sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Incógnita com o fim das quotas leiteiras

A União Europeia vai acabar com as quotas leiteiras em Abril de 2015, colocando um grande desafio aos Açores, onde em apenas 2,5% do território nacional se produz mais de 30% do leite do país.

Metade da economia açoriana assenta na agropecuária e o leite pesa mais de 70% nesta, sendo um setor que viveu uma mudança substancial nos últimos anos, depois da União Europeia ter anunciado o fim das quotas leiteiras no espaço de uma década. A mudança é evidente e deu competitividade ao setor, dizem produtores, indústria e administração regional que, porém, não estão de acordo em relação ao cenário pós-quotas leiteiras.

Os produtores, pela voz do presidente da Federação Agrícola dos Açores, dizem que o fim das quotas pode ser "um autêntico desastre", considerando fundamental negociar com Bruxelas medidas proativas, e não apenas reativas, de apoio ao setor para a fase de transição, ao abrigo da ultraperiferia das ilhas. A Comissão Europeia assumiu o compromisso de criar um Observatório do leite, para acompanhar as oscilações do mercado e adotar medidas de resposta sempre que necessário.

"Embora se reconheça que o impacto das quotas leiteiras seja de difícil estimação, existe consenso sobre uma perda global no rendimento dos produtores de leite, no curto prazo", e uma reestruturação do setor em torno daqueles que produzirem "com menores custos", concluiu um estudo encomendado pelo Governo Regional à consultora Fundo de Maneio.

Num dos cenários para os Açores, em que se assume uma diminuição de 10% nas receitas das explorações, esse estudo diz que o impacto no rendimento dos produtores poderá ser contrabalançado com um aumento de 13,45% dos "subsídios correntes". Com os atuais [subsídios], haveria uma diminuição de 7,5 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto do setor. Por outro lado, estes cenários confirmar-se-ão sem "um redimensionamento das explorações, da indústria, do comércio e das políticas governamentais", refere o documento.

O Governo Regional tem tentado "desmistificar" a questão, manifestando confiança na capacidade do setor, da produção à indústria, para enfrentar o fim das quotas leiteiras após uma década de investimento público "cautelar", numa política que vai prosseguir, será reforçada e está "consensualizada" com os produtores.

Recentemente o secretário regional da Agricultura sublinhou que apesar dos "constrangimentos" os Açores têm "vantagens competitivas" que residem na forma de produção associada à alimentação das vacas em pastagens, o que é valorizado por um tipo de consumidor mais exigente.


Notícia: jornal «Açores 9» e portal «Notícias ao Minuto».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: