terça-feira, 12 de maio de 2015

Homenagem ao poeta Pedro da Silveira

O Município de Lajes das Flores vai homenagear o poeta Pedro da Silveira através de um conjunto de actividades, que decorrerão de 14 a 16 de Maio, e que contam com a participação de personalidades que se destacam a nível regional, nacional e internacional pelo papel preponderante que têm na área da literatura.

Os convidados visitam nesta quinta e sexta-feira as Escolas de Santa Cruz e das Lajes, em iniciativas que visam promover o gosto pela leitura, escrita e pela literatura açoriana. Ainda na sexta-feira haverá a apresentação do livro “Marta de Jesus (a verdadeira)” de Álamo de Oliveira e uma tertúlia sobre Pedro da Silveira, Roberto Mesquita e Alfred Lewis que pretende salientar a importância dos vários poetas e escritores da nossa ilha.

O próximo sábado será um dia inteiramente dedicado a Pedro da Silveira, sendo descerrada na Fajã Grande uma placa em sua homenagem e tendo lugar no Museu Municipal a sessão solene onde serão interpretados e musicados poemas de Pedro da Silveira por Nina Soulimant, José Agostinho Serpa e Isabel Mesquita. Será também apresentada uma breve performance de declamação de poemas seus e, para marcar o final deste conjunto de eventos de homenagem, será servido um porto de honra a todos os presentes.

Estas diversas actividades inserem-se nas comemorações dos 500 anos do concelho das Lajes e contam com o patrocínio da SATA, que através do seu apoio permitiu a realização do evento com a presença de tão ilustres convidados.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Foi com muita preocupação que vi hoje no facebook, um publicação ardilosa do partido socialista , denominado-se por juventude socialista, utilizando frases como "caminhar pela esquerda" pondo frases na boca de jovens que mal formaram a sua identidade que fará a sua identidade politica.
É nojento!é baixo, é falta de respeito.é uma vontade descontrolada de poder, onde se usam todos os meios para ganhar eleições e para ter militantes, tudo isto como é claro, em parceria com o ambiente, parceiro numero 1 da camara, aliás já se diz que não se sabe onde acaba um e começa outro! e o zé da musica lá anda ela embalado por estes a
amigos a fingir(porque o que eles querem é vê-lo longe só ele é que ainda não se apercebeu disso)mas ele merece, o fim dele vai ser triste pelo menos no campo politico.Já foi gozado uma vez e prepara-se para ser muitas mais, é o tipico"tanjanacom já dizia meu avó.
Pais tomem atenção!

Anónimo disse...

Diz que o imbiente anda limpando a lagoa das patas mais a junta de freguesia, pai e filhho, parece que é lindo de ver, a presidenta é que anda com azias lol

Anónimo disse...

a calcinha e zezinho querem fazer negócio no mesmo sitio, o presidente e o zé da musica , não sabem como pagar os votos, agradar a deus ao diabo é dificil.lol

Anónimo disse...

Ambiente? mas isso ainda existe?
Hã foi aquela xuxa que deram ao zé da musica para ele não chorar mais coitadinho!

Anónimo disse...

Um vulto intelectual que honra a Fajã Grande e as Flores.
Pedro da Silveira, que tive o prazer de contactar, era uma personalidade pouco dada a conformismos e, por isso, incómodo para os detentores do poder.
Foi o principal promotor da Enciclopédia Açoriana, onde teve um papel notável.
Defendeu sempre umas Flores fortes, desenvolvidas, com qualidade de vida para todos.
Um Florentino com F maiúsculo, oportunamente homenageado pela autarquia Lajense.

Anónimo disse...

Tantos que neste Concelho das Lajes deveriam ter uma homenagem.

Anónimo disse...

Faz no próximo dia 1 de Novembro 93 anos que nasceu na Fajãzinha outro grande Florentino - Gustavo Fraga - de quem tive o privilégio de ser aluno.
Mais uma personalidade notável, que, neste ano de comemorações, merece ser relembrada.

Anónimo disse...

Eu concordo que se deva lembrar e homenagear Pedro da Silveira pelo seu valor,como intectual e Homem das letras,apesar de,tanto quanto sei,ele nunca ter ligado muito às Flores. Consta, até, (não sei se com fundamento) que terá tido uma expressão desagradável acerca da Fajã Grande,dizendo que era uma Rua para cima e para baixo onde só cheirava a merda de vaca.
Repito;não sei se isto é verdade e se é,não foi com sentido ofensivo,mas fruto da sua habitual linguagem crítica, cáustica e contundente.

Anónimo disse...

Finalmente o Presidente da Camara pagou a sua promessa , parece que andou de coroa na mão por todas as casas da Fazenda, ao ponto que se chega!

Anónimo disse...

Tudo esta se politazando, começando pelas criancinhas, passando pela religião, pelo desporto, pela musica, nada é por acaso, tudo é feito sempre com o objetivo de votos e mais votos.!

Anónimo disse...

é engraçado, finalmente o presidente da camara deixou de se lamentar das dividas do joão lourenço, agora é só festanças!
Não tem é a dignidade que o grande gestor joão lourenço, deixou dividas, é certo, mas deixou obra e deixou dinheiro que está entrando agora, para este senhor se andar pavoneando com estes saraus culturais próprios para a cultura do povo, é constatar com a aderencia que têm.

Anónimo disse...

não esqueçam que até os sapateiros o calceteiro, o trabalhador que lavra e trabalha a terra etc, etc, tem o direito de ter homenagem não é só os de gravata.

Anónimo disse...

como e que deixa o ambiente contruir este Zezinho beira mar sem licença nenhuma andao de olhos tapados.

Anónimo disse...

é preciso pagar votos senhor anónimo 15/05/2015, 09:02:00, só que por este caminho vão perder mas os votos dos dois.lol

Anónimo disse...

Era lindinho ver a d.gabi outra vez ao lado do senhor presidente, afinal o senhor presidente ou gosta de ser enxovalhado, ou então a d. Connie do grupo da américa tinha alguma razão, mas afinal deve ter sido enganada pelos dois, porque seu fosse presidente e se alguma pessoa me engana-se da maneira que ela fez, eu numca mais a queria ver! dá para pensar!!!

Anónimo disse...

No Algarve os comércios de bares esplanadas e restaurantes são porta sim porta sim sr. não sei porquê a sra. vieira andar a fazer guerra ao amaral , deixem -se de tretas e quem tiver unas toca viola, e o Algarve das Flores é a Fajã grande

Anónimo disse...

As pessoas da Freguesia da Fazenda ou pessoas que teêm o prazer de dizer sou natural tem uma memória muita curta
ou os SILVAS são muito mais espertos, dão a volta a tudo,Antonio Silva Floristas, efeita o Museu, GAB.Silva e Reg.Silva ,manhãs de sabão, Brasil,espirito Santo, Meireiles Silva (Monteiro é do pai) Silva da Mulher o HINO, Jose M.Silva Super Vizor das Obras Paradas em Parciria com P.Maciel, estão a pensar onde vão colocar o H.Silva. ? Fotografo, ou boletim Municipal, notário municipal ou concursos e adjudicações de obras, ou viaturas.