sexta-feira, 6 de julho de 2012

Festa de São Pedro, na Costa do Lajedo


Dos santos populares São Pedro é um deles, padroeiro dos pescadores e, segundo algumas crenças, o patrono da igreja. Por estas paragens todos os anos é celebrada essa efeméride. Na aldeia da Costa existe uma imagem de São Pedro e mais recentemente, por oferta de um crente, uma imagem de Fátima. Nesta altura do ano saem as duas imagens e percorrem parte da aldeia, com todos os devotos, forasteiros e curiosos.

Na véspera do dia da festa é feita uma procissão de velas (ao princípio da noite) só com a imagem de Fátima. A salientar no programa da festa: durante a semana, alvoradas; sexta-feira bênção da carne, partir e dividir. No sábado, distribuição da carne pelas casas e à noite procissão de velas. Domingo, a missa seguida da procissão e arrematações. A presidir às cerimónias eucarísticas/religiosas esteve o senhor padre Trigueiro.

Não faltaram os comes e bebes e música. Aqui ficam as imagens em que não faltou a bênção de São Pedro no tempo, que esteve magnífico. Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens e aos mordomos/responsáveis que em mais um ano levaram a cabo esta festividade.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Nas Flores não existem aldeias,mas sim freguesias e lugares que é o caso a Costa é um lugar!

Anónimo disse...

Parabéns à Costa do Lagedo, que sendo uma pequena povoaçao da Ilha das Flores, com um micro-clima magnífico,tem gente laboriosa,empreendedora,evoluida e com muita iniciativa.
Permitam-me, no entanto uma observaçao;
Nos últimos dias e neste mesmo espaço,tem estado em foco os nomes tradicionais dos lugares da nossa Ilha e seus "rebatismos", nomeadamente a Alagoinha,Lagoa das Patas ou Poço, na Fajazinha.
Coisa semelhante já se passou com as nossas Lagoas, que, quando eu me criava, se chamavam Caldeiras;da Lomba,Rasa,Funda das Lajes,Comprida, Funda da Fajazinha (e nao negra),Seca e da àgua Branca.
Agora reparo no "rebatismo"? da Costa do Lagedo, para Aldeia da Costa. Tudo bem! Nada é imutável.A Cuada também assim passou a ser chamada de Aldeia,talvez por razoes turísticas e nomenclatura internacional.
Mas a verdade é que, nos Açores,nao temos,tradicionalmente, Aldeias; temos Freguesias e lugares pertencentes às mesmas,quando se encontram adjacentes a elas e nao alcançaram a categoria de Fregusias.Ou estarei errado? se o estiver que me corrijam, por favor.
E fique bem claro que isto é apenas e tao só,uma oportunidade para um confronto de ideias e opinioes!... Venham elas.

Anónimo disse...

Pois está a confirmar aquilo que eu disse:nas flores existem freguesias e lugares e resto são invensões...e mais nada!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 7 de Julho 11:52

Verdades puras.As nossas Caldeiras
sempre foram Caldeiras. A Costa do Lajedo, sempre foi Lugar, ou simplesmente Costa do Lajedo.

Ninguém deveria ter a ousadia de trocar nomes de Caldeiras nem de lugares na nossa ilha das Flores. Nunca por nunca a ilha das Flores teve uma aldeia. A aldeia é para os os aldeões Isso não há nos Açores.