domingo, 4 de março de 2012

Proibição do cultivo de transgénicos

A preservação de uma imagem de “respeito pela natureza” e a garantia do direito dos produtores regionais à pratica da agricultura tradicional ou biológica fundamentam a proposta legislativa do Governo Regional açoriano de proibição de cultivo de transgénicos nas ilhas.

Na iniciativa legislativa entregue ao Parlamento regional é salientado que a elevada fragmentação das explorações agrícolas e as especiais condições climáticas do arquipélago, ao favorecerem a actividade dos agentes polinizadores tornam “impossível o controlo da disseminação dos organismos geneticamente modificados (OGM)”. Por isso, “a introdução de culturas de OGM coloca em causa o direito dos agricultores [da Região] praticarem modalidades de agricultura tradicional ou agricultura biológica”, com “perda da diversidade de variedade agrícolas, ornamentais e florestais que caraterizam os Açores”, argumenta a proposta do Governo Regional.

Sobre a salvaguarda da imagem da Região enquanto respeitadora da natureza, o projecto legislativo regional que visa declarar o arquipélago como zona livra de cultivo de transgénicos, sublinha que tal seria “dificilmente compatível com a coexistência, no mesmo território e nos mesmos processos produtivos, da utilização agronómica de organismos geneticamente modificados”. Realça, igualmente, as “dúvidas ainda existentes sobre as interferências dos OGM no equilíbrio dos ecossistemas e na contaminação da cadeia alimentar”, realçando que podem “comprometer a imagem e os certificados de qualidade dos produtos açorianos, em particular a carne de bovino e os laticínios”.


Notícia: «Açoriano Oriental», secção «Ecosfera» do jornal «Público» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Queira DEUS que esta lei veja a luz do dia. OGM significa a manipulação da NATUREZA o que é contrária À VIDA! Eu, graças a DEUS não como OGMS nem nunca comerei semelhante praga vinda da agfricultura quimico-industrial americana . Deixo aqui uma alerta muito especial contra a EMPRESA NORTE-AMERICAN RIO TINTO UMA DAS EMPRESAS CRIMINOSAS QUE CHEGA A DAR GRÁTIS SEMENTES AOS AGRICULTORES SÓ PARA ESPALHAR OGM POR TODO O LADO. Só que, mais tarde, vem cobrar 3 vezes mais. Outra situação abominável foi a do embaixador americano em Lisboa ter enviado cartas ao governo português e açoriano para tentar COMPRAR o país e introduzir as OGM a toda a força. esse sr. embaixador devia ter sido expulso imediatamente...

Anónimo disse...

Eu tenho muito medo dos transgénicos que andam por aí.
Aqui nas Flores e no Corvo há vários. Todos metidos em politica, todos encavados na manjedoura pública. A mamar na prática e a fazer serviço público na sua pródiga conversa.

Como dizia meu avô, de costela Terceirense, ou num bode, ou na Agualva!