quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A tempestade no extremo Ocidente

Monchique coberto de mar (ilha das Flores)

O ilhéu do Monchique é o ponto mais ocidental da Europa e foi coberto pelo mar nesta terça feira (dia 1 de Novembro), com ondas de 12 metros de altura mas por vezes ainda maiores... como é o caso desta onda [na fotografia] passando por cima do ilhéu com aproximadamente 60 metros de altura do normal nível do mar.

Fotografia da autoria de Carlos Mendes.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através duma notícia do «Açoriano Oriental»: "Proteção Civil alerta para ondas de 9 metros".

No caso do Grupo Ocidental (ilhas das Flores e do Corvo) estão previstas ondas de Noroeste, entre 8 a 9 metros, até às 0 horas de sexta-feira [amanhã, 4 de Novembro].

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de duas notícias do jornal «Açoriano Oriental»:

- Ao princípio da tarde de hoje [sexta-feira, dia 4] foram retomados os voos para a ilha das Flores, interrompidos que estavam desde segunda-feira [dia 31 de Outubro] devido ao mau tempo;

- O Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores alertou hoje para a previsão de ocorrência de chuvas fortes no arquipélago a partir da madrugada de sábado [amanhã, dia 5]: a precipitação intensa começará por atingir as ilhas de São Miguel e Santa Maria às primeiras horas da madrugada, alargando-se depois aos grupos Central e Ocidental. Os Açores serão também afetados no sábado por ventos fortes que poderão atingir em algumas ilhas os 80 quilómetros por hora.