sexta-feira, 22 de março de 2013

Geossítios açorianos são integrados nas redes europeia e global de geoparques

O Geoparque Açores foi admitido na Rede Europeia de Geoparques, numa votação unânime realizada [ontem] na sede da UNESCO, em Paris, onde esteve reunido o Comité de Coordenação.

O Geoparque Açores é único no Mundo por ter 121 geossítios espalhados por nove ilhas, espelhando a vasta geodiversidade vulcânica do arquipélago, incluindo caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas, que reportam uma memória geológica de 10 milhões de anos.

Dos 121 geossítios açorianos, 57 foram considerados como prioritários para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação e a implementação de acções de valorização, distribuindo-se por São Miguel (10), Pico (8), Terceira (7), Faial e Flores (6 ambas), Santa Maria, Graciosa e São Jorge (5 cada), Corvo (3) e pelos fundos marinhos do 'plateau' dos Açores (2).

A integração do Geoparque Açores na Rede Europeia e Global de Geoparques permite reforçar as interligações entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais do arquipélago podendo potenciar o turismo.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», RDP Antena 1 Açores e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: