quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Apoio à deslocação de doentes vai passar a depender do IRS do agregado familiar

Vasco Cordeiro disse que o novo modelo de apoio a doentes deslocados, dentro da Região e para fora do arquipélago, deverá ser publicado dentro de duas semanas e introduzirá "mais justiça".

“Estamos a concluir aquele que é o novo modelo de apoio à deslocação de doentes e que além de diferenças significativas na sua filosofia e metodologia, no fundo visa apoiar mais quem mais precisa”, afirmou Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo Regional prevê que o novo modelo seja publicado dentro de duas semanas no Jornal Oficial da Região, tendo ainda revelado que será aumentado o apoio dado aos doentes e que o modelo deixa de ter por base o número de dias de deslocação para [passar a] ter em conta os rendimentos do agregado familiar.

“Por exemplo, no modelo atual, um açoriano que necessite de se deslocar da sua ilha ou para fora da nossa Região para cuidados médicos de saúde, se essa deslocação for até 30 dias, tem um apoio na ordem dos 20 euros [diários]. De acordo com o novo modelo, o primeiro escalão permitirá um apoio diário à volta de 45 euros”, disse Vasco Cordeiro, reconhecendo tratar-se de “um investimento significativo”.

Segundo explicou Vasco Cordeiro, o novo modelo procura introduzir “mais justiça” e passa o apoio a ser dado em função dos rendimentos dos doentes e do seu agregado familiar.

Questionado sobre o apoio dado aos acompanhantes, o presidente do Governo Regional afirmou que no caso do primeiro escalão, o apoio mantém-se “mais ou menos como é atualmente”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Tanto abusaram, tanto pintaram a manta que acabamos nisto.

Anónimo disse...

A próxima medida a ser tomada deveria ser a deslocação dos membros do governo bem como dos deputados dependente do IRS , e ai sim começava a haver justiça

Anónimo disse...

Concordo com a filosofia do novo programa de apoio aos doentes deslocados,é neste diploma que se nota o espírito de serviço social deste governo.

Anónimo disse...

Uma medida que parece positiva, onde ninguém perde nada e muitos tem a ganhar, e apesar disso há sempre quem critica ...

Anónimo disse...

Dói reconhecer que cidadãos que não declaram tudo o que recebem serão os mais beneficiados quando necessitarem de uma deslocação para consultas de rotina nos seus médicos especialistas.

Anónimo disse...

Dói? Então sai do embrulho anónimo, deixa de ser má língua, e faz queixa.

Anónimo disse...

Isto não da para pagar uma noite na pensão do Serafim!!!!!