quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vem aí a tempestade tropical Nadine

A tempestade tropical 'Nadine', que deverá atingir a zona marítima dos Açores nas próximas horas, vai afectar o estado do tempo a partir das 3 horas de quarta-feira [hoje] nas ilhas das Flores e do Corvo.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores lançou esta terça-feira [ontem] um alerta na sequência da previsão de agravamento do estado do tempo nas duas ilhas do grupo Ocidental, que abrange o período entre as 3 horas de quarta-feira [hoje] e as 15 horas de quinta-feira [amanhã]. Neste período, a previsão aponta para vento do quadrante leste até 60 quilómetros por hora, com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora, ondas de leste até seis metros e períodos de chuva forte.

Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda que sejam adoptadas as precauções habituais nestas ocasiões, dirigindo-se especialmente aos pescadores e aos automobilistas.

"Só na sexta-feira [dia 21] é que a tempestade Nadine vai diminuir de intensidade e transformar-se numa depressão extra-tropical, mas continuará a sul do arquipélago", acrescentou Vanda Costa, do Instituto Meteorológico em Ponta Delgada.


Notícia: «Correio da Manhã», «Sol» e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia da RTP Açores: "Tempestade tropical Nadine já está nos Açores" (com vídeo).

Chuva, vento e trovoada serão as consequências da passagem da tempestade tropical Nadine pelas ilhas Flores e Corvo.

As previsões apontam para um desvio da trajetória da tempestade tropical Nadine para sudeste, fazendo os meteorologistas preverem que São Miguel e Santa Maria possam também ser afetados com tempo mais severo a partir de amanhã.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia das televisões RTP e SIC: "Vento forte e chuva já se sentem nas Flores e no Corvo, população diz estar habituada".

O vento muito forte e a chuva já se fazem sentir nas ilhas das Flores e do Corvo, na sequência da aproximação da tempestade tropical Nadine, mas as populações dizem estar habituadas e tomaram as precauções necessárias.

"O vento está mais forte e chove, mas isto é o nosso Inverno", afirmou Tânia Silva, empregada de um restaurante no Corvo, acrescentando que a população da mais pequena ilha dos Açores acordou para "um dia normal de trabalho", embora com "mais algum cuidado", nomeadamente com as portas, janelas e telhados das casas.

Na Santa Casa da Misericórdia do Corvo, Rosa Mendonça, funcionária do Lar de Idosos, disse que "está tudo calmo" na instituição. "Já estamos habituados, mas, claro, que há algum cuidado com as portas, que foram fechadas", frisou, salientando ainda que o estado do mar entre o Corvo e a vizinha ilha das Flores "está muito mau".

Por seu lado, Manuel Rita, presidente da Câmara Municipal do Corvo, disse que um dos principais cuidados foi "retirar os barcos para cima da orla costeira", acrescentando que os bombeiros também "estão de prevenção". Apesar de já se sentir "o vento mais forte e muitos pingos de chuva", Manuel Rita considerou que "não é nada de especial", garantindo que os corvinos "já estão precavidos" para situações de mau tempo. "Já estamos habituados, o tempo quando passa não nos deixa rasto", afirmou o autarca socialista, revelando que não há serviços encerrados e a escola "está aberta".

Na vizinha ilha das Flores, os bombeiros voluntários também não foram chamados para nenhuma ocorrência, mas uma fonte da corporação referiu que já se sente "muito vento e muita chuva". "Ainda agora olhei pela janela, vi o avião a passar de lado e assustei-me com a força do vento", frisou.

Nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), a previsão do Instituto de Meteorologia aponta para trovoadas frequentes e dispersas, chuva forte, vento forte de leste rodando para nordeste, e mar tempestuoso, de quadrante leste, desde a madrugada de hoje até às 15 horas de quinta-feira.