Transporte marítimo de mercadorias entre Flores e Corvo será assegurado pela... Empresa de Barcos do Pico
O secretário regional do Turismo e Transportes anunciou [ontem] que, na sequência do procedimento por concurso público, o Fundo Regional da Coesão adjudicou [na sexta-feira] o contrato de prestação do serviço de transporte marítimo regular de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo.
Esta prestação de serviços, que se estenderá por 3 anos (mais um de opção), foi adjudicada à Empresa de Barcos do Pico de Amaral, Felicianos & Faria, Lda, pelo montante global de um milhão e 62 mil euros.
O transporte marítimo de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo será assegurado através de duas ligações semanais ao longo de todo o ano, excepto nos meses de Julho e Agosto, em que a empresa assegurará três ligações semanais.
A prestação de serviços será assegurada pelo navio Lusitânia, que tem uma capacidade de carga de 125 toneladas, e, em caso de impedimento deste, pelo navio Cecília A, que disponibiliza uma capacidade de carga de 350 toneladas.
A adjudicação à Empresa de Barcos do Pico aumenta a capacidade média de carga semanal transportada para 277,88 toneladas. “Vai haver um incremento na capacidade de carga transportada de cerca de 60 toneladas por semana ao longo do ano, aumentando também o número de rotações, nomeadamente em Julho e Agosto”, afirmou Vítor Fraga.
A nova operação, referiu o secretário regional dos Transportes, “irá proporcionar, em termos operacionais, uma melhoria significativa da capacidade de carga transportada entre as ilhas das Flores e do Corvo”, fazendo com que seja assegurada “uma boa qualidade no serviço prestado”. Nesse sentido, Vítor Fraga salientou que os barcos envolvidos na operação “proporcionam o transporte de contentores, de contentores de frio, de viaturas e de combustíveis”, dando “garantia de sustentabilidade da operação” e assegurando, ao mesmo tempo, que “o abastecimento à ilha do Corvo é feito com a normalidade que se pretende”.
Por outro lado, o aumento da capacidade de carga vai “possibilitar aos comerciantes locais gerir de uma forma diferente os seus próprios stocks”.
Notícia: jornal [de distribuição gratuita] «Açores 9» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!
63 comentários:
Então, e o pequeno navio santa Iria construúido de raíz, na espanha , para esse trafego?? Somos tão ricos, que se põe de lado um brinquedo que custou centos de milhares de euros?Ao menos, o Gov. regional que pague aos fornecedores e prestadores de serviços, pois os atrasos são demais.
Não há nada que não se acabe, lembro-me bem do José Augusto começar com este barco que já foi á alguns anos mas tudo foi por água abaixo, no meio disto tudo o unico que se salvou foi o Armando que vendeu a sua parte o restante agora paça a ver passar os navios.
Já há muito tempo que alguém chamou á atenção dos responsaveis por o navio santa iria que ia haver novas propostas para o transporte de mercadorias para o Corvo mas não fizeram caso pois meus amigos á muito peixe para pescar não ´a outro remedio senão avansar para a pesca e tem de se arranjar dinheiro, podem fechar o escritório e fazerem menos barulho em cima do porto das lajes e serem mais respeitadores do que não eram agora amanham-se porque ainda são novos para trabalhar e há para aí muita cana-roca para cortar toma.
não sei como o pereira não deu um geito para eles ficarem outra vez o rei do corvo ai à tempos andava inqueto para saber como andava o concurso.
Mais uma empresa das Flores posta abaixo pelo partido socialista.
Assim vamos longe!!!!
A primeira derrota dos deputados do ps flores.
O futuro apresenta-se negro
o navio vai afuntar a meio canal
bem feita vão cavar terra pois o tempo da mama acabou ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Nao vou entrar em detalhes desta situacao pois parece mal andar aqui a lavar roupa suja mas ao que ouvi no café houve varias vezes em 2012 que o Santa Iria nao fez a viagem ao Corvo por nao haver verba para gasoleo. Segundo consta o Lusitania faz duas ligacaoes semanais ao Corvo , 3 em Julho e Agosto e os corvinos há 2 anos ficaram bem contentes quando ele andou por cá .
a máre ocidental com a gestao que tem e ter gerentes a passear em Sao Miguel de mercedes com os bancos rotos logo se percebe o resto. e ainda se vai ouvir falar muito disto pois vai ficar muita gente por ca com dores de cotovelo. um dia destes o Santa Iria vai para algum lado para responder por alguma divida . custou 800 mil euros em 2002 sendo 500 mil a fundo perdido e outros 300 da mareocidental. a procissao ainda vai no adro desta vez. vamos ver mas se o serviço do lusitania como foi há 2 anos nao queremos outra coisa por cá
bem diz o anónimo anterior, "parece mala andar a lavar roupa suja", mas o que é certo é que esta firma provocou a situação em que está.
Todos foram bem avisados que isto podia acontecer e fizeram "orelhas moucas". Continuaram a não cumprir, a viver à "grande e à francesa", como Reis, donos e senhores do canal e da verdade. A falta de humildade nas mais variadíssimas situações não ajudaram.
Custa-me ver que o SENHOR José Agusto trabalhou dia e noite para construir algo, que de um momento para o outro desmorona-se e além disso custa-me saber que os despedimentos que esta decisão acarreta, vão ser bastante visíveis naqueles que por lá trabalham (trabalhavam???)
aqui à uns meses veio um barco do pico fazer o transporte de material da tecnovia para o corvo porque estes senhores do santa iria (mas não foi) mais uma vez, queriam ganhar tudo mas tudo perderam.
ó tristes paciência.
Os concursos públicos não perdoam. Ganha o que fizer mais barato em condições vantajosas.
A Drª Berta, com aquela questão dos minibus, concessinou a empresas de S. Miguel os transportes em Ponta Delgada, mas os outros puseram-na em tribunal.
Aqui nas Flores ganharam os transportes esta gente dos Carvalhos e uma empresa açoriana, da Terceira, a EVT ficou fora.
As coisas são assim.
Não se pode obrigar as pessoas a pagar o mais caro, quando outros fazem mais barato.
O interesse público está primeiro.
Isto não quer dizer que as empresas perdedoras não tenham alternativas. Olhemos para o turismo, se calhar mais lucrativo.
Mais uma do Coelho, ou será que é doutros?
Há ainda quem pensa que não há ninguem que queira ir para as Flores mas, não é bem assim esta do barco do Pico tambem faz viagens para a Terceira e graciosa e agora fazerá Flores Corvo. Quanto aos transportes colrctivos ganhou os do continente e de certeza que não estão a ter prejuiso e a EVT perdeu porque querem é ganhar tude de uma só vez.
ouvir falar que a lancha do piloto de barra ja nao vinha opitaram por uma grua na zona balnear da faja acreditam meu deus onde se seja o nosso governo com apoio politico florentino mais dito lajense
passei nas lajes domingo e separei com grande armazem sem telhado parei num cafe perguntei quem era essa obra e diz e minha mas estou parado porque a camara aprovou com maioria absoluta (sem votos contra) quer dizer quem os vereadores do ps aprovaram ,de seguida o ambiente para a obra por falta de parecer. quem sera o vereador do ps e o chefe do ambiente será canditado a camara meu deus falta de... pensam nos nossos politicos.
o pereira nao deu o jeito a empresa mare ocidental porque... se fosse a empresa lucinio lima de certeza...
amigo nao conpreende é a troica ou troca mareocidental não ganha concurso transporte fw/corvo mas o transporte piloto barra é transportado por eles em compensacao. a grua da faja para amigo do ps não admira 50% dos deputados tem casa na faja. sera cunha e so cunha terá barco as obras do senhor é cunha e só cunha porque será...fernando pessa dizia e essa
o sr. victor fraga nao sabe somar 50% da carga do corvo é do castanheira será que castanheira precisa 1000kg por semana... não sei...
o que será da piscina das lajes será piscina+museu+estrada em asfasto+bar do porto dará para acabar as obras do senhor tudo é patrimonio lajense. mais não digo
O grande capital dos Açores está nas mãos dos mesmos que andam no governo. As camionetas de S. Miguel são de gente do governo e as da Terceira que vinham para aqui também.
E esta?
O Pereira já não esta camara e o lucino continua a trabalhar na estrada do toste
Não vem a lancha do Piloto da Barra que era para ter vindo em Abril do ano passado, será que esta lancha é de cera ou é de oiro para lavar mais de um ano para ser costruida ou foi mais uma propaganda ileitoral como o Cabo de Fibra Óptica para caçar mais uns votos.
as da Terceira não são do Governo mas foi bom eles terem perdido senão ia mais umas carreiras velhas para as Flores é que carros novos só umas duas pequeninas de resto chegam à Terceira já com muito uso e com a cara lavada.
De quem?
e o que medisse a Ti Maria do Nordeste muitas vezes a maré ocidental cobrava transporte de coisas e mercadorias pois esse transporte está pago por natureza no valor do contrato que existia .Nem assim conseguiram sobreviver. é uma pena o que o Tio José Augusto tinha e no que tornaram aquilo. Derreteram tudo. Chama-se sublimação o processo fisico de passar de solido a gasoso , ou seja evaporou-se completamente . Lanchas e barcos e carros e casas e armazens e tudo...Nada se perde tudo se transoforma como dizia o famoso fisico Frances Lavoisier, não é ?
É cada um pior que os outros.. sinceramente, não acham que deviam pensar duas vezes antes de escrever o quer que seja? Burros nasceram, burros vão morrer! Tristeza.. Acrescento, o transporte do dito cujo material da Tecnovia para o Corvo não foi feito pelo Lusitânia, meus caros. Quem se assegurou de entregar o material no Corvo foi a MareOcidental, tendo em conta que o estado do mar na altura impossibilitou a viagem do Lusitânia ao Corvo, tendo a MareOcidental levado o material. Vocês estão todos bem é para se juntarem de manhãzinha à praça, sabem, para colocar a conversa
em dia ;)
a grua para a fagã grande em troca da lancha do piloto da barra não estou a entender. todas as Ilhas tens as suas lanchas e algumas foram entregues o ano passado novas altura em que se falava a entrega tambem uma nova nas lajes das flores.
Ó anónimo de 8 de Janeiro de 2013 às 05:21, então que veio fazer o Lusitânia às Flores que trabalharam de noite e de dia? Só se foi sub-empreitada com a MareOcidental.
não é preciso lancha nemhuma para o piloto , ele que vaia na sua que ganha bastante para isso. quanto quanto ao concurso de transporte maritimo de mercadorias para a Ilha do Corvo só tenho a dizer o seguinte Era uma vez uma Empresa...
senhor anónimo 15 de Janeiro de 2013 à0 15:23, o senhor deve estar maluco, pois não vê que o sr vereador qque aprovou a dita obra (armazem na rocha das lajes) na camara, era o chefe do serviço que a mandou parar.Isso não pode ser.aí deve haver marosca, ou então o senhor chefe confundiu-se.
Acontece aos melhores.lol
sr anónimo do dia 18 de Janeiro de 2013 à0 05:21
Qual deles és tu ? Hahaha
A única vantagem da mareocidental se ganhasse o concurco era somente pelos postos de trabalho. pq de resto NADA! de que serve dar o concurso á respectiva empresa se a mesma só faz rolar dinheiro pos traalhadores?! Se tamos em plena CRISE e propuseram mais do dobro dos €por tonelada do q o lusitania, Tem dividas pelos açores todos. Os deputados se nao conseguiram fazer nada, AINDA BEM! Ja bastava qdo o sr valdemar trabalhava pro castanheira e no meio de 50 ou 60 toneladas de brita ele descobria outras tantas que mais ninguem via e enfiavas na guia de transporte. Pois. Quem é que pagava a boa vida desses palhaços? eramos todos nos. pois os que axam que ta mal o barco do pico vir praki. comecem por pagar as dividas dos srs finos da mareocidental que nem do que é deles quiseram trabalhar.
Sr anonimo 18 de Janeiro de 2013 à0 05:21
Grande parte dessa gente da praça.. é gente q gosta mt de falar, mas tambem é gente de trabalho. na é uma cambada de mamoes mal habituados como alguns que o sr sabe certamente mt bem.
e as dividas que a maré ocidental tm pelas ilhas ? e a divida da maré ocidental à empresa de barcos do Pico do aluguer do lusitania há dois anos ? Ainda vai rolar muita tinta sobre esta historia .é como dizia um iluminado há pouco era uma vez uma empresa . é uma vergonha pois o José Humbertp anda de peito cheio de ar , tipo pavão. Afinal o pavao nao erao outro ? ok . percebi rua era a mesma mas o pavão era outro. Haja paciencia . Tenho pena dos que agora vao para o desemprego por causa da maré ocidental pois aquilo vendido nao vai pagar as dividas . VERGONHA
senhor anónimo 15 de Janeiro de 2013 à0 15:23, é verdade sim senhor, basta ir ao sitio da camara municipal e consultar as actas, está escrito que o delegado do ambiente aprovou a referida obra.portanto.......
estes moços de santa cruz andavam com os moços do josé augusto às costas e agora dizem mal deles.
senhor anónimo 15 de Janeiro de 2013 à0 15:23, já fui consultar as actas e realmente está lá que a obra foi aprovada por unanimidade, e tem o nome de um senhor que agora é deputado??????já não percebo nada
parece que o dono da armazem já falou com as pessoas certas (os deputados do ps à assembleia regional) o que vai dar ao mesmo falou com a pessoa certa o delegado do ambiente que mandou parar a obra e o vereador que aprovou a obra isso é que vai uma acorda...
vou me rir daqui a 3 anos quando acabar o contrato vão aplicar o mesmo preço da mareocidental ou mais os corvinos merece isso tudo deviam transportar a mercadoria num barco a remos. os politicos do corvo deve isso ao sr. jose augusto um amigo disse pessoal do corvo é comer com eles à mesa e de seguida dar com os pratos na.......
a camara das lages é que comprou o guicho para a faja.
Vê-se mesmo que quem esteve aqui a falar mal da mareocidental é apenas gente que tem só dores de cotovelo, e sim deve doer a muita e muita gente ver a qualidade de vida que nós "palhaços" temos.
houve alguém que disse que meu pai andava a exibir-se em S. Miguel com um Mercedes com os bancos rotos LOL. esse Mercedes realmente put@ que o pariu. enquanto tu se calhar nem carro tens. o primeiro sinal de dorzinha é identificarem-se como senhores anónimos.
ve-se logo que nao fazem a mínima ideia do que estão falando. Que venha a Empresa de Transportes do Pico. os corvinos vão ser os primeiros a queixarem-se. e pa quem diz que a empresa foi por água abaixo, esquecem-se que em S.Miguel, temos o monopólio da areia, pois, só o monopólio, com o nosso barquinho pequenininho. engraçado não é!?!? lol e o Santa Iria tem muito mar por onde navegar, nao é só o canal Flores-Corvo.
Sei bem quem manda algumas destas mensagens. tenho pena de vocês por terem um espírito tão Fraco. Agora é que vamos ver os verdadeiros amigos ;)
e se a mareocidental vendesse todo o seu património, eu podia comprar um SLR 500 AMG. sabes isso o que é seu palhaço???
O anónimo das 13,20 fala num armazem.Eu sei que li qualquer coisa de aprovado sobre um armazémnão me lembro aonde mas deve ter cido no beletim da camara das Lajes. Pergunto ao anónimo onde era para fazer o dito armazem.
a camara das lajes quer é obras em grande dimensão mas não se lembra de fazer as manutenções as que estão feita já não falo do presidente, mas sim os vereadores um está marimando para isso está na reforma e não tem apoio para ser presidente o outro quer ser presidente não tem altura nem consegue activar municipes, não admira em casa não se cativa ninguem a não ser deixar a mulher andar a viajar por outras terras mesmo assim nada feito, foi cantidata 2 vezes pela junta da fazenda perdeu,foi canditada pela junta lajes contra simples caramelo e com apoio de j.l. perdeu,é presidente da associação c.lajense nada feito, queria ser procuradora do lar idosoa não foi,não divia ser dificil porque ainda não há,anda 2 padrecos a administrar e nem se houve-se falar do lar. e tudo isso existe...
Dario!
Não te preocupes em demasia, "os cães ladram e caravana passa". "Vozes de burro não chegam ao céu" Força, nada está perdido. Depois da tempestade vem a bonança.
Monopolio da areia com licencas de outros . Interessante no minimo.... Não vai durar muito tempo.
compra a grua e retira as pedras que lá colocou à anos para ninguem entrar com viatura e retirar areia,no proximo verão viatura,barcos de recreio,pesca submarinas,banhistas,zona balneares aberta (mista) é fim de mandato ninguem leva a mal, é alegria minha gente.
e por ca navega-se da forma que dá mais jeito. Sr. Dario tem licenca para andar a fazer viagens para o Corvo ? a sua carta deve dar para semi rigido e pouco mais . Por isso nao vamos lavar mais roupa suja aqui por mim chega
Dario,
como já disseram acima "os cães ladram e a carvana passa". A verdade é que já há muito que os corvinos vos queriam ver arrumados do transporte de carga no canal FLORES-CORVO. Mas deixa... O Lusitânia fará um bom trabalho... nos primeiros três anos! Depois a coisa há-de descarrilar!
Também não concordo com certas e determinadas posições da MaréOcidental, mas o que é certo é que têm feito alguma coisa pelos corvinos!
A maré Ocidental pela sua má gestão e pela sua ingerência vai ver navios nos próximos 3 anos e como vão ficar a gostar vão ver navios mais um ano. Espero que aprendam como se faz. De qualquer forma o Santa Iria é bom para o Verão e a malta ir fazer umas festas . Quem sabe?
uiii apos ler esses comentários fico com a ideia que a maioria das pessoas que aqui comentou tem pouco caracter... ou sera que nao é o Santa Iria que está aqui em questão? pois a vida pessoal e monetária dos funcionários/socios dá lhes mais que fazer... ou será que o sucesso dos outros é a baixaria dos outros?! quando nao se trabalha pelas coisas que se tem parece que dá que fazer a vida dos outros... pois esta ilha nao perde essa qualidade infelizmente... pois bem deviam se preocupar com o rumo que esta ilha esta a levar... o aumento de empresas a fechar ou a mobilizarem-se e ao numero de desempregados a aumentar... quero ver o futuro da ilha... governo nao se preocupa com isso... esta a ir no bom caminho... e relativamente ao gerir melhor os stocks... isso nao compete aos comerciantes do corvo????...eles nao teem capacidade de fazer? o numero de habitantes quem saiba nao é assim tão grande? ou sou que que nao vivo neste mundo? ou são as empresas de transporte maritimo é que tratam de gerir stock... não é transportar a carga que os comerciantes pedem? pois aqui o problema são os comerciantes nao pedirem stock suficiente para o caso de o mau tempo chegar... é muito trabalho pedir mais stock ou e nao quererem pagar esse stock... eles nao pagam pelo o transporte da mercadoria e mesmo assim reclamam... pois bem nós florentinos pagamos pelo transporte e estamos aqui bem vivo e espertos graças a deus... e quando vejo que falta algo na loja vejo que a culpa é dos comerciantes por pedirem as coisas mesmo a risca... e nós nos desenrascamos, nao vamos dizer que a culpa é do barco... quero ver a cara de satisfação dos corvinos daqui a 3 4 anos... e quero ver essa tal boa gerencia d stock.. porque essa empresa de transportes deve ter um contacto com sao pedro de certeza... e sempre ouvi dizer que há mais mares do que marinheiros... a uniao que existe entre os corvinos é a falta dela aqui nas flores...
uma questão? talvez alguem que aqui comentou me saiba responder? já que sabem mais do que os proprios interessados... essa de o barco ser maior e de o barco cecilia ir no verão fazer viagens ao corvo... acham mesmo que agora com a crise que se instala é que o peso de carga vai aumentar? ou é um item da proposta do barco do pico que nao será cumprido? quem saiba o Santa Iria já ia ao corvo no verão as vezes que era precisa para levar a carga existente... ou isso ninguem ve? esse cecilia que é gigante e que teva 350 toneladas o que virá fazer? é levar a carga de duas viagens daquela semana numa só? e ter o mesmo lucro? e estar a ganhar dinheiro no grupo central e oriental, e o Santa Iria após o investimento e apoio do governo que foi feito a anos atras fica pra ai... e o governo investe e ao mesmo tempo tira o chão das pessoas... de fato há coisas que não cabe na cabeça de ninguem...
