quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O futuro Museu das Lajes das Flores

Esta é uma das maquetas do futuro Museu das Lajes das Flores, cuja construção se prevê seja iniciada no próximo ano. O projecto encontra-se presentemente em fase de conclusão, contando-se que esteja pronto pelo Natal. Após ser aprovado pela Câmara Municipal das Lajes, será posto a concurso público e conta-se com o início das obras por volta da Páscoa de 2012.

O futuro Museu das Lajes das Flores ficará localizado junto à estrada da Urbanização Angelo de Freitas Henriques, na entrada para essa Urbanização pela rua padre Dr. Américo Caetano Vieira.

Saudações florentinas!!

59 comentários:

Anónimo disse...

Só lindezas.

O essencial, permanece podre.

A falta de solução para o lixo. A água que não tem qualidade. Os canos que derramam por todo o canto, a falta de investimentos, os jovens que se raspam, isso não interessa.

Agente quer é um museu, embora nem saiba o que lhe vai por dentro.

Anónimo disse...

Lages City, queres tu dizer!

Anónimo disse...

este anónimo das 22.17 deve querer é palha para se deitar. um coisa tanto importante que embleza a vila e havia necessidade está é preocupado com os jovens que saiem. também fui jovem e de tempos muito dificeis e nunca me preocupei em sair da ilha porque não virava a cara ao trabalho o que me entressava era telo nem que fosse cavar terra todo o dia o que fiz centenas de vezes. hà muitas coisas arrumadas para se meter neste museu e de muito valor mas não deves saber disso.

Anónimo disse...

Menos museus e mais comida e escolas. Esse museu depois de feito quem o vai sustentar e pagar a luz e gente para o manter?? vao gastar milhoes de euros por ano a manter isso. dinheiro que devia ser utilizado a fazer sanemamento basico pras casas e uma estaçao de tratamento de lixo e outra pra tratamento de esgotos. mUSEU NAO INTERESSA PARA NADA

Anónimo disse...

Assumo que seja no terreno que era para ser construido a Creche... pois se calhar um Museu é mais importante... enquanto isso os nossos pequeninos (até aos 3 anos) têm que ir para a Fazenda, para uma escola adaptada a creche, fria, sem piso adequado, sem cozinha em condições, sem salas em condições, junto a um campo de futebol onde caem postes de iluminação... e já agora...sem "pessoal" em condições...e pagando o mesmo que nos outros lugares mas, o que é importante é o Museu, para se juntar aos outros ... :-)

Anónimo disse...

Já agora façam estátuas aos nossos políticos em efectividade de funções (presidentes da Câmara, vereadores e deputados).

Façam no campo da bola o Museu das Cabeças Finas!

Anónimo disse...

O melhor que há para se meter nesse museu é toda a gente que julga este projecto um investimento mais importante do que tentar fixar os jovens na ilha e promover o desenvolvimento da mesma! Realmente, há cada uma...

Anónimo disse...

senhor presidente museu para a frente deicha falar esta gente que esta obra é muito luxo para a camionete deles.

Anónimo disse...

numa terra de gente culta como as Flores este museu vai andar às moscas! Enfim só poderá ser ideia de um vaqueiro, podem guardar lá as vacas, hihihihi assim vai o nosso país e a nossa ilha, estamos entregues ao pior que existe, a ignorancia!

Anónimo disse...

dizia aqui um individio que pensa-sem na fixação dos jovens na ilha ora, se eles saem é porque não querem trabalhar que esta ilha já teve mais do dobro do pessoal e ninguem morreu á fome nem deichou crescer tanta cana-roca nas terras. digo que este museu é uma mais valia para as flores e em especial o concelho das lajes.

Anónimo disse...

bem vista a fotografia o museu é lindo e ainda está no papel e já está a dar dores de cotevelo a um. eu por mim estou inqueto para ir à inauguração deste museu.

Anónimo disse...

só se for um museu de cera para expor as cabeças que qualquer dia vão passar à história. E já estão a sofrer por antecipação. Sim, porque nem mesmo na CML, ninguém é insubstituível e eterno.
Agora percebo porque o sr Justo tem partido muita pedra na pedreira!!!!!!!!!!!
é para a construção do museu.
parabéns JL, és o maior.

Anónimo disse...

museu novo????
muito bem.
onde fica a porta de entrada?
Ficará virada para a rua Dr. Américo Caetano Vieira ou Bairro freitas Enriques???

Anónimo disse...

A riquesa de uma terra está nas suas pessoas. Nos seus jovens e nas suas crianças.
Os nossos jovens tem o direito de terem aqui, na terra onde nasceram e que foi dos seus pais e avós, as mesmas condições de vida que se tem na Terceira e em S. Miguel.
O fulano da cana-roca que se vá coçar. Não somos piores nem melhores que os outros.
É fixando empresas ou fomentando a sua criação, que se cria riquesa, emprego e se dá futuro a esta terra.
Essa ideia do museu vem na linha do enfeite, da vaidade e da presunção. Fazem-se coisas para enfeitar, enquanto que o essencial fica para traz.
A outra em S. Miguel também quer um museu, que vai custar aos municipes de Ponta Delgada, imaginem, 8 milhões de euros, 85% dos quais pagos pelos contribuintes alemães.
Isto nos dias que correm....

Anónimo disse...

Alguem já está pensando em vender algum terreno.

Aproveitem enquanto é tempo!

Anónimo disse...

O tal da cana roca quer que as Flores vivam como no tempo do Salazar.
Ele que viva e que obrigue os seus filhos a viver.

Os rapazes e as raparigas que nasceram nas Flores não são piores nem melhores que os outros por esses Açores fora. Tem o direito de querer viver na terra dos seus antepassados, que também é sua.
Querem trabalhar aqui, serem médicos aqui, serem pescadores aqui, serem enfermeiros aqui, serem lavradores aqui, serem engenheiros aqui, prepararem o seu futuro e o dos seus filhos aqui. Enfim querem SER FELIZES AQUI.

Com dignidade!

É por isso que há que ser criterioso nos investimentos.
Há que distinguir o essencial do acessório. Há que separar e dar prioridade ao que interessa.
Já não existe um museu nas Flores?
Porquê gastar recursos noutro?

E como é que anda o ambiente nas Lajes? A água que bebemos tem qualidade? Porque é que não separamos o nosso lixo para reciclar? E as lixeiras clandestinas, o que é que tem sido feito para acabar com elas?
E a criação de um parque empresarial nas Lajes com incentivos ao empreendedorismo jovem? Que incentivos são dados ao desenvolvimento do sector do turismo da natureza? Porque não criar um parque industrial com energia mais barata?
Essas é que são questões que deviam preocupar a Exma Camara das Lajes.

O museu das Lajes não. Porque é bijutaria banhada a ouro que só engana parolos.

Anónimo disse...

Que façam a estátua do JL em sítio sobranceiro à baia das Lages para que seja vista por todos os marinheiros e aventureiros que aportam às Lages.

Ao lado da estátua - nada menos do que cinco metros de altura para ser vista do mar! - uma casa de fados onde o vereador do pelouro, animará os marinheiros, iatistas e turistas.

Uma mais-valia para as Lages.

E não só...

Anónimo disse...

bom dia a todos Florentinos,Açoreanos e Portugueses.
Museu? Ok,mas vejam também sem falta especialmente no Verao na Linda Faja-Grande o museu que para ali vai de lixo, fora dos contentores mesmo na entrada da futura nova avenida,á vista de todos os turistas só com dois contentores?!!quando por vezes há lixo para 4!!!primeiro as coisas essenciais e depois sim senhor,um museu pois as Lajes tem a sua cultura para mostrar ao Mundo que nos visita!!!pois somos uma ilha turistica.

Anónimo disse...

já há um museu nas flores mas é o museu de santa cruz e este novo e moderno é o museu das flores.trabalha malandro das 22.07 há por ai muita sepa de cana-roca e eu com quase 70 anos ainda arrenco. queres é escritorio que só dá despesa ao pais o nosso pais precisa é de gente para agricultura e não para secretarias. mais forma tu a tua empresa em x vez de andares atrás dos outros que o governo ainda dá do meu dinheiro para voces mamarem.

Anónimo disse...

É lindo este museu parabéns ao autor desta bela e moderna obra agora, as flores pode dizer que vai ter um museu digno de ser visitado por turistas.

Anónimo disse...

De acordo com fontes fidedignas este museu vai ser de cera. Vão por lá estatuária diversa, em coiro e vestida, umas aboboras gigantes e umas resteas de cebola dependuradas nas janelas.

Dai Nosso Senhor uma pisquinha, só uma pisquinha, de juizo a quem manda e a quem apoia.

Por mim sugiro uma novena às alminhas, com terços dobrados, ladainhas completas e pregação penitencial.

Anónimo disse...

gostei de ler o comentario do anónimo das 10,58 e quero acrescentar que é lindo já vi varias fotografias no fecebook.

Anónimo disse...

Por este andar, qualquer dia temos mais museus que pessoas....

Anónimo disse...

Lajes City, a favor do Museu das Flores.

Anónimo disse...

Eu quando for ás Flores quero ir agradecer ao senhor Presidente da Camara e aos seus colaboradores pela esta magnifica obra que se vai fazer nas Lajes das Flores.Parabéns a todos. José António.

Anónimo disse...

Grande cabeça é o JL!

Anónimo disse...

A ilha das Flores, só por si, é um museu de história natural.
Os investimentos tem de ser criteriosamente pensados em função do estado de desenvolvimento em que nos encontramos.
~Enquanto os nossos jovens continuarem a sair porque a sua terra é madrasta, e não lhe cria condições para viver com a dignidade que se exige nos dias de hoje, para que é que queremos um museu?

Os investimentos tem de ser reprodutivos. Gerar riqueza e prosperidade.
Essa é que é a atitude mais inteligente!


Abrir museus sem saber bem o que lá se vai por dentro, na mira do enfeite e de criar mais uns empregos dependurados na teta publica, é doidura.

Será que ainda vão ter a lata de candidatar isto a fundos europeus, para os contribuintes alemães é que pagarem?

Anónimo disse...

é mais facil fazer um museu do que encerrar a lixeira a ceu aberto junto às lagoas! Uma obra como o museu capta votos mas um aterro não, o povo é mesmo burro e porco!

Anónimo disse...

e mais porco é o anónimo das 20.04 que ainda não vi na zona industrial das lajes a casa que la estão fazendo do governo para o lixo este anónimo é cego surdo e mudo que não vê um boi à distancia de um metro e só vem aqui dizer asneiras.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21:49

Queremos separar o lixo que produzimos como se faz na Graciosa, na Terceira e no Pico. Para reciclar. Para isso é preciso comprar contentores e formar ecopontos ou fazer recolha porta a porta.

A água que bebemos é devidamente controlada? Quem faz o controle? Porque é que os resultados das analises não são publicados como se faz em Angra do Heroísmo por exemplo?

As nascentes onde se retira a água que bebemos estão protegidos? Como e com quê?

Os contentores que dispomos é adequado ao volume de lixo produzido ou não?

Que quantidade de lixo produzimos por dia??

Estas são algumas questões ambientais que a Camara deve saber respostas e ter uma estratégia de actuação.

A nossa saúde é bem mais importante que um museu.

Anónimo disse...

Com tanta coisa boa feita, mais aquilo que ainda pulula nas cabecinhas mandantes,fico sem saber porque continua o pessoal querer pirar-se daqui...

Anónimo disse...

se tive-ses vergonha na cara nem falavas da agua pelo dinheiro que pagas por ano se, paga-ses como aqueles em outras ilhas que chegam a pagar mais de cinquenta euros por mes eu dava-te a razão mas nem cinquenta euros pagas por ano portanto, deverias meter uma rolha na boca. quanto a separar o lixo a camara das lajes já deu baldes para esse fim mais, uma que não tens que reclamar ou será que a tua vida é feita só para dizer mal de tude e de todos. Nota esta resposta é derigida ao anónimo das 00.31.

Anónimo disse...

Sempre podiam aproveitar o espaço da camara municipal para fazer lá o museu, visto que esta deverá ser uma das camaras que devem ir à vida...

Anónimo disse...

em resposta ao anónimo das 9,19 o pessoal quere-se pirar por que não quer trabalhar eu, falo por mim não preciso sair da ilha que não me falta trabalho eu não viro a cara.

Anónimo disse...

alguns burros de santa cruz tem inveja do museu que se vai fazer nas lajes.

Anónimo disse...

Ao cebolão da 9:39

Eu tenho vergonha na cara e tenho direito a água em condições quando abro a torneira. E a Camara tem de me dar garantias disso.
Se é cara ou barata é outra conversa.
O lixo deve ser separado para reciclagem como se faz em qualquer lugar civilizado do mundo. E é a Camara que tem obrigação de implementar sistemas deste tipo.


Quanto ao museu, eu acho siceramente que há coisas muito mais importantes a fazer nas Lajes e que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nas Flores já temos um museu. Para quê mais um?

É por estas e por outras que os estrangeiros que estão a administrar Portugal querem acabar com Camaras e Freguesias.
E porquê? Porque vão em doiduras sem tino nem tarelo e não são capazes de se entenderem entre si.

Uma ilha com 4000 pessoas precisa porventura de dois museus??

Anónimo disse...

Porreiro presidente! Com mais um museu as moscas terão mais um lugar para poisar.

Anónimo disse...

O projecto é de uma arquitectura do mais moderno que existe, parabéns ao seu criador. Espero que não me levem a mal mas acho que as Flores não precisa de mais um museu pois não possuimos espólio para ser esposto. O nosso património histórico é pequeno por isso acho que será um investimento desnecessário face à actual conjutura financeira que se vive. Acredito que a Câmara possua interesse neste projecto pois é de uma excelente arquitectura mas acho que deveriam refletir antes de aprovar a sua execução. Acho que poderiam o usar o dinheiro deste investimente em outros projectos úteis para o bem estar dos residentes no concelho das Lages. Os estrangeiros que procuram a ilha das Flores procuram-na pela sua beleza, pelas suas paisagens, pela sua tranquilidade, pelo silêncio, pela aventura, pelo turismo, pelo mar...acho que a Câmara deveria canalizar as suas energias e investimento de forma a obrigar o governo regional a criar mais voos directos a partir de S.Miguel e Terceira para as Flores na época alta e apostar na divulgação das Flores como um destino turistico, isto sim, seria um investimento com retorno. A abertura do espaço aereo seria uma mais valia, isto é, se pretende que a ilha viva do turismo!


Hà poucos dias vi uma promoção numa agência de viagagens da TAP para a passagem de ano em S. Miguel com fotografias ilustrivas da ilha da Madeira. Entrei e disse ao funcionário, isto são fotos da ilha de S. Miguel? Ele disse-me são sim senhor! Eu disse-lhe educadamente, sou açoriano natural da mais bela ilha dos Açores - Flores (desconhecia a sua existência) e isto são fotos da ilha da Madeira. Acabei por falar do arquipelago dos açores e Madeira e ele fez um e-mail à TAP a expor a situação. Por isso meus amigos, se quiserem viver do turismo vejam bem como fazem as suas divulgações.

Abraços a todos e força. Desculpem aguma coisa mas é a minha modesta opinião.

Anónimo disse...

mas o outro museu é de santa cruz e este das lajes é das flores precisamos um novo museu moderno e é este em grande estile, deves é estar caladoque não tens nada a ver que se faça mais um museu. eu estou de acordo que se faça o museu e tambem estou de acordo que se faça um centro de saude nas lajes com médicos e tambem estou de acordo que se faça a tanto falada piscina no porto. quanto aos jovens tem terra para cavar nas flores quanta a queira e eu até covido algum que queira tirar o ferruz do corpo a vir cavar na minha terra daqui a uns dias que está quase na altura de semear batatas em lugares abrigados.

Anónimo disse...

só agora é que passei por aqui e estou a ver que vão fazer um museu nas Flores e reparei bem que é uma linda obra e as Lages bem merece esta obras parabens a todos.

Anónimo disse...

E quando é que se faz um cemitério novo?

Anónimo disse...

João Lourenço vai ficar na História como o último Presidente do Municipio das Lages, pois as Lages é para acabar e integrará Santa Cruz.

Ordens da Troika e do PPD!

Anónimo disse...

Gostei muito deste projecto e depois de pronto com esta linda avenida acompanhada de arvores vai ficar um espectáculo. Parabens ao arquitécto tem bom gosto e será o idificio mais moderno das Flores o que levará que as Lajes continue sempre na frente e segundo o que já ouvi o João tem na manga outro novo projecto para ser executado antes do seu mandato terminar. será, mais uma surpresa. Força Senhor Presidente tu és uma pessoa que não viras a cara a nada sempre foste uma pessoa de luta vai em frente e terás sempre o meu apoio. Sempre João Lourenço.

Anónimo disse...

O anónimo das 09:39 do dia 17 de Dezembro deve ser daqueles que anda a comer à mesma mesa, e a encher a barriga bem cheia, senão não falava naquele tom "dorido".
É óbvio que são precisas mais obras nas Lajes. Senão houver obras nas Lajes não há movimento de dinheiro, não se compram materiais de construção e afins,isto para a economia local (Santa Cruz incluída), é um desfalque nas empresas que efectuam a venda de materiais, pois o dinheiro deixa de entrar.

Anónimo disse...

o jl só quer fazer o museu, tal como todas as outras obras, porque dá certo ao seu negócio pessoal, assim vai vendendo mais umas sacas de cimento e materiais de construção

Anónimo disse...

o museu e mais uma obra que está guardada na manga para sair de surpresa, quanto a vender materiais é preciso que se vende para o dinheiro gerar para dar trabalhos e desenvolvimento.

Anónimo disse...

Agente quer é museus, estatuária, piscinas aquecidas e outras obras de arte que mostrem as nossas façanhas.


Coisas lindas.

Anónimo disse...

sou de acordo com mais um museu nas Flores e mais de acordo sou se colocarem os bustos de todos os politicos que representam a ilha pois são pessoas muito competentes, o pereira e manuel mania herberto já ajudicaram a encomenta à castanheira. Fico a aguardar a abertura deste museu para ir às Flores, fica prometido.
Não se esqueçam de votar no partido socialista ou a pide volta a instalar-se nas Flores!

Anónimo disse...

eu aqui nas lajes sempre votava partido socialista mas desde que o governo fez aquele desparate no porto das Lajes em vez de fazer uma marina nunca mais quero votar partido socialista.

Anónimo disse...

aqueles pilares ali ao lado do museu fica bem com mais aquelas arvores aqui do lado de cá está mesmo tude lindo.

Anónimo disse...

Aquele museu é uma lindeza.

O que é que vão pôr lá dentro?

Cangas e carros de bois?

Anónimo disse...

um burro como o anónimo das 16.14 é que não vale a pena meter lá dentro.

Anónimo disse...

Vão por lá dentro umas albardas, uns arreios de última moda e um selim, para os corpos mais esbeltos.

Tudo finissimo, a preços muito em conta, da coleção Outono-Inverno.

Nem na Place Lancôme.

Anónimo disse...

Este museu vai ser feito primeiro do que o da Dona Berta em Ponta Delgada?

Onde é que o JL vai buscar o bago?

Anónimo disse...

mas que dores de cotevelo andam por ai por causa do museu já agora para destrairem vaiam olhando para a doca nas lajes e vejam como fica linda com aquelas luzes todas acesas e ainda faltam algumas.é só brilho.

Anónimo disse...

Para algumas cabeças tolas, este museu é sinal de progresso.

Era, se outras coisas bem mais importantes, já estivessem resolvidas.
Mas não estão.

As preocupações com o meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas e a juventude no concelho das Lajes, são nenhumas.

Sem a esperança que a juventude traz, nenhum concelho tem futuro. A juventude tem o direito de viver na terra dos seus antepassados de forma digna, com condições e com futuro.

Há certos rabujetas por aí, como o tal da cana roca e o nosso primeiro ministro, que acham que devemos emigrar para vivermos com dignidade.E depois, como coisa que fossem ricos, espatifam o dinheiro dos contribuintes em museus.

Era o que faltava!

Anónimo disse...

Se não apostarem na fixação de jovens no concelho arriscam.se a transformar as lajes inteira num museu.

Anónimo disse...

apostar nos jovens no concelho. não é preciso apostar é preciso é vontade de trabalhar esta é que é uma grande aposta.

Anónimo disse...

já estou inqueto para ver este museu pronto que dará mais movimento ás lages.