terça-feira, 19 de março de 2013

Mau tempo mata gado florentino

Mais de cento e cinquenta cabeças de gado já morreram na ilha das Flores este Inverno por causa da chuva e do frio. Só na última semana estima-se que tenham perdido a vida cerca de 60 animais. Em declarações à jornalista Susana Soares, correspondente local da RTP Açores, os lavradores florentinos queixam-se dos enormes prejuízos.

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Também no Corvo o mau tempo matou meia centena de vacas.
Na sua última viagem o navio «Sete Cidades» [da TransInsular] chegou às Flores com um contentor de frio com a carga [fruta, iogurtes e legumes] congelada, causando prejuízo aos comerciantes locais.

Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Ao ver esta reportagem fico indignado, como não querem que os animais morrem se eles estão encorralados e rodeados de lama!? Onde anda a fiscalização dos Serviços de Desemvolvimento Agrario!? Uma coisa é certa, estão todos atrás do mesmo, dos subsidios!!!
Os proprietarios destas pobres vacas deveriam ser encorralados durante dias nesta lama para verem se é bom! Cambada de ignorantes, gente sem coração.

Anónimo disse...

Fiquei chocado ao ver esta reportagem por já não haver respeito pelos animais. No meu tempo de criança o gado no inverno vinha para o palheiro e centenas de vezes no inverno e com o pé descalço que não havia dinheiro para comprar sapatos eu fui levar as vacas à relva antes de ir para a escola e à tarde depois de chegar da escola ia buscalas para o Palheiro e desfolhar incensos para elas comerem. Hoje em dia anda tude atrás dos subsidios e querem pouco trabalho.

Anónimo disse...

Deves viver noutro planeta anónimo das 06:36:00 do dia 20/03/2013 , porque com a quantidade de pluviozidade que tem caido como é que queres que os terrenos estejam ," talvez secos e enxutos" se os propietários não tem por onde os levem o que queres que façam talvez suponho que para o teu quarto de cama, numca deves ter tido nem se quer uma galinha e vems para aqui opinar o que não sabes ou não queres saber , os terrenos estão assim nos Açores todos e mesmo em São Miguel que a maior parte do gado passa pelo menos a noite estabulado as vacas estão a morrer dentro dos estábulos, e você vem para aqui lançar postas de pescada santa paciencia

Anónimo disse...

Excelente comentário anonimo das 06:36:00.

Anónimo disse...

Ainda recordam-se quando o Dr. Luis Maciel, nas últimas eleições para a presidencia da camara das Lajes, defendeu a construção de estábulos e abrigos para os animais? Pois, era precisamente por isso...evitar males maiores!
Agora acarta-se com as consequências!

Anónimo disse...

Respondendo ao anónimo das 09:24 do dia 20/03/2013, acontece que antigamente se calha só tinha 2 ou 3 vacas e podia fazer estas transfegas vacas para a relva vacas para o palheiro , o que aconteçe hoje é que é raro haver agricultores com 2 ou 3 vacas ,por isto não há esta possibilidade a que o sr se refere , com os terrenos encharcados da maneira que estão até podes levar um rebanho de gado para uma pastagem com erva que os animais vão sapatear mais com as patas do que o que comem , a maior parte dos agricultores Florentinos e restantes Açorianos não tem estábulos para poder fechar o gado durante os invernos rigorosos como este, por isto opta-se por fechar o gado numa parcela (encurralar) e ai sim tratar dos animais em vês de corricar as parcelas todas e assim os animais picarem-nas todas com as suas patas . Por isso é que os animais aparecem com alguma lama e devido há grande quantidade de chuvas . isto é a pura realidade os senhores que vem para aqui falar em subsidios se tem algum problema não falta lavouras á venda tentem que eu gostava de ver como faziam !!!

Anónimo disse...

Oiçam, que eu não duro sempre.
Sempre vi o meu pai, que Nosso Senhor o tenha, e meu avô, que Deus o tenha num bom lugarinho, levar o gado para o palheiro no inverno quando entardecia.
Porque é que eles faziam isto?
Para os bichos não passarem frio nem morrerem.
Hoje, naturalmente, podem-se usar estábulos.
Qual não foi o meu espanto, quando vi à dias um politico aloucado, com a má criação que se lhe conhece, berrar no parlamento contra a estabulação de animais.
Peguem agora nos amimais mortos, e ferrem à porta dele!

Anónimo disse...

Anónimo de 20/03/2013, 09:31:00 não vivo noutro planeta mas vivo num país civilizado longe dos Açores e de Portugal pois não me identifico de todo com pessoas da tua mentalidade daí ter imigrado. Deves ser daqueles que também tens um cão amarado à corrente na rua a dormir dentro de um barril de alcatrão! Nas Flores, a maioria das pessoas, não tem qualquer respeito pelos animais e sei bem o que digo, pois vivi anos suficientes para ver esta realidade. Infelizmente não exite fiscalização nas Flores pois os serviços competentes bem como as autoridades responsaveis são incompetentes e corruptas.

Anónimo disse...

anonimo das 20:02:00 para deputado.
a ilha das flores não tem capacidade para ter metade dos animais que tem.

Anónimo disse...

Há gente masoquista que gosta de morder em si própria.
As chuvas tem sido muitas. Acontecem derrocadas, há ribeiras que transbordam e animais que morrem nas pastagens afogados.
Estamos perante uma situação de excepção, ao abrigo da qual a lavoura pede apoios.
Há quem ache que não, e, qual torquemada, põe-se à procura de culpas e culpados, como se a torneira das núvens estivesse em mãos humanas.

Como dizia a tia Amélia Gorda da Fajã, canalha e jornalistas tolos, não é de agora. Toda a vida houve!

Anónimo disse...

Respondendo ao anónimo de 21/03/2013 09:44 ,o sr já deve mesmo estar emigrado á muito tempo, tenho cães e são muito bem tratados e tambem lhe posso informar que não dormem em barris de alcatrão , tem todas as condições possiveis bem como todos os meus animais ,graças a Deus tambem possuo uma lavoura, mas gostava sim de ter alguns comentadores amarrados sabe-se lá por onde , no rochão do junco e ai sim iam ver o que custa passar um Inverno como este, ainda bem que não somos todos iguais.

Anónimo disse...

o sr emigrante no tempo dele ele amarrava os cães com linguiça e hospedava-os no hotel da messe francesa,e esta!!!

Anónimo disse...

Meus Caros
Mais uma vez estamos a discutir neste forum, um problema sério que se vive nos Açores em geral,mas nas Flores em particular.
Mais uma vez assisto a mais do mesmo. Alguns comentadores muito activos,querem mais degladiar-se do que opinar de forma positiva.
Também há os construtivos e conscienciosos,mas com ideias um pouco desfasadas da realidade.
É certo que não é possível,neste espaço,desenvvolver muitas ideias, mas podem-se deixar algumas dicas!..E toda a gente as têm.
Se calhar a estabulação é,pontualmente, uma necessidade;não sei se é uma possibilidade. Porque se pratica então, em S.Miguel? Por razões económicas e respeito pelos animais,claro!
Mas o meio termo! Não se falou há anos,não muitos,em construir abrigos nas pastagens? Onde estão?
Podiam não ser estábulos mas eram muito mais do que descampados. Com uma cobertura onde não chovesse e com uma base enxuta onde os animais se deitassem,já seria razoável, ou não?As cortinas de árvores em várias direcções,ter o gado solto,com acesso aos abrigos,eles sabem muito bem procurá-los!
É certo que tudo evoluiu,mas não há regra sem excepção. E se calhar é melhor ir prevenindo,porque as ajudas não vão durar sempre.
Que venha depressa a Primavera.

Anónimo disse...

Como vamos construir alguma coisa se para plantar um criptoméria é preciso uma licença um monte de papelada e ainda pagar uns copos aos guardas florestais para cortar o mesmo , mesmo que seja nas suas próprias terras , como então e se for algum tipo de construção vem logo o ambiente com outro monte de papelada chatice e coimas ,então digam-me lá como vamos construir se é ambiente para cima e ambiente para baixo ,é tanto se algum particular precisar daquela rectro escavadora para por exemplo enterrar uma vaca ,não pode ser emprestada a particulares ,mas a culpa é toda nossa se tivessemos feito como os Corvinos estavamos bem melhores nem florestais nem ambiente. P.S: a unica coisa que fazem mas não deviam é sulfatar a cana roca nas bordas das lagoas mas tem uma coisa aquele sulfato é especial não contamina nada em seu redor ,tenham mas é paciencia e esperar por bom tempo