segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Centro de Processamento das Flores já recepciona os resíduos indiferenciados

Desde o dia 19 de Novembro [passada segunda-feira] começaram a ser recebidos no Centro de Processamento de Resíduos das Flores os resíduos indiferenciados recolhidos no concelho das Lajes, uma vez que as diversas valências do Centro estão em funcionamento e a ilha das Flores passa ter um destino adequado para a maioria das tipologias de resíduos produzidos na ilha.

Tendo em conta que os resíduos indiferenciados passam a ser tratados no Centro, as lixeiras das Flores serão encerradas. Importa referir que já foi publicado o concurso público para a selagem e requalificação dos locais em causa.

Salienta-se que os subprodutos animais e os cadáveres de animais são uma excepção, tendo em conta que carecem de pré-tratamento para poderem ser entregues no Centro. Visto que na ilha das Flores não existe o referido pré-tratamento, os subprodutos e cadáveres animais devem continuar a ser enterrados num local devidamente definido, delimitado e controlado, até haver outra solução mais adequada. A Secretaria Regional dos Recursos Naturais está a desenvolver trabalho por forma a dar resposta às necessidades nesta matéria.

O sucesso do funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos das Flores depende da correcta separação dos resíduos pelos habitantes da ilha e do serviço de recolha prestado pelas autarquias. Nesse sentido, apelamos aos nossos munícipes para a importância da correcta separação dos resíduos e o respeito pelas regras de funcionamento do Centro de Resíduos.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
De salientar que já acontece a exportação [para fora da ilha] dos resíduos e que a recolha selectiva começou há cerca de 8 meses.

Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Temos condições para uma ilha mais limpa e para uma melhor qualidade de vida de quem cá vive.
Todos tem a obrigação de participar, porque é simples, fácil e beneficia muitos.

Anónimo disse...

Muito bem!
E já agora, porque é que não começaram também a ser entregues os resíduos indiferenciados do Concelho de Santa Cruz ?
Alguém sabe responder ?
Obrigado.

Anónimo disse...

Presumo que os residuos organicos serão tratados por compostagem, resultando daí fertilizantes.
A utilização destes compostos na agricultura, nomeadamente no tratamento de solos de estufas e utilizados em floricultura.
Uma boa oportunidade de negócio.

Anónimo disse...

Nesta coisa de residuos há que distinguir duas coisas. A recolha, da responsabilidade das Camaras e o tratamento da responsabilidade das duas Camaras e do governo regional, que construiu o centro de processamento.
A entrega é feita por quem recolhe.

Julgo que todos os municipes tem uma oportunidade de participar no sentido de termos uma ilha mais limpa, um ambiente mais saúdável e um planeta mais habitável.

As camaras das Flores devem agora começar a pensar na recolha de óleos usados (um contentor por freguesia chega e sobra) no sentido de serem exportados para a Terceira para fabrico de biocombustivel.

Anónimo disse...

chegou hoje de manhã á doca da capital das flores lajes a fragata.

Anónimo disse...

Essa da fragata é mesmo muito importante!

Anónimo disse...

concerteza que todas as noticias são importantes.

Anónimo disse...

Mais uma obra construída de raiz pelo sempre famosissimo e dígnissimo Presidente da Câmara Municipal das Lajes!!
Ao que parece o homem contruíu tudo nas Lajes, só e com obras da "sua" câmara.

Anónimo disse...

eu acredito se este presidente ou outro do mesmo partido que ainda vão fazer nas lages uma pousada da juventude, um centro de saude e uma marina em boas condições.