terça-feira, 22 de novembro de 2011

Faróis abertos para visitas gratuitas

Trinta dos 50 faróis nacionais vão estar abertos ao público todas as quartas-feiras, para visitas guiadas gratuitas, numa iniciativa da Marinha portuguesa para dar a conhecer a missão e as funções dos faroleiros.

Nos Açores, a iniciativa estende-se aos faróis de Ferraria, Ponta do Cintrão, Arnel, Gonçalo Velho, Ponta da Garça, Contendas, Ponta da Barca, Carapacho, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Albarnaz e Lajes das Flores.

Fonte do gabinete de imprensa do Estado-Maior da Armada disse que esta abertura [dos faróis], às quartas-feiras entre as 14 horas e as 17 horas, será durante um período experimental de um ano. Findo este período será feito um balanço para analisar se a iniciativa teve boa adesão e se será mantida ou até mesmo alargada a outros faróis.

Para já estão abertos ao público 30 dos 50 faróis do Continente e ilhas, em que os faroleiros residentes acompanharão os grupos de visitantes, que não precisam de marcação prévia, e explicarão a história das edificações e o funcionamento técnico dos equipamentos, numa iniciativa iniciada na passada quarta-feira [dia 16], Dia Nacional do Mar.

Esta fonte da Armada acrescentou que as [regulares] visitas aos faróis, tal como ocorriam anteriormente, podem continuar a ter lugar fora das datas e horários agora definidos, carecendo no entanto de autorização prévia.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: