força para que a secção acabe!Até os jarricões que havia aqui quando a maltinha de santa cruz passava por cá os roubava! Tenham vergonha. Bem, de santa Cruz tudo é possível, uma CAPITAL que não dá um presidente de câmara há anos e que os chefes de serviço é sempre meia dúzia de josés da vesta que aparecem de fora ou então pessoal do concelho das lajes! Palhaços!

Anónimo disse...

È verdade amigo das 02,04 gente tola e mar bravo é fugir para o mato, mas há alguns que nem fugindo para o mato nos deixam. Tenho já uma idade um pouco avançada mas nas Lajes sempre houve uns dois ou tres tolos que se vendem por tuti e meia.

Anónimo disse...

Quem diz a verdade não é gago, e estou a ver que aqui pelos lados das Lajes há pessoal que os tem no lugar.

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância mas como cidadão que sou, sempre que tive oportunidade de observar os bombeiros em acção tive a ideia de serem uma equipa unida, mas segundo alguns boatos que correm vejo que estou errado..."Enquanto que uns jogadores dão a cara e dizem ao treinador que se não houver reforços no plantel mais vale irem jogar na equipa principal, os outros preferem ficar de braços cruzados a jogarem com menos jogadores e mesmo assim a aguardar serenamente dia após dia até perderem outro jogador e assim sucessivamente ou então até serem contratados por outra equipa..." Estou sem saber se um bom jogador é aquele que zela pelo bom funcionamento da equipa ou se é aquele que pretende jogar sozinho por tempo indeterminado ?

Anónimo disse...

est barulho ja deu frutos, os **senhores de santa cruz** já deitaram cartaxes para novos bombeiros... agora vamos nos unir e entrar. ou entao ixto na serviu de nda...eles vao dixer que se o noxo pexoal na se excreveu é pk nao ker e aí é k eles fexam mesmo.
força LAJES.

Anónimo disse...

ja deu frutos??? acho que isso foi so uma forma de camuflar a situaçao actual e ver se cai no esquecimento isso sim! a direcçao e o comando dissem que nao pretendem fechar a secçao mas tambem nao tomam medidas para incentivar pessoal que la trabalha, quando muito ainda sobrecarregam ainda mais o pessoal das lajes para eles se saturarem mais rapido e assim conseguirem fechar a secçao com a desculpa que o pessoal que la se encontra nao se esforçou isso sim! e acho que em pleno seculo 21 é triste num meio tao pequeno haver tanto bairrismo que em nada contribui para o desenvolvimento da ilha depois vêm praqui se queixar que os jovens que vao para fora nao querem mais ca voltar, tem que haver uma nova mentalidade que nao seja tao retrogada nem tao bairrista nem tao antiquada tem que deixar de haver santa cruz melhor que as lajes ou vice versa se queremos melhor temos que ser nos a mudar as mentalidades e lutar pelo mesmo e nao cada um pelo seu lado, so assim ira se conseguir algo e tomar iniciativas para que tal aconteça e nao falar so por falar mandar farpas e nao fazer nada que a realidade é esta ha tanto potencial nas lajes como em santa cruz mas enquanto existir bairrismo nao vamos a lado nehum e so iremos assistir a degragaçao lenta e progressiva desta ilha