segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Integrar a rede europeia de GeoParques

O GeoParque Açores, único no Mundo por ter 121 geossítios espalhados por nove ilhas, deve ser integrado na rede europeia e mundial de geoparques durante a próxima conferência internacional.

“Os avaliadores ficaram visivelmente impressionados pela positiva com o que existe na Região e com o trabalho realizado”, afirmou o coordenador científico do GeoParque Açores.

João Carlos Nunes frisou que a delegação dos Açores vai para esta reunião internacional "com boas expectativas", salientando que a Região apresentou uma "candidatura forte". A candidatura do GeoParque Açores à Rede Europeia de GeoParques foi apresentada em Novembro de 2011, tendo a missão de avaliação estado no arquipélago em Julho deste ano.

O coordenador científico do GeoParque Açores destacou as suas "características inéditas" a nível mundial, com locais "ímpares" do ponto de vista da geologia, cuja preservação importa assegurar, como o vulcão dos Capelinhos, a montanha do Pico, o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, o Caldeirão do Corvo, as Fajãs de São Jorge ou a Rocha dos Bordões.

Nesse sentido, o GeoParque Açores, subordinado ao tema ‘Nove Ilhas - Um Geoparque’, pretende proporcionar uma viagem pelo património geológico do arquipélago, que possui uma paisagem marcada por rochas, relevos e estruturas originadas por erupções vulcânicas. Entre a imensa variedade geológica, que abrange um período que começou há milhões de anos e vem até à actualidade, estão locais como caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas.

O GeoParque Açores tem uma valência de geoconservação e outra de educação para cidadania e respeito ambiental, frisando João Carlos Nunes que a integração nesta rede europeia implica "novas responsabilidades". Caso se confirme a adesão do GeoParque Açores à rede europeia, ela será válida por 4 anos, decorrendo uma nova avaliação ao fim desse período.

Os geoparques que integram a rede europeia fazem também parte de uma rede mundial de geoparques patrocinada pela UNESCO.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «i» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia da secção Ecosfera do jornal «Público»: "Adiada candidatura de Açores a património geológico da Humanidade".

O Comité Coordenador da Rede Europeia de Geoparques adiou para Março [de 2013] a decisão quanto ao reconhecimento dos Açores como património geológico da Humanidade, foi revelado na [passada] quinta-feira [dia 20].

“A candidatura [dos Açores] não foi rejeitada. Mas é a primeira vez que a Rede de Geoparques tem um arquipélago a querer associa-se-lhe e isso tornou-se um problema para a própria estrutura”, disse José Leonardo Silva, coordenador da candidatura dos Açores.

O adiamento “não foi uma desilusão”, porque em causa está apenas “um pedido de informação adicional” sobre o território das nove ilhas. “Não podemos pensar que isto foi um problema. Temos que pensar que estamos a colocar-nos do lado da solução”, sublinhou José Leonardo Silva.

Em Portugal há actualmente dois geoparques: o de Arouca, cujos limites coincidem com aquele concelho, e o Naturtejo da Meseta Meridional, que abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Segundo José Leonardo Silva, os Açores podem vir a ser o terceiro geoparque português e o primeiro do mundo na condição de arquipélago.

O Comité Coordenador da Rede de Geoparques “disse, e nós também achamos, que o Geoparque dos Açores é uma grande mais-valia para a Rede Europeia. Esperamos satisfazer todos os membros da Rede com as nossas respostas, para que consigamos entrar em Março próximo”, data da próxima reunião da estrutura, em Paris, acrescentou.