segunda-feira, 5 de março de 2012

Comunidades devem envolver-se na actividade dos Parques Naturais de ilha

O director regional do Ambiente defende um forte envolvimento das comunidades locais em cada um dos nove Parques Naturais de ilha existentes no arquipélago.

A ideia foi avançada por João Bettencourt na apresentação do regulamento do programa “Parque Natural – parceiro para o Desenvolvimento Sustentável”. A partir de agora, acrescentou aquele responsável, o Parque Natural do Faial, que em 2011 foi distinguido com o Prémio EDEN – Destino Europeu de Excelência, passa a contar com 29 parceiros, sendo que, durante o corrente ano, o programa será alargado a todas as ilhas e a todos os parques.

Para João Bettencourt, a criação desta figura de parceiro do Parque garante que as forças vivas de cada ilha se envolvam num grande projecto que passa por levar as nossas ilhas mais além, no âmbito da conservação da natureza, e por potenciar uma actividade económica em crescimento como é o turismo.

A existência de três ilhas (Flores, Corvo e Graciosa) classificadas com Reserva da Biosfera, a candidatura do Geoparque Açores à Rede Europeia e Global de Geoparques, a atribuição do Prémio EDEN ao Parque do Faial e a candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável, apresentada pelo Parque de São Miguel para os concelhos do Nordeste e da Povoação, foram apontadas como exemplos do “relacionamento saudável que deve existir entre o turismo, uma actividade económica, e o ambiente”.

Os parceiros dos parque naturais de ilha, com direito a usar “selo de identificação”, estão agrupados em quatro categorias: agências de viagens, empresas de animação turística e empreendimentos turísticos (Tartaruga), transportes (Cagarro), entidades produtoras agro-alimentares (Morcego) e associações de desenvolvimento local, clubes desportivos, organizações não governamentais do ambiente e departamentos de ensino e investigação (Basalto).


Notícia: «Jornal Diário» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: