domingo, 27 de novembro de 2011

Como irá ser a futura recolha selectiva de resíduos no concelho de Santa Cruz

No início do próximo ano, a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores vai implementar o sistema de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos [o nosso lixo doméstico], cujo objectivo é encaminhá-los para a reciclagem.

Para sensibilizar e informar a população, a autarquia está a promover, em colaboração com a Direcção Regional do Ambiente, sessões de esclarecimento em todas as freguesias e lugares do concelho de Santa Cruz.

Durante a passada semana ocorreram a maioria dessas sessões de esclarecimento [na Caveira (segunda-feira, dia 21), em Ponta Delgada (na quarta-feira), na Fazenda e no Monte (quinta-feira) e Ribeira dos Barqueiros, Boavista e Santa Cruz (na sexta-feira)], faltando apenas duas sessões de esclarecimento que deverão acontecer amanhã [dia 28] nos Cedros (às 19 horas na Junta de Freguesia) e na Ponta Ruiva (às 20h30 na antiga escola).

Para a deposição e recolha dos resíduos sólidos urbanos, os munícipes do concelho de Santa Cruz terão ao seu dispor 100 conjuntos de quatro ecopontos adquiridos e colocados na via pública pela Câmara Municipal em locais acessíveis, para que de forma rápida e prática [os munícipes lá] possam depositar os resíduos [já] devidamente separados.

Para que esta operação seja ainda mais rápida e fácil, a Câmara Municipal de Santa Cruz vai distribuir gratuitamente por todas as habitações um ecoponto doméstico constituído por 3 sacos, para que na sua casa possa separar as diversas tipologias de resíduos que depois deverão ser colocados no ecoponto mais próximo para recolha selectiva e posterior reciclagem.

Todo o funcionamento desde modelo de gestão depende de uma correcta separação e selecção dos resíduos. Assim, a colaboração activa e empenhada de toda a população é a parte mais importante desde modelo de gestão. A separação de resíduos leva à minimização dos custos de entrega dos resíduos no Centro de Processamento. Quando mais [o munícipe] separar, mais a autarquia vai poupar na entrega dos resíduos indiferenciados.


Notícia: sítio da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Já não era sem tempo! Em vesperas de eleições hà que mostrar trabalho e obra realizados! O incompetente do pereira tornou-se num gajo sensivel com o ambiente (ahahahahahah) a mim já não me enganas mais! Podes esquecer o meu voto!
Já agora quero que fique aqui registado que falta resolver o problema do saneamento básico de santa cruz pois ele está directamente ligado ao mar sem qualquer tipo de tratamento! Como sei que ele anda sempre aqui no blogue talvez faça alguma coisa para resolver a situação dos cagalhões (...) abandonados no Porto Velho! Os peixes, cavacos, lagostas, lapas (...) agradecem pois estão fartos do cheiro!

Você precisa trabalhar mais e ter ideias próprias, pois têm gente muito competente e um bom gabinete de apoio (risos) se não quer passar vergonha aquando sua candidaura a deputedo regional, ficaria muito feio ver noticias como esta num debate frente a frente!

Aqui fica mais uma proposta, as canalizações de abasteciemnto de àgua potavel nas freguesias são em fibro-cimento, sabe que a UE segundo uma directiva diz que é altamente prejudicial à saúde... imagine se eles têm conhecimento que no concelho de santa cruz existem consumidores que pagam por um serviço destes, todo o cuidado é pouco! Trabalhe pois é para isso que lhe pagamos o vencimento! Tenho mais propostas na minha agenda mas hoje estou sem tempo, tenho de formalizar a minha candidatura a deputado regional, lol ahahahahahahahahah

Anónimo disse...

Finalmente aparece alguém com coragem para se resolver o problema dos residuos nas Flores.
A recolha selectiva, tendo a vista a reciclagem, é a forma mais correcta de valorizar o lixo que produzimos.

A Camara de Santa Cruz deu apenas o primeiro passo. Muito há mais que fazer. Agora o que não se pode dizer é que não vamos no bom caminho.
Há ainda que resolver o problema do lixo organico, que do meu ponto de vista deve ser encaminhado para compostagem, com produção de fertilizante.
Há que encaminhar o lixo indiferenciado para um destino onde o valorizem energéticamente.

A caravana vai no bom caminho. Como de custume, há sempre quem ladre. Por inveja, por despeito, por ruindade ou por mau caracter.

Não há dar ouvidos a essa gente, que não faz, porque não sabe, nem quer que os outros façam.

As Flores e os nossos filhos, que amanhã vão viver aqui, merecem o nosso empenho nesta causa.

Anónimo disse...

Apoiado, "candidato" das 07:32 !

Anónimo disse...

Já estou a ver mais um variador do ambiente nas próximas autarticas??

Anónimo disse...

Pereira, além de receberem o vencimento, gostava de saber o que fazem estes dois engenheiros na câmara????
A autarquia ficava mais bem servida se tivesse um advogado/jurista em vez de andar a encher os bolsos ao seu gabinete juridico em s.miguel. Em tempo de crise é melhor cortar na despesa!

Aqui fica mais uma pequena sugestão pois o seu cerebro é muito pequeno!

Anónimo disse...

As áreas de saneamento e obras não é o jurista que as resolve.

As áreas de leis, não é o engenheiro que as resolve.

A Camara precisa das duas.
Se não tem meios, tem de fazer opções.

Ora os serviços de engenharia, pela especificidade que comportam e por razões de mercado, são bem mais caros que os juridicos.

Anónimo disse...

Não se justifica dois engenheiros numa autarquia como a de santa cruz. Faz falta sim um fiscal municipal para parar difinitivamente as obras ilegais (e são muitas) e um advogado/jurista.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através duma notícia do jornal «Público»: "Cada português fez 517 quilos de lixo".

Em Portugal foram recolhidos 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, segundo dados [ontem] divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

No total foram recolhidos cerca de 5,5 milhões de toneladas de resíduos urbanos em todo o país, dos quais só 13% foram provenientes de recolha selectiva, de acordo com os Anuários Estatísticos Regionais [ontem] publicados.

A recolha selectiva regista menor expressão (...) em algumas ilhas da Região Autónoma dos Açores, apresentando proporções inferiores a 6% da recolha de resíduos sólidos urbanos.