segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Produtores de leite fartos de esperar

Produtores de leite da ilha das Flores ameaçam deixar de entregar o leite na fábrica se não receberem [o pagamento dos meses em atraso] até dia 10 de Janeiro.

Produtores de leite florentinos ameaçam abater todas as vacas se a fábrica não pagar o leite em atraso até dia 10 de Janeiro. É uma situação que pode levar à paralisação da fábrica de laticínios por falta de matéria-prima.

cinco meses que os produtores de leite da ilha das Flores estão a entregar leite na fábrica sem receber. A situação é de tal maneira insustentável que os produtores, em véspera de Natal, em vez de entregarem na fábrica deitaram o leite fora: "Fizemos isso para ver se conseguia-se alguma coisa, de ele fazer algum pagamento. Mas isso não é a atitude certa para nós, que estamos a fazer as despesas e a pôr o leite fora... é muito mau. A minha decisão agora está assim, é: não paga, eu vou pôr as vacas no matadouro", afirmou Francisco Xavier à RTP Açores. Com isso conseguiram que a fábrica pagasse um mês dos seis meses em atraso, mas continuam sem ter condições para satisfazer os encargos financeiros, nomeadamente com a banca, com o pagamento das rações e despesas familiares.

Com o presidente da Cooperativa de férias na América, aguardam agora o seu regresso na próxima semana para resolver a situação: "A fábrica está atrasada connosco no pagamento do leite com cinco meses de atraso, contando com três [meses] que é de um contrato que nós temos e começarem a pagar o quarto mês. Mas resumindo e concluindo, nesta altura a fábrica está com dois meses de atraso à gente. E o que vai acontecer, vou ter agora em breve uma conversa com o senhor presidente saber se ele quer pagar esses dois meses de leite, se não [pagar] vou parar de entregar leite na fábrica. Até ao dia 15 de Janeiro a situação tem de estar resolvida! No dia 15 de Janeiro há um barco e nesse mesmo barco os animais vão, se ele não pagar", ameaçou Francisco Xavier à RTP Açores.

Uma decisão que pode provocar o encerramento da fábrica, tendo em conta que Francisco Xavier juntamente com Daniel Medina são os dois maiores produtores de leite da ilha das Flores, que entregam mais de metade do leite que entra na fábrica, e ambos ameaçam abater os seus animais. Com dezanove produtores de leite, a Fábrica da ilha das Flores encerra o ano de 2012 com entregas de leite a rondarem os 700 a 800 mil litros, muito aquém do milhão e 300 mil litros do ano anterior e muito longe dos 2 milhões e 500 mil litros que é considerado pelo presidente da Cooperativa Ocidental, responsável pela fábrica, como o valor necessário para rentabilizar a fábrica, que precisa também urgentemente de obras. Segundo os produtores, a Cooperativa Ocidental recebia 250 mil euros por ano de subsídio do Governo e que terá sido cortado este ano.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

Está na hora de alguem fazer alguma coisa.Politicos das Flores sao todos iguais.Quatro anos passa depresa

Anónimo disse...

Os produtores tambem são donos da cooperativa ,estão sempre há espera do Presidente resolver , então o Homem tambem não tem direito a férias vão buscar a vida pessoal do Presidente e ambos tem telhados de vidro pois os que mais se queixam tem funcionários para tirar o leite ás vacas são modernos agricultores levantar cedo é mentira e depois reclamam vaiam mas é trabalhar e na minha modesta opinão abatam as vacas se quizerem pois elas são vossas . Quando tudo corria bem não se tiravam de roda do Presidente agora que as coisas estão difiçeis é só blablabla

Anónimo disse...

Quando se afirma "a fábrica está atrasada a pagar" estamos a referir-nos a quem?
À unidade de produção da cooperativa, que presumo ser de todos os produtores, ou à leitaria de subsídios que funciona com os nossos suados impostos?
Vamos entender-nos.
Ou o negócio é rentável, e vale a pena continuar, ou não é, e o mais correcto e honesto é fechar.
Procurar viver a expensas dos contribuintes já passou de moda.
As carteiras não espremem mais.
A vida é assim: morrem uns para dar lugar a outros.

Anónimo disse...

ouvi falar com antigo presidente da camara das lajes das flores que ia para presidente acho que joao Lourenço não sei se sera certo

Anónimo disse...

Mas podem abater-se, para carne, vacas que estão a dar leite? Ou isto era matar por matar ? Esta tudo doido ou que ? A Cooperativa e dos sócios , peçam uma Assembleia Geral, tomem conhecimento da situação e suas razões e resolvam o problema!... Não e com ameaças tolas que se resolvem as coisas.

Anónimo disse...

olha não sei se fosse verdade seria muito bom ele não sei se é lavrador já foi e tem muitas terras

Anónimo disse...

vitorino se tivesse vergonha nem ia de ferias para a america pois deixa a fabrica no caus que esta,quando os lavradores pararem de urdinhar não há ferias para vitorino e d.Isabel é ele a ganhar 1000 e tal euros e os lavradores sem receberem,depois não quer que lhe digam as verdades nas reuniões ameaça logo com o tribunal,e mais que sei,bom ano para todos.

Anónimo disse...

eu moro são Miguel espero que haja sempre queijo da ilha das flores porque e bom produto

Anónimo disse...

A propósito de produtos locais e produção de queijo, vale a pena ver isto em pormenor.
http://www.coasa.es/

Anónimo disse...

estes dois produtores de ponta delgada das Flores falam é por trás que quando há as assembleias gerais entram mudos ou saem calados, outras vezes um faz as perguntas do outro porque o outro foi apanhado na malha ísto é mas é tudo uma corja ,se estão mal e tem tantas capacidades façam uma lista e resolvam os problemas .

Anónimo disse...

não e com este pensar que resolvem problema da cooperativa problema mais grave do que pensão.tem que haver uma volta 100 graus

Anónimo disse...

ó home tu dizes matar as vacas que dão leite se não receberes o dinheiro, eu gostava de ver, ias fazer como fizeram os de são miguel a alguns anos despejar leite misturado com agua em ponta delgada para receber mais dinheiro, e mais digo enquanto receberam sacas de dinheiro da união europeia e agora andam os contribuintes e reformados a pagar nunca reclamaram. haja paciencia e vai-am trabalhar e tive-sem poupado.

Anónimo disse...

Matar as vacas é uma perda para a união de cooperativas que deixa de receber o leite produzido pelas mesmas mas em contrapartida um beneficio para a cooperativa união agricola florentina , para bom entendedor meia palavra basta.Ambos os produtores tambem só se lembram da cooperativa união agricola florentina quando é para abater vacas ou então uns vitelos de refugo os bons vendem-nos a outros ,e há que ter pena desta gente

Anónimo disse...

hoje e dia 1 janeiro ficamos com mais cinco meses sem receber .sera que os empregados estão em dia.

Anónimo disse...

Este ano toda a gente vai pagar mais impostos e as coisas já encareceram todas.
Parece-me que já é altura para termos juízo.

Anónimo disse...

Pelas dicas que foram deixadas nos comentários anteriores, dá para perceber que está muita coisa em jogo. Por isso acho que a discussão tem que passar daqui para o lugar próprio, no terreno, com todos os intervenientes devidos e alguém tem que abrir o jogo e dizer qual é, afinal o problema, para que então, todos e porventura mais alguns, possam resolve-lo. O que o Anónimo de 31/12,20h22,escreve, tem muito que se lhe diga. E não sabendo se isso é mesmo assim, a verdade é que está muito ao jeito do que é habitual no nosso povo. Que todos os que têm a ganhar e a perder com o assunto, abram os olhos antes que seja tarde. Nas Flores não faltam exemplos de situações que não foram encaradas de frente a tempo e depois deram no que deram. Que este não seja mais um.
Pensem também no significado da palavra Cooperativa. Numa Cooperativa, os Sócios são cooperantes, ou seja puxam todos para o mesmo lado e esse lado trabalham todos para o mesmo monte. E isso aproveita a todos, não deve haver lugar a jogos escondidos do salve-se quem puder.
Bom Ano Novo para todos !
Aónimo de boa vontade.

Anónimo disse...

Isto só pode passar por uma aúditoria a pente fino,afinal há muitos anos que a fabrica vive de subsidiose da venda de patrimonio, por exemplo a venda dos postos de recolha de leite,e muito mais,a bomba teria que rebentar um dia.

Anónimo disse...

Ao anonimo 01/01/2014, 08:59:00

vai umas continhas para este esperto que não teve paciencia de usar a calculadora.(mas em contrapartida um beneficio para a cooperativa união agricola florentina)pelas minhas contas NÃO É BENEFIOCIO MATAR. pois a vaquinha precisa de, ração,muito importante adubo para a erva(QUE DA CRUZEIROS) o fio, a estaca a cerca, o remedio so nisso já o agricultor gastou la. quanto a vitelo se fosse vendido na união devia ser mais bem pago visto que o agricultor já gastou dinheiro. chama-se a isto distribuição de riqueza, mas não querem a todos mamar

Anónimo disse...

mamar e o que mais por ai estamos rudiados de lobos onde anda financas

Anónimo disse...

os nossos políticos nem sequer tem forca para ajudar os agricultores da ilha das flores´bom ano

Anónimo disse...

Os "nossos políticos nem sequer tem forca para ajudar os agricultores da ilha das flores" diz uma desasado qualquer.
Ajudar como?
Meter-lhes nas mãos, sem qualquer contrapartida, os nossos suados impostos?

Anónimo disse...

Quanto menos gente politiqueira, políticos e partidos, melhor.
A cooperativa, que como se sabe advém da "cooperação" de todos, não tem só por função comprar a matéria prima e fabricar. Compete-lhe também vender, senão nada feito.
Ora os políticos não vão ensinar nada ninguém.
Primeiro porque não sabem. São ignorantes no assunto. O seu negócio são votos e a insecável teta pública.
Segundo porque de vendas, os políticos só conhecem a banha da cobra, que, como toda a gente já deu por isso, está cada vez mais rançosa.
Terceiro porque eles não dão nada de seu a ninguém. Bem pelo contrário. Dão aquilo que roubam a outros, sejam eles alemães, ingleses, trabalhadores ou reformados.
A cooperativa é que tem de procurar soluções e resolver os seus problemas. Com gente profissional, actualizada, que viva no mundo de hoje.

Anónimo disse...

O Francisco Xavier dá a entrevista e na foto ilustrativa apareçe o José Manuel não é justo

Anónimo disse...

Justo é o Pai Eterno.
E o das Lages.

Anónimo disse...

este e segundo presidente da cooperativa.