sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cubres fazem parte da nossa História

Estes são os cubres, planta abundante na ilha aquando da sua descoberta, dando origem ao seu nome: ilha das Flores. Muito tempo passou, muita evolução sentida, tanta coisa aconteceu. Actualmente para se encontrar um exemplar de cubres é preciso calcorrear montes e vales, estradas e caminhos, prados e canadas... assim a dita civilização se encarregou do seu quase extermínio!

Mas esta planta merece um pouco mais de atenção. Então vejamos: o seu nome botânico é solidago sempervirens, sendo uma espécie pertencente à família asteraceae. Encontra-se em todas as ilhas dos Açores e na costa oriental da América do Norte. Os seus caules podem atingir 60 centímetros de comprimento, com numerosas folhas, apiculadas e ligeiramente espessas. A sua floração é composta por grande número de pequenas flores amarelas.

Esta raridade tem como habitat favorito as falésias e depósitos de areia ou pedra, bem como habitats fortemente expostos, ao longo dos caminhos e junto a muros de pedra. Mais uma manifestação da Natureza que, a todo o custo, tenta manter o que tentam destruir... Será que terem-na colocado na lista das plantas endémicas protegidas será suficiente para a manter entre nós? Os cubres são parte integrante da nossa História!


José Agostinho Serpa

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Serpa
Uma planta lindíssima para embelezar os nossos jardins públicos e particulares.
Se não valorizar-mos o que é nosso, a planta que os nossos antepassados encontraram quando aqui aportaram e que deu nome à ilha, quem é que vai valorizar?
Algumas questões que poderão ser uteis para quem a quiser ter:
É fácil obter sementes da planta?
Qual a melhor altura para as colher e para as semear?

Anónimo disse...

A planta em causa propaga-se por rizomas, isto é, nesta altura e até abril pode ser plantada. Nas Flores não é tão rara, como quer fazer crer o articulista, pois tenho no meu jardim muitos cubres, várias pessoas minhas conhecidas também têm e também a conheço em jardins de instituições publicas da ilha das Flores.