Centro de Processamento das Flores já recepciona os resíduos indiferenciados
Desde o dia 19 de Novembro [passada segunda-feira] começaram a ser recebidos no Centro de Processamento de Resíduos das Flores os resíduos indiferenciados recolhidos no concelho das Lajes, uma vez que as diversas valências do Centro estão em funcionamento e a ilha das Flores passa ter um destino adequado para a maioria das tipologias de resíduos produzidos na ilha.
Tendo em conta que os resíduos indiferenciados passam a ser tratados no Centro, as lixeiras das Flores serão encerradas. Importa referir que já foi publicado o concurso público para a selagem e requalificação dos locais em causa.
Salienta-se que os subprodutos animais e os cadáveres de animais são uma excepção, tendo em conta que carecem de pré-tratamento para poderem ser entregues no Centro. Visto que na ilha das Flores não existe o referido pré-tratamento, os subprodutos e cadáveres animais devem continuar a ser enterrados num local devidamente definido, delimitado e controlado, até haver outra solução mais adequada. A Secretaria Regional dos Recursos Naturais está a desenvolver trabalho por forma a dar resposta às necessidades nesta matéria.
O sucesso do funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos das Flores depende da correcta separação dos resíduos pelos habitantes da ilha e do serviço de recolha prestado pelas autarquias. Nesse sentido, apelamos aos nossos munícipes para a importância da correcta separação dos resíduos e o respeito pelas regras de funcionamento do Centro de Resíduos.
Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
De salientar que já acontece a exportação [para fora da ilha] dos resíduos e que a recolha selectiva começou há cerca de 8 meses.
Saudações florentinas!!
9 comentários:
Temos condições para uma ilha mais limpa e para uma melhor qualidade de vida de quem cá vive.
Todos tem a obrigação de participar, porque é simples, fácil e beneficia muitos.
Muito bem!
E já agora, porque é que não começaram também a ser entregues os resíduos indiferenciados do Concelho de Santa Cruz ?
Alguém sabe responder ?
Obrigado.
Presumo que os residuos organicos serão tratados por compostagem, resultando daí fertilizantes.
A utilização destes compostos na agricultura, nomeadamente no tratamento de solos de estufas e utilizados em floricultura.
Uma boa oportunidade de negócio.
Nesta coisa de residuos há que distinguir duas coisas. A recolha, da responsabilidade das Camaras e o tratamento da responsabilidade das duas Camaras e do governo regional, que construiu o centro de processamento.
A entrega é feita por quem recolhe.
Julgo que todos os municipes tem uma oportunidade de participar no sentido de termos uma ilha mais limpa, um ambiente mais saúdável e um planeta mais habitável.
As camaras das Flores devem agora começar a pensar na recolha de óleos usados (um contentor por freguesia chega e sobra) no sentido de serem exportados para a Terceira para fabrico de biocombustivel.
chegou hoje de manhã á doca da capital das flores lajes a fragata.
Essa da fragata é mesmo muito importante!
concerteza que todas as noticias são importantes.
Mais uma obra construída de raiz pelo sempre famosissimo e dígnissimo Presidente da Câmara Municipal das Lajes!!
Ao que parece o homem contruíu tudo nas Lajes, só e com obras da "sua" câmara.
eu acredito se este presidente ou outro do mesmo partido que ainda vão fazer nas lages uma pousada da juventude, um centro de saude e uma marina em boas condições.
Enviar um comentário