terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Governo Regional quer que ministro explique atraso na extensão da fibra

O Governo Regional dos Açores quer que o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, revele as razões que impediram até agora o início das obras de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

“A obra tem financiamento garantido e já obteve o visto do Tribunal de Contas, pelo que queremos saber o que se passa”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente enviou [ontem] uma carta ao ministro da Economia solicitando informações sobre a data para o início dos trabalhos que permitirão ligar as duas últimas ilhas do arquipélago ao cabo [submarino] de fibra óptica que permite a ligação dos Açores ao continente europeu.

Desde finais de Outubro, altura em que o Tribunal de Contas deu o visto a esta empreitada, que o Governo Regional considera que “não há nenhum constrangimento” ao início dos trabalhos desta empreitada.

O contrato para a instalação do cabo [submarino] de fibra foi assinado a 18 de Março de 2011, numa cerimónia realizada na ilha das Flores, a que assistiu o então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Para o Executivo regional açoriano, a ligação da fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo, as duas únicas do arquipélago que ainda não estão ligadas a este cabo submarino, é “fundamental para garantir a coesão territorial e permitir o acesso de todos os açorianos em condições de igualdade à sociedade da informação e do conhecimento”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

O Governo vai lançar hoje no Porto das Lajes das Flores a primeira pedra para o Lançamento do aumento deste Porto. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Pois convém andar em cima deste assunto permanentemente para que não caia no esquecimento... a não ser que o dinheiro que a UE "deu" para este fim já tenha sido gastos em viaturas "super top de gama" oficiais dos novos ministros...

Anónimo disse...

“fundamental para garantir a coesão territorial e permitir o acesso de todos os açorianos em condições de igualdade à sociedade da informação e do conhecimento”.

Com as condições que temos, não sei quem deveria pagar a quem.
Cada vez está pior o acesso à internet, à noite nem o hotmail abre, mas o "Zé Florentino" continua a pagar e não bufar.
Não partilho da opinião de muitos bloguers que as Flores são um atraso de vida, mas infelizmente para lá caminhamos, pois parece que as quatro mil e poucas almas que aqui vivem não têm poder politico suficiente para mexer em nada.
veremos se os corvinos conseguem.

Anónimo disse...

vão ser dadas inicios no porto das lajes a tubagem para entrar o cabo de fibra até aos ctt.

Anónimo disse...

O tal da pouca vergonha dos submarinos é que tem a culpa toda!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa face ao pedido de explicações por parte do Governo Regional ao ministro da Economia sobre [para quando] o início da obra que permitirá estender o cabo [submarino] de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo:

Paulo Estêvão (PPM) diz que “não basta mandar cartas” para resolver as dificuldades de acesso à internet nas ilhas das Flores e Corvo.

O deputado eleito pelo círculo eleitoral da ilha do Corvo anunciou que vai apresentar no Parlamento Regional um projecto de resolução para “instar o Governo da República a concretizar com urgência a extensão do cabo de fibra óptica ao Grupo Ocidental” e “recomendar ao Governo Regional a agir judicialmente [para obrigar a PT a resolver os problemas de acesso à internet nas ilhas das Flores e Corvo]”.

Segundo Paulo Estêvão as dificuldades de acesso à internet nas duas ilhas do Grupo Ocidental “está a afectar empresas e serviços públicos”, além de ser “um incumprimento legal por parte da PT, que contratualiza e cobra às populações um serviço que efectivamente não realiza”. O deputado regional do PPM manifestou, no entanto, estranheza por a capacidade da internet “melhorar” nas ilhas das Flores e do Corvo “quando chegam altos responsáveis políticos”: “chega o Presidente da República e o secretário regional da Economia e candidato a presidente do Governo Regional e aumenta a capacidade”, denunciou Paulo Estêvão.

A presente situação para Paulo Estevão é insustentavel. O deputado regional solicita a intervenção do Governo para que a PT desbloqueie com urgência o problema enquanto se aguarda a instalação do cabo [submarino] de fibra óptica nas ilhas das Flores e Corvo [notícia com vídeo do «Jornal da Tarde» da RTP Açores].

Anónimo disse...

Manuel Herberto deve ter perdido a voz ou então anda muito ocupado a resolver os seus assuntos pois não faz nada para ajudar os florentinos.
O pereira quer o lugar dele no seio do PS para fazer o mesmo, abram este olhos ou vamos continuar na mesma. Além disso o pereira se foi capaz de usar dinheiros da camara para resolver os assuntos da sua reforma e do jose do corvo, é certo que foi obrigado a devolver aos cofres da autarquia pois alguém abriu a boca (funcionário), não ficou com o rótulo de "aldrabão ou ladrão" pois estas palavras só se aplicam a quem rouba algo de menos valor ou não têm poder ou como se defender das más linguas... é capaz de tudo e a mim, pessoalmente, não me inspira confiança nem nunca me inspirou.

Anónimo disse...

As camaras neste assunto, podem sensibilizar. Não podem pagar.

Não merece crédito que opta por caluniar pela calada do anonimato.
Para além de ser uma monstruosa cobardia, é uma vergonha, fica feio e é um pecado mortal.

Anónimo disse...

voces ainda não se convenceram que os deputados estão ali não é para defender o povo mas sim para defender a sua reforma se vota-sem uma vez e ele acabava o seu mandato de 4 anos e a seguir votava-se noutro para eles não estarem só a pensar no seu bem estar.

Anónimo disse...

Anónimo de 4 de Janeiro das 13h56, você não anda actualizado, não é calunha mas sim a realidade, actualize os seus conhecimentos antes de abrir a boca. Veja os relatórios do tribunal de contas bem como as actas da câmara antes de comentar.
Quanto ao anonimato deveria ter vergonha pois não se identificou e a fila para o inferno é grande por isso não se preocupe com a minha língua viprina, aguarde os seus preciosos comentários para si e sua familia, certo?
Quanto aos pecados mortais quero ver muitas marias madalenas com cargos público na fila e muitos padres antes que chegue à minha vez, entendeu ou quer um desenho?

Anónimo disse...

Com tanto bom tempo e mar maravilhoso não sei o que está à espera o Governo Central para a passagem do Cabo de Fibra Óptica para as Flores e o Corvo. Basta de Esperar.

Anónimo disse...

este P S são uma cambada de mentirosos o barco que vai transportar o cabo ainda não foi fabricado.