Nao ouvi falar nada de o Cecilia , o tal que é maior vir para cá . Já andam a especular sobre isto
Quem tanto fala de navios e de barcos . Na minha modesta opinião muitos aqui são marinheiros de água doce , que nem sequer nadar sabem e vao pescar no poço do José Bernardo no Monte das Cruzes. Nada mais facil , Santa Iria deixa de andar aqui por 4 anos e vamos ter Lusitânia. Mai nada . O Cecilia A pode cá vir fazer algum afretamento por conta da Sonague ou Tecnovia .
Ahh parece que as pessoas nao leram o texto todo da publicação sim fala no cecilia pois o lusitania é sim maior do que o Santa Iria e o cecilia ainda é maior mas é uma socata velha... pois sim venha o Lusitania durante esses 4 anos... o que é giro e com os nossos contribuintes pagamos pelo Barco santa iria ser construido e olha agora fica um investimento pa ai... isso é que se chama governo... realmente que trabalha po governo não pode ter garantia nenhuma... pois marinheiros de agua doce há muitos nas flores... isso sem duvida que há... não dao valor aqueles que sao os verdadeiros homens do mar... pois bem pois venha esses d pico quero assistir ao espectaculo... quero ver como o governo depois vai calçar essa bota...
Para quem se dá ao trabalho de comentar sem ler a publicação toda ou sem atenção aqui veja: "A prestação de serviços será assegurada pelo navio Lusitânia, que tem uma capacidade de carga de 125 toneladas, e, em caso de impedimento deste, pelo navio Cecília A, que disponibiliza uma capacidade de carga de 350 toneladas."
Aqui nao se trata de pescadores... mas de Barcos de Carga... é o que digo essa gente é toda marada...
tudo jogadas politicas até o cego ve... vitor fraga tem sangue do corvo... já era de esperar que ele fizesse o que os corvinos queriam... resta me saber porque é que os corvinos sao melhores dos que outros açoreanos... cuitadinhos vivem numa ilhota? todos nos vivemos numa ilha seja ela de que tamanho for e tudo está vivo, ilhas estas com vantagens e desvantagens e eles o governo leva os ao colo senao...ainda fazem um protesto lol... governo mais cómico que já vi...
Quando chega o Lusitania? estou há espera de 400 toneladas de açucar e farinha pás filhoses de carnaval , espero que ele chegue rápido se nã o carnaval aqui no Corvo não vai ser a mesma coisa
Disse-me um amigo que mora na Horta que a Draga Ocidental tira areia em São Miguel com uma licença do Faial .Como diria o peça e esta hein ? Afinal o falado monopólio que atras se falou nao é bem assim sem um jeitinho dos outros . Haja vergonha
pois tem a licença.. mas o lucro sao para eles..
oh my god. tantos comentários aí que nem sei como têm coragem de escrever. santa ignorancia. daqui a 100 anos teremos menos da populaçao que temos agora. em vez de darem trabalho as empresas locais enfiam empresas de fora que pelas suas bandas ja mal se aguentam tambem.. tem k rebentar td assim
raio que vos parta a todos gente mesquinha,,, querem e falar, nao interessa de que ou de quem, tem e de ser mal!
o governo nao apoia os novos investimentos... investiu se num barco de areia e olha nao esta nas flores que nao dao a licença... e leva se as coisas pas flores e é assim... pois para se poder dar ao uso do barco e preciso usar licença de outros que nao teem barco de areia seker palhaçada... memo perde se a vontade de fazer alguma coisa nessa ilha...dia pa dia me convenço mais que o grupo ocidental devia de ser para criar cadeias... os que tao ca ja sao kase todos criminosos... por falar dakilo que nao sabem... e difamar... metam se dentro de casa e olhem se ao espelho... critiquem se a si proprios para serem alguem melhores...
ohh senhora do corvo devia ter vergonha lol tivesse pedido as coisas com antecedencia... porque o mau tempo kando vem... azar...ninguem se vai matar pelas suas malassadas... se nao houver malassadas ha cerveja de certeza que essa nunca falta ai... .
Enviar um comentário