sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Maioria dos emigrantes regressados está reformada e tem poucos estudos

A grande maioria de emigrantes regressados aos Açores tem mais de 60 anos, é reformado e tem poucos estudos, segundo um estudo sobre esta comunidade, revelado pelo Governo Regional.

Esse estudo permitiu também identificar os [emigrantes açorianos] que regressam para se fixar definitivamente na sua terra ou [apenas] para períodos cíclicos anuais, mas também os que voltam com condições financeiras confortáveis ou [aqueles] com necessidades [e carências económicas].

Também a directora regional das Comunidades, Graça Castanho considerou “surpreendente" o número de [emigrantes] regressados para todas as ilhas do arquipélago. “Isto dá-nos a ideia do equilíbrio da distribuição dos regressados e do interesse que eles têm pelas suas origens, repovoando os locais de onde partiram e trazendo novas dinâmicas a esses locais”, frisou a directora regional das Comunidades.

Graça Castanho salientou igualmente “a nova dinâmica de ligação entre os regressados e a família que deixaram nos seus países de emigração, que andam de um lado para o outro em visitas”. A directora regional das Comunidades realçou ainda “a necessidade de explicar aos jovens descendentes dos emigrantes que os Açores são um espaço de inter e multiculturalidade onde vale a pena viver e fazer a sua vida”.


Notícia: jornal «A União» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Que grande descoberta!
A forte emigração das Flores, deu-se nos anos 50/60 do Sec.XX! Quem tinha acesso ao ensino médio e superior nessa altura ? Uns pouncos. E,raras excepções,foram trabalhar, não foram estudar.

Anónimo disse...

"camone"?

Anónimo disse...

È verdade que grande descoberta! os estudes neste tempo era a picareta para a mão mais a pá e muitos feiches de lenha para se coser pão e para a lareira a fim de minha mãe fazer a sopa para o jantar e para a ceia, eram tempos de crise.

Anónimo disse...

Os emigrantes merecem todo o nosso respeito pois tiveram a coragem de partir em busca de melhores condições de vida pois Portugal é a merda que todos nós sabemos! Desejo a todos os regressados muita saúde e sorte para gozarem as suas reformas e que vivem em paz pois partir em busca de uma nova vida não é fácil! Sois uns herois e merecem todo o nosso respeito, parabéns!

Anónimo disse...

Os imigrantes merecem todo o nosso respeito. È verdade anónimo das 9,08 merecem o nosso respeito só eu não fui imigrante nos anos 60 porque minha mãe não quiz mas dou o valor ao nossos imigrantes que sei o que os fez imigrar era a crise de 50 60 e até 70 poucos trabalhos muita falta de dinheiro enfim muitas dificuldades que havia.