sábado, 20 de fevereiro de 2016

Memorial aos combatentes no Ultramar

No dia 25 de Julho do ano passado, o Município de Lajes das Flores inaugurou um memorial de homenagem aos combatentes na Guerra do Ultramar, no Largo do Forte de Santo António, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Na cerimónia usou da palavra o presidente da Câmara Municipal que salientou o papel daqueles que muito deram pelo seu país, intervieram ainda na cerimónia o padre Ruben Medeiros que procedeu à inauguração do monumento e o padre José Trigueiro que procedeu a uma evocação à memória dos antigos combatentes, tendo a cerimónia terminado com o hino nacional entoado por todos os presentes.

Este trabalho vídeo também testemunha o que um grupo de antigos combatentes faz todos os anos: um almoço/jantar convívio onde o tema de conversa é a vida militar com todos os seus altos e baixos inerentes...

Muito obrigado a todos os que colaboraram neste trabalho, bem como todos os que tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao presidente da camara das Lages pelo respeito dos que partiram para defender Portugal.
Espero que o presidente de santa cruz faça o mesmo.

Anónimo disse...

Sinceramente,a fotografia que faz capa desta noticia, é de um extremo mau gosto.Deus dê algum discernimento a quem a publicou.

Anónimo disse...

nasceste numa altura que nada viste ne tua vida, se tivesses nascido nos anos 50 pior do que isto tinhas visto.

Anónimo disse...

Na verdade é doloroso ver estas imagem de um passado, mas infelizmente as guerras são o lado mau mais desumano, mas todos os dias através da televisão vemos barbaridades destas.

Anónimo disse...

Meu Senhor, compreendo que a guerra não é um acto pacific0, tem um objectivo que é lutar sabemos nós que à força das armas, agora outra coisa muito diferente são esteas fotografias que nos mostram requintes de malvadez que não são normais em seres humanos equilibrados.
Tenho a certeza que até muitos dos nossos soldados têm vergonha destas imagens.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 20:13:00, Eu fui militar combatente na Guiné. Posso ter percebido mal o último parágrafo do seu comentário, mas os combatentes não têm que sentir vergonha destas imagens. Não foram da sua responsabilidade. Estas decapitações foram feitas pelos terroristas no início da guerra, em Angola. A documentação fotográfica desta barbárie serviu (serve) para mostrar ao mundo até que ponto pode chegar a bestialidade humana. Cumprimentos. José Câmara