domingo, 20 de outubro de 2013

Entrevista a Márcio Furtado, treinador da equipa de futsal do GD Fazendense

O blogue «Futsal das 9 ilhas» esteve à conversa com Márcio Furtado, técnico da equipa de futsal do Grupo Desportivo Fazendense, que lhes falou do balanço da época passada e respectivo apuramento do campeão da Associação de Futebol da Horta e das perspectivas para a próxima época na Série Açores.

Futsal 9 Ilhas: Qual a chave do sucesso na época passada?
Márcio Furtado: A grande qualidade (técnica e humana) de todos os atletas e, no apuramento de campeão da AF Horta, o grande apoio que tivemos nas bancadas foi fundamental.

F9I: Qual o segredo para a envolvência e apoio que a equipa teve durante a época?
MF: Em termos de apoio a Direcção do clube foi inexcedível ao longo de toda a época, apesar de todas as dificuldades pois este é um clube muito pequeno, trata-se de um reduzido grupo de pessoas que se multiplicam para fazer de motoristas, jogadores, massagistas, treinadores, directores, etc, por isso só podemos agradecer esse apoio. Quanto à envolvência do público, tirando a fase final, ficou um pouco aquém mas penso que isso também teve a ver com a facilidade com que ganhámos os jogos na competição local. Estou confiante que na Série Açores as coisas vão ser diferentes e o pavilhão vai estar sempre cheio para nos apoiar. Em relação a apoios financeiros as coisas não estão fáceis e só com a ajuda de alguns empresários da terra, da Junta de Freguesia da Fazenda e da Câmara Municipal das Lajes foi possível darmos as condições mínimas de trabalho e funcionamento do clube.

F9I: O objectivo da sua equipa era o título e respectivo apuramento?
MF: Para ser sincero o Campeonato de Ilha já começava a ser muito pouco para a qualidade desta equipa que já merecia um nível superior à alguns anos mas faltou sempre um pormenor ou outro para se alcançar a subida. Houve um ano que não subimos por um golo, outras vezes as lesões de alguns atletas-chave na fase de apuramento de campeão também nos prejudicaram e depois outros factores também nos prejudicaram mas desses não vale a pena falar. Assim encarámos este apuramento de campeão da Associção de Futebol da Horta em nossa casa com uma das últimas oportunidades desta equipa alcançar um objectivo desejado e merecido há muito tempo.

F9I: E nesta época de estreia na Série Açores, quais os objectivos da sua equipa?
MF: Os objectivos passam por disputar todos os jogos como se fosse o último, lutar pelos três pontos e se tivermos de ser derrotados cairmos de pé. Não quero perder nenhum jogo porque a outra equipa correu mais que nós, esta é uma oportunidade única para os atletas das Flores e penso que têm de dar o máximo em todos os jogos, até porque estamos a representar uma ilha que muitas vezes é esquecida. Temos noção que somos o "underdog" e por isso não temos nada a perder, espero causar algumas surpresas pois valor não falta aos meus atletas. O grande problema pode ser a falta de competição até ao início da Série Açores, pois neste momento não sabemos que equipas teremos para competir nas Flores. Vamos ter de ir competindo e aprendendo ao longo da competição o que nunca é muito fácil.

F9I: Tem o plantel que deseja para atacar esta Série Açores?
MF: Tenho o melhor plantel do Mundo tendo em conta as nossas vicissitudes. É importante não esquecer que estamos nas Flores, uma ilha com menos de 4 mil pessoas e conseguir juntar um plantel com a qualidade que tenho é muito difícil. Temos qualidade para discutir todos os jogos mas sabemos que temos adversários com muito mais experiência e habituados a estas andanças que nos vão criar muitas dificuldades.

F9I: Quais as principais alterações no seu plantel da época passada para esta época?
MF: Se não sair ninguém até ao início da competição o plantel da última época mantém-se e apenas inscrevemos [mais] um guarda-redes, pois na última época essa foi uma lacuna nossa uma vez que tivemos alguns jogos sem guarda-redes [suplente]. Mas pode sempre aparecer uma oportunidade de trabalho no exterior para algum atleta e aí teremos de verificar se é necessário fazer algum ajuste. Claro que se o Divanei ou o Ricardinho quiserem vir dar uma ajuda não os vamos rejeitar, mas não contámos ter mais nenhuma entrada ou saída.


No próximo sábado [26 de Outubro] a equipa do Grupo Desportivo Fazendense terá a primeira eliminatória da Taça de Portugal em futsal, saindo da ilha das Flores para ir defrontar Os Marienses.
A Série Açores do Campeonato Nacional da III Divisão de futsal só começará a competição em Janeiro de 2014, sendo a estreia do Fazendense marcada por uma ida à ilha Terceira para defrontar a equipa da Academia Desportiva da Casa do Povo dos Biscoitos. O primeiro jogo na ilha das Flores ocorrerá no dia 11 de Janeiro, com o Fazendense a enfrentar o Clube Escolar de Vila Franca do Campo.

Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

não faxia mesmo ideia que o Fazendense era o underdog do futsal regional.

Anónimo disse...

Meus caros o Fazendense é o maior e se for preciso comer os pavimentos dos pavilhões para levar os jogos de vencidos vamos fazê-lo ,vamos lá rapaziada, já varias vezes manifestei o meu apoio total ao mister Márcio Furtado tanto em termos técnicos como sendo um jovem com conhecimentos de futebol a outros niveis , como um Fazendense de sete costados com Amor há camisola que não vira a cara a nada ,vamos a ,eles...

Anónimo disse...

"Ó Fazendense mostra quem és, constantemente aos teus pés
Tens uma equipa que na contenda sempre defende a nossa Fazenda
Quando a Fazenda entra no terreno e disputa um desafio
não há grande nem pequeno que não sinta um certo brio
Sua equipa é aguerrida, muito alegre e buliçosa
A todos leva de vencida, ou não fosse ela a briosa"...

Alguém tem o Hino do Fazendense, acima trauteado? Era interessante partilhar. Não só para os saudosistas mas também para que "o espírito da briosa" dê força a estes rapazes e ao público, dentro e fora das quatro linhas, como era tradição.

Anónimo disse...

Ainda bem que o FAZENDENSE esta em alta por bem da nossa terra os meus parabéns

Anónimo disse...

A Primeira vitória já cá canta 8-4 ao mariense em terras de gonçalo velho é o Fazendense a dar os primeiros passos fora de portas salvo erro este jogo foi para a taça de Portugal ,vamos lá rapaziada trabalhar para o próximo jogo mais uma vitória, nada de adormeçer á sombra da bananeira.

Anónimo disse...

oxalá que o Fazendense não seja o retrato do boavista e minhocas, a junta não vai suportar todas as despesas.

Anónimo disse...

O mister furtado enquando jogador do fazendense foi o jogador mais disciplinado da ilha, como treinador não sei...

Anónimo disse...

O Grupo Desportivo Fazendense não vai ser cópia de clube algum de santa cruz porque tem uma grande diferença é um clube da Fazenda e do concelho de lajes das Flores aqui alinhamos com gente da ilha não entramos em euforias de ir contratar pseudo jogadores fora muito inferiores aos atletas da terra. quanto ao outro anónimo que fala do Mister Márcio Furtado a dor de cotovelo tem cura,muitas vezes a raça vontade de vencer e Amor á camisola sã confundidos com o que o sr chama de indisciplina e nas Flores depois de se ter a fama nunca mais nos livramos dela . Viva o Fazendense

Anónimo disse...

Aqui na Fazenda , não precisamos de cassetes !entendido

Anónimo disse...

Blá, blá, blá... a verdade é que este Fazendense, com outro treinador, poderia ter feito "estragos" na Série Açores. Infelizmente para a ilha e para a modalidade, assim não tem sido.