sábado, 6 de dezembro de 2014

À conversa com Maria de Lurdes Fraga

O Natal é, sem sombra de dúvida, um dos pontos mais altos na vida de todos os que nele acreditam. Uma tradição pagã que o cristianismo herdou aquando da sua fundação.

Na ilha das Flores todos os anos podem ser vistos muitos presépios, quase todas as moradias têm alguma menção natalícia, por vezes só a árvore de Natal mas sempre algo relacionado com a quadra. Há umas décadas atrás o fluxo emigratório teve grande relevância nesta ilha, levando famílias inteiras para outras paragens, na maioria para o “lado de lá do mar”: América e Canadá, em especial.

Muitos vão sendo aqueles que estão a regressanr e retomando as suas vidas cá, bem como usos e costumes nesta ilha. Na verdade uma vida/algumas décadas a viver noutra realidade faz com que muitas coisas mudem e outras sejam adaptadas... Costa Ocidental esteve à conversa com uma dessas pessoas, Maria de Lurdes Serpa Fraga, que regressou e trouxe consigo o que levou: a devoção e o amor ao Natal e toda a sua celebração. Assim, todos os anos Maria de Lurdes constrói o seu presépio, que orgulhosamente mostra a todos os que a visitam e não se cansa de explicar como foi viver décadas fora do seu berço e, claro está, as suas vivências pelas “terras das Américas”.

Para ficar a saber muito mais, nada melhor que ver e ouvir esta entrevista conduzida por Gabriela Silva, aliás a quem agradeço profundamente pela disponibilidade e grande profissionalismo que tem colocado em prol desta iniciativa.

Obrigado à Maria de Lurdes Serpa Fraga pela partilha pública de um pouco da sua vida e da sua paixão pelo Natal, com a realização de um lindo presépio, bem como da árvore de Natal. Obrigado à Luísa Silveira pela imprescindível ajuda/colaboração.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: