terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Três jovens lançam novos negócios

A falta de perspectivas de trabalho fora da Região está a levar jovens que saíram das ilhas para estudar a voltarem à terra e a arriscar investir em novos negócios.

Na ilha das Flores três jovens empreendedores abriram empresas na área dos serviços e estão satisfeitos.

Marco Melo investiu 15 mil euros na fundação da Westcanyon, Turismo e Aventura, empresa dedicada ao canyoning, um desporto que consiste em ultrapassar obstáculos em rios e ribeiras. Em declarações à jornalista Susana Soares, repórter da RTP Açores na ilha das Flores, o empresário diz-se satisfeito com os resultados obtidos.

Igual satisfação manifestam Pedro Mendes, que investiu 700 mil euros no primeiro ginásio da ilha das Flores, e Ana Borges que abriu uma clínica dentária.

Os negócios liderados por estes jovens empreendedores têm a virtude de apostar em áreas inovadoras na ilha das Flores.


Notícia: «Jornal da Tarde» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Grandes jovens, muita sorte e sucesso ao 3 pois vocês são muito muito corajosos! Espero que sejam felizes profissionalmente e pessoalmente também!
Que em 2012 consigam tudo aquilo que não conseguiram em 2011 são os meus votos.
Pedro ês lindo!

Anónimo disse...

A prova: é nos jovens que se deve apostar.

O outro da cana roca que se esmifre a arrancar cepas nas courelas da ribeira. Numa hora de trabalho, planeado de forma inteligente, tira-se o que ele num mês não tira, por muito que se esfalfe.

É na criação deste tipo de negócios (e há ainda muito a explorar), que se obtém mais valias que fixam gente e dão futuro.

É por isso que não se percebe a feitura de um museu (para quê, se já existe um na ilha) em vez de se criarem condições de empreendedorismo, que nos permitam viver com dignidade e de forma sustentável.

O outro da cana roca ainda não percebeu que a riqueza para além de advir do trabalho, resulta também da produtividade.

Anónimo disse...

Eu também quando vir mais jovens agarrados ao sacho e ao foicinho, acredito que estamos no bom caminho.

Anónimo disse...

Este anónimo das 13,04 elogia os tres novos empresários mas, não se ablita a formar uma empresa por sua conta. Segundo o que já percebi das intenções dele está à espera que outros lhe fasem a cama para ele se deitar. Fala aqui que não compreende para que é mais um museu e tão fácil de esplicar sabemos que já existe um museu que é o de santa cruz e este novo que vão fazer nas Lajes será o museu das Flores.

Anónimo disse...

Parabens!
Esta é a verdadeira criação de riqueza nas flores.Espero que sirva de exemplo a outros florentinos.

Anónimo disse...

é claro que se deve apostar nos jovens insinar-lhes como se semeia milho batatas brancas e doces fazer canteiros de plantiu de batata doces como se sacha o milho e se tira a rama e a espiga assim eu acredito que as flores vão para a frente.

Anónimo disse...

Há ainda espaço para se ganhar dinheiro nas Flores.
Ao anónimo das 19:18.
Também há espaço para se ganhar dinheiro na agricultura. Numa agricultura moderna, produtiva, feita de acordo com boas práticas ambientais.
A agricultura de subsistência, como a que o tal das cepas de cana roca defende, não interessa nem ao menino Jesus. É preciso produzir mas também são precisos consumidores, que comprem e tragam mais valias a quem produz.

A agricultura biológica é sem dúvida uma área onde os Açores e a ilha das Flores devem apostar. Leite, carne, queijo e manteiga biológicos.
Produtos agrícolas biológicos, desde batatas, milho, favas e inhames.

O ambiente puro das nossas ilhas, se o soubermos preservar, é uma mais valia inestimável, que é preciso explorar.

Anónimo disse...

A ideia parola do museu, agrada a certa gente.

Patos bravos, novos ricos e a uma certa classe média baixa inculta, que vive sentada à mesa da manjedoura pública.

Anónimo disse...

De alguns anos para cá se fala na agricultura biológica e ainda hà quem fale que no tempo do salazar era um atraso de vida tempo este que já se praticava esta agricultura mas, o atraso de vida surgiu foi depois do 25 de abril altura em que começaram a despejar sacas de adubo nas terras mas, alguem já pensou nos erros que estavam a fazer e querem voltar ao pssado.

Anónimo disse...

eu se fosse jovem optava pelo negocios de inhames é uma coisa que se desenvolve bem na nossa terra e são os melhores dos açores tem um belissimo paladar.

Anónimo disse...

O "Rei do inhame", que como se sabe reside na Fajã, também produz batata doce no quintal, ameixas pretas no pomar e tremoço nas courelas da cana roca.

Como é do conhecimento público, enriqueceu exportando inhame branco, abóboras e cabeças de nabo para o Faial e S. Miguel e ervilha, ervilhaca e favitas para a Terceira.
Tudo negócios.

Anónimo disse...

Dentro do negócio do inhame, o mais rentável é o branco.
Porquê?, perguntam-me vocês admirados.

Porque há muitos por aí, respondo eu.

Anónimo disse...

Ouvir bem o que eles disseram. So tem esses negocios pq dois deles sao do PS e tiveram dinheiro do Governo por trás. Dá vontade de rir quando um diz que teve iniciativa, Teve iniciativa porque o PS meteu uma mãozinha por baixo e disse toma la o dinheirinho e abre la a tua empresa. Assim também eu abria

Anónimo disse...

o inhame branco é mais saboroso do que o vermelho por ser mais manteiguento.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 21h37 de 30 de Dezembro, acho muito bem que o governo ajude os jovens através dos seus programas de apoio ao empreendedorismo. Não é necessário ser do partido socialista para se poder candidatar a estes apoios, basta ter uma formação técnica profissional ou universitária. Estes três jovens fizeram um investimento na sua formação por isso apresentaram as suas candidaturas, você pode fazer o mesmo, aproveite a oportunidade e faça uma candidatura e crie o seu proprio emprego. Eu admiro a coragem destes 3 jovens, desejo-lhes as maiores felicidades e sucesso. Bom ano de 2012 aos tres.

Anónimo disse...

é sempre bom ver-vos a falar de inhames e suas espécies..

mas digam-me uma coisa.. esses jovens investiram isso dos seus bolsos?!

Agora nao sei pq o sr toste nao vem para a tv ou internet dizer que o hotel das flores é investimento desnecessario.

é mais necessario um ginasio de quase 1 milhao! HAHAGA

A nossa ilha tem falta de espaços verdes para a patrica do desporto.. ou para se andar a pé pra se perder as banhas ou manter a linha que ja rebentou á anos!

Paciencia..

Anónimo disse...

oh anónimo de 6 de Janeiro das 22h12 você precisa de um par de oculos, em Santa Cruz existe um campo de futebol bem verde para a pratica do desporto. Nas Lages tb existe um campo de futebol bem verde? queres ainda mais espaços verdes? Alimentas-te de erva ou andas a fuma-la?
Das duas uma, ou vês mal ou não vives nas Flores!