quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015: Dança das Lajes

Todas as tradições têm algo em comum, a sabedoria e conhecimento popular. Dependendo da sociedade onde estão inseridas, as populações tentam preservar esses conhecimentos que, por vezes, têm origens seculares. Os Açores não são excepção e na sua sociedade existem enraizados certos usos e costumes que, com maior ou menor relevância, têm vindo a ser preservados ao longo de gerações. Existem alguns momentos altos e de irrefutável relevância na cultura açoriana, nomeadamente o Carnaval, o Espírito Santo e as festas emblemáticas.

Desta feita, Costa Ocidental registou mais um evento realizado na ilha das Flores: uma dança de Carnaval intitulada “Dança das Estrelas”, com coreografia e alguns temas musicais da autoria do jovem florentino André Santos Serpa (com apenas 17 anos). Como é referido pelo próprio, este é o concretizar de um sonho que já conta com alguns anos. A maturidade em tudo é eloquente, mesmo assim este trabalho é apresentado ao público florentino com um bom nível de qualidade em vários aspectos.

Resta deixar os agradecimentos a todo o grupo, em especial ao André Serpa, pela devida autorização e disponibilidade para que este trabalho fosse possível. A todas as pessoas que tornaram possíveis estas imagens, em especial à direcção do salão da Casa do Povo da Fajã Grande, onde foram captadas estas imagens. À Luísa Silveira, sempre incansável na sua imprescindível ajuda na fotografia e vídeo, bem como na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

assim se viveu o carnaval nas flores . pena foi o bailinho da fajazinha não ter saído como estava previsto acontecer . mas quando se usa as coisas para atingir pessoas directa ou indiretamente ,tudo corre mal , e um a um todos se puseram fora e não aceitaram fazelo , o próprio enredo era mesmo prepositadamente para atingir pessoas que estão em suas casas e fora de tudo , agora não vale chorar sobre o leite derramado , foram voçes que escolheram , talves queriam ser reis da fajazzinha ?

Anónimo disse...

Para o "pikle" das 23:31": contra toiros e gente tola, paredes altas.

Anónimo disse...

Tudu muito bem, só o nariz do palhaço é que desqualifica o resto de trabalho.
Á que ter em consideração o respeito e a dignidade, netse caso nem uma ciusa ne outra fora consideradas. É pena
Obrigado ao sr, jose serpa e esposa, que gravarão pera agente poder ver.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagens de Susana Soares (correspondente local da RTP Açores) mostrando a Dança de Carnaval de Ponta Delgada e a Dança de Carnaval das Lajes.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com pequenos vídeos partilhados no YouTube mostrando a Dança de Carnaval de Ponta Delgada e a Dança de Carnaval das Lajes no Encontro de Danças de Carnaval realizado na sede d' Os Minhocas na noite da passada terça-feira (dia 17), também se mostrando a Matiné infantil que se realizou na tarde da passada terça-feira.

Anónimo disse...

poi é, eu também acho que as pessoas se deveriam dar ao respeito e respeitar os outros.
quanto ao Sr, André deve ter mais quidade no futuro para não cair no ridicolo.
obrigado ao sr, José e a luísa pelo belo trabalho que apresentarão.

Anónimo disse...

Vendo os factos aqui presentes em comentarios anteriores, há que começar por algum lado e começo por dizer que, ao contrario do mencionado num dos comentarios anteriores, o André nao teve nada de ridículo no que fez, mas sim ter muito orgulho no trabalho que desenvolveu e ter a cabeça erguida pois gente que faz comentarios destes nem lhe chegam às pontas das unhas dos pés. Já quanto ao facto do nariz do palhaço há que perceber que é carnaval e no carnaval há disfarces de tudo e mais alguma coisa e se criticarem o disfarce do palhaço têm também que analisar ao pormenor a situação e reparar que há fantasias de carnaval muito mais desrespeitosas do que aquela e por essa altura do ano andam na rua como se nada fosse. Há que compreender que nada do que foi feito na dança foi, certamente, para ofender ninguem. Um bem-hajam e mais uma vez, Parabens André!

Anónimo disse...

há um ditado que diz, se tens inveja do meu sucesso trabalha malandro, assim deve fazer o anónimo das 10,01.