sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Livro sobre tubarões e raias dos Açores

O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das Universidades dos Açores e de São Paulo (Brasil), descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas.

O «Catálogo Ilustrado dos Tubarões e Raias dos Açores», apresentado [anteontem] em Angra do Heroísmo, é um trabalho dos investigadores João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, e Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista.

“É uma forma de profissionais e de qualquer pessoa que goste do mar poderem conhecer e visualizar as espécies que ocorrem na Zona Económica Exclusiva dos Açores, na margem das 200 milhas”, afirmou João Pedro Barreiros.

“Há espécies que são praticamente desconhecidas”, frisou o investigador da Universidade dos Açores, acrescentando que este tipo de publicações “aumenta o conhecimento da biologia destas espécies misteriosas, de grande profundidade, que ninguém vê e nem os pescadores conhecem”.

Uma das espécies descritas no livro é o Azores DogFish, um tubarão de profundidade, de que são conhecidos apenas dois exemplares, o primeiro dos quais foi "apanhado nos anos 70 entre as ilhas das Flores e do Corvo" por um navio pesqueiro da frota da União Soviética e está depositado no Museu de História Natural de São Petersburgo, na Rússia. O Azores DogFish só foi descrito para a comunidade científica internacional em 1988, tendo o segundo exemplar sido apanhado mais recentemente, também no mar dos Açores.


Notícia: secção «Ecosfera» do «Público» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sobre os tubarões?

Quais? os que estão nos governos, nas câmaras, no parlamento, nas empresas, nos partidos?

Pato Bravo disse...

então para o primeiro comentador é só tubarões?
"Uei home", vê lá se caminhas para outro lado então?!...

Anónimo disse...

Há tubarões na politica como há nos outros lados.
Também há gente séria na politica, que treabalha de forma desinteressada e com sentido de serviço público.

Alguém tem acompanhado a forma como certa oposição ranhosa, maldizenta e rancorosa tem feito a folha a gente séria, com valor e trabalhadora na Camara de Angra?

Nem tudo são tubarões.

Falo com conhecimento de causa porque enquanto estudei na Terceira tive o privilégio de privar com algumas das pessoas envolvidas neste processo e com as quais muito aprendi. Gente com nível, com conhecimentos e com saber estar, como por aí já não se encontra.

A minha homenagem ao Sr. Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues.

Anónimo disse...

O anonimo de 18 Dezembro das 13:28, a escrever nao gagueija.