domingo, 11 de dezembro de 2011

Açores declarados zona livre de OGM

O Governo Regional dos Açores decidiu declarar o arquipélago como zona livre do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM), aplicando na Região os normativos comunitários relativos à utilização destes organismos e dos produtos seus derivados.

“A aplicação do princípio da precaução aconselha a que os Açores se tornem uma ‘zona livre’ do cultivo de OGM”, refere o comunicado final da reunião do Conselho de Governo Regional.

Nesse sentido “fica proibida a cultura, sementeira, plantio ou criação, por qualquer método ou técnica, de organismos geneticamente modificados, à excepção da produção ou introdução para fins de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico de manifesto interesse público”.

O Executivo regional açoriano considera que a proposta de decreto legislativo regional que aprovou para a aplicação na Região dos normativos comunitários “adopta uma posição claramente precaucionária”. Nesse sentido, o comunicado refere que o diploma pretende “garantir a unidade e transparência do mercado interno e a segurança alimentar, minimizando os riscos ambientais e económicos da utilização de organismos geneticamente modificados”.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
A proposta legislativa do Governo Regional para a proibição da produção de OGM na Região deverá dar entrada na Assembleia Legislativa Regional durante o primeiro trimestre de 2012, sendo que desde Outubro de 2010 que o PCP apresentou [sobre este mesmo assunto] um projecto de resolução no Parlamento Regional.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que se voltam a reunir os57?

Se é legitimo banir os OGM, porque se suspeita serem prejudiciais, não será legitimo eliminar àcaros, besouros e outros artrópodes que tem linheiro na politica?

Anónimo disse...

Este filme é um bom exemplo para esta malta nova das Flores saberem como se cultiva e se tem fartura como os nossos antepaçados tinham nesta Ilha. Espero que tenham aprendido alguma coisa para o País sair da crise.

Anónimo disse...

Ler estes comentarios é enriquecedor.

Aprende-se sempre.

Por exemplo antepassados agora escreve-se antepaçados, que vem do latin paçada, de raiz grega em trapaçada.

Anónimo disse...

também estou de acordo com o anónimo das 19.24 divulgar este filmes várias vezes nas flores e chamar esta juventude para aprender a trabalhar as terras para produzir milho batatas inhames etc.etc.

Anónimo disse...

E a cana roca? Já não interessa?

Anónimo disse...

E realmente enriquecedor: aprende-se também que os nosso antepassados viviam na fartura...

Anónimo disse...

é por estes moços novos a cavar terra todos os dias e arrencar sepas de cana-roca para semear milho batatas cenouras repolhos funcho agrião terra seca para ajudar este portugal ir para a frente não é com secretarias que este pais se desenvolve é a terra